Jump to content
Arquitectura.pt


miguelmartins

Isolamento térmico de um último andar?

Recommended Posts

Como isolar térmicamente o tecto de um último andar? Trata-se do 2º e último piso de um edificio de 1970'as. O proprietário decidiu tentar resolver o problema térmico do apartamento sem ter de comprar um ar-condicionado ou mandar instalar um aquecimento central e, consequentemente, abdicar das férias de Verão... Com preocupações ambientais e económicas, de racionalização de consumos de energia, deu-se prioridade ao isolamento térmico do apartamento, sendo o tecto a parte mais gravosa. A ajuda que vos peço é sobre a melhor forma de isolar o tecto deste apartamento (custo, desempenho, facilidade de aplicação)? Estender no pavimento do sótão uma manta de lã-mineral (rocha/vidro) e por cima desta uma tela impermeável? Isolar o pavimento com placas de roofmate? Todas as dicas ou aconselhamento de bibliografia ou fornecedores são bem vindas! Obrigado de antemão, Miguel

Share this post


Link to post
Share on other sites

caro Miguel qq uma das soluções que disse são possiveis, mas é preciso saber como estão isoladas as paredes exteriores e se a caixilharia nas janelas está tb a cumprir para um bom isolamento, se o sotão é utilizado, etc... agora peço tb um esforço para não disvirtuar o mercado, ou seja é o proprietário que vai executar? se não porque não contacta uma ou duas firmas que executam estes revestimentos e não é preciso ser uma grande firma para lhe indicar o procedimento correcto bem como os seus custos, e depois optar pela solução que apresente melhor relação preço/eficácia

Share this post


Link to post
Share on other sites

miguelmartins: há certos aspectos que se deve pensar: de nada serve estarmos a isolar termicamente lajes interiores se as paredes, lajes e telhados exteriores nao estão devidamente isolados. Aliás, uma vez que toda a casa está isolada termicamente do exterior não há nenhuma necessidade de colocar isolamentos em pavimentos interiores. A não ser que estejamos a lidar com necessidades de ter temperaturas bastante distintas em compartimentos adjacentes. Agora, a única maneira de isolar bem a casa é fazer com que todas as superfícies em contacto com o exterior estejam devidamente isoladas termicamente e contra a húmidade. Não sei como será o edifício, mas é bastante usual de se usar um sistema que se chama vulgarmente "capoto" que consiste em colocar placas de isolamento térmico nas fachadas do edifício tornando o isolamento exterior, dando depois um acabamento rebocado ficando com um aspecto perfeitamente normal.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O apartamento tem no seu conjunto um bom isolamento térmico (boas paredes exteriores e vãos com janelas+estores). O problema é de facto o contacto com o sótão, através do tecto do apartamento. O sótão tem uma simples laje de esteira e um telhado com ripado à vista, tal como supunha o Pedro. Embora não seja habitado, é pontualmente acedido para vistorias e manutenção. Das várias alternativas que me lembrei, pareceu-me que estender o isolamento na laje de esteira seria mais fácilmente aplicável que segurá-la junto ao ripado do telhado. Por outro lado, sendo o sótão às vezes acedido, o sistema a aplicar na laje de esteira tem de ter alguma resistência ao punçuamento dos pés de quem lá anda...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Então, deverá ser efectuado o isolamento DIRECTAMENTE sobre a laje de esteira, com Poliestireno Extrudido (XPS FLOORMATE, 60mm) e uma betonilha ligeiramente armada por cima para protecção. Em alternativa, existem umas lajetas flutuantes utilizadas em coberturas invertidas, compostas por XPS + betão. Nota: se a utilização é muito esporádica, pode ser efectuado a correcção termica com XPS com menos densidade, sem protecção pesada. como o desvão do telhado é ventilado, alguns raios UV passam para o interior, pelo que é recomendável a protecção do isolamento com outro material (i.e. pelicula de polietileno branco ou negro) por forma a preserver durante mais tempo as propriedades do material.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá Miguel Martins

Existe no nosso mercado um outro produto que não da DOW (que tb é muito bom), são as lagetas térmicas da GRISOL, comercializado pela Grazimat. Eis o link para + info.

http://www.grazimac.pt/

São 1 óptima solução para coberturas horizontais transitáveis e barato. Fáceis de colocar e de remover para trabalhos de manutenção nas lajes. Já temos optado por esta solução em terraços acessíveis de edifícios.
Quanto ao sistema CAPOTTO (muito bom), só é viável se todo o edifício optar por ele, isto pelo lado estético. Não estou a imaginar, que um apartamento de um edifício multifamiliar cresca 40mm nas paredes para o exterior, favoreça a beleza do conjunto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.