Jump to content
Arquitectura.pt

Cinaminaminamina

Blacke.com VS Google.com

Recommended Posts

Blackle
O conceito é simples e fácil de perceber...
http://www.blackle.com/
---

Um monitor que apresenta uma imagem com fundo branco, por exemplo pagina de word ou pagina do Google, o consumo energético ronda os 75 watts, contudo se a imagem for preta o consumo baixa para valores 60 watts. Interessante, não ?

Fonte: http://absolute.wordpress.com/2007/07/12/blacke-o-irmao-economico-da-google/

Por favor tomem em atenção que o Blackle dá a ideia errada de um site ambiental.

É verdade que os gastos em watts são menores mas esses podem ser configurados pelos diversos monitores, mas há que tomar em atenção que um monitor de fundo preto pode prejudicar gravemente a visão,um monitor bem configurado (nas cores, frequências, bits) gasta menos e não prejudica tanto a visão.

Pela ausência das cores, o quarto ou escritório onde usas o teu computador deve ser bem iluminado em torno da área onde estás a trabalhar, se o monitor é escuro as diferenças entre claridades prejudicam muito a visão. Por exemplo estares num site preto como o citado acima e visitares um com fundo claro, ao voltares ao preto a tua visão demora mais tempo a habituar-se ao escuro. Da mesma forma pode acontecer quando olhas de um fundo escuro no monitor para uma folha branca.

Hmm, desconhecia :\ mas tem lógica!!! :x Mas acho que será sempre uma velha questao :\ O CAD por exemplo tem fundo preto, lembro-me de que os Franceses trabalhavam em fundo branco :) e programas BIM já sao de fundo branco...

A minha professora de introdução às tecnologias digitais...err ...CAD usa fundo branco diz ser por "se assemelhar mais às folhas brancas em que se desenha normalmente"

Eu pessoalmente prefiro o preto mas é facto que prejudica muito...mas para quem passa muitas horas por dia em CAD os olhos é só uma das coisas afectadas, tipo a RSI...ou LER em portugues Repetitive Strain Injury ou Lesao por Esforço Repetitivo...ha que ter muita atenção ao como trabalhar :)

De início trabalhava em CAD com o fundo preto, mas pela mesma razão da tua professora optei por mudar para o fundo branco. É lógico que os contrastes de algumas cores usadas não será tão bom, mas creio ter outras vantagens... Um ponto impulsionador desta decisão foi precisamente o inicio do trabalho em paralelo com o Revit, por não existirem essas diferenças, o olho sofre menos...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.