Jump to content
Arquitectura.pt


Coimbra | Faculdade de Psicologia de Coimbra | Cannatà & Fernandes


JVS

Recommended Posts

O ponto + determinante neste projecto é o encontro da natureza em relação ao edificio e este corpo paralelepipedo quase que a "levitar" sobre o terreno.


é esse "quase" que não me deixa gostar deste projecto... A aparente leveza de todo o edifício é quebrada quando na cota mais baixa todo o alçado é suportado por pilares, retirando-lhe todo aquele ar levitante que seria tão interessante com esta forma.
Link to comment
Share on other sites

Eu tive á pouco tempo aí nesse sitio pa ver a residencia de estudantes dos aires mateus, e deparei-me com o projecto, ja concluido, do edificio com os cubos em cima que estao nessas fotos tb. é o edificio em frente ao terreno para a faculdade de psicologia de coimbra. Por acaso alguem sabe de kem é esse projecto..... eu tive la dentro, embora aquilo tivesse supostamente fechado. Sinceramente pareceu-me uma certa copia nos detalhes construtivos e na escolha dos materiais com os trabalhos mais antigos dos Aires Mateus, na reitoria da univ nova e da residencia de estudantes.... Mas creio k n seja dos Aires Mateus.

Link to comment
Share on other sites

A sério..... eu andei à procura na cronologia no site deles ... e n me lembro de ter encontrado esse edificio.... no entanto devo dizer que para aires mateus.... deixou-me um pouco retiente..... tava á espera de mais. A nível de detalhes construtivos notei grandes falhas, e como um todo..... fiquei desapontado. Devo dizer que admiro mto o percurso do atelier, no entanto fikei desapontado com este projecto.

Link to comment
Share on other sites

ficaste reticente com esse e nao ficaste com a residencia ao lado? Para mim a residência de estudantes do aires mateus foi algo com que fiquei imensamente desiludido quando a visitei. Aquilo que vemos em revistas, as fotos do final da obra escondem todas as más opções construtivas tomadas que após uns tempos de vida já demonstram a fraca qualidade dos materiais, um desenho puramente formal, se analisarmos aquela métrica do alçado com as portadas onde tudo está alinhado no exterior, mas que em cada quarto a janela aparece em posições diferentes pois nao corresponde à métrica dos quartos. As cozinhas onde não entra um raio de luz, .... Nesse sentido, até acho mais interessante colocar "caixas" em cima de um tabuleiro branco e chamar a isso arquitectura, arriscando-nos a entrar num campo de consumo fácil.

Link to comment
Share on other sites

Eu n decici dizer mal da residencia dos aires mateus pa n tar sp a bater no ceguinho.... Mas devo dizer que em relação á residencia dos aires mateus, n fiquei reticente, fiquei mais que desiludido. A fachado completamente a desfazer-se ( paineis de folheado de madeira, ou lá o que é aquilo) tudo porco e sujo. a nível de habitabilidade, achei um nojo. As cozinhas n têm ventilaçao, os corredores só passa uma pessoa, isto tudo em nome de uma resposta formal exterior. O pé direito baixo (2,7m), e isto pa n falar da entrada na residencia ( que mais parece uma entrada pelas traseiras) e o pátio no interior, que apenas tem ligação por uma cozinha, podendo este funcionar como espaço de convivo onde todos se podiam reunir, os arquitectos decidiram por gravilha, concerteza para criar repulsa. E o cheiro a gente e a fritos é insuportavel no seu interior. Em relação ao outro edificio fikei reticente pq n sei como vai reagir com gente dentro. Pq a arquitectura, mais do que arquitectura é gente. As pessoas n são iguais aos bonecos de maquete, sujam, comem, vivem, n ficam estaticos como mtos arquitectos pensam.

Link to comment
Share on other sites

mário serrano o edificio das caixas, é o Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia e fi feito pelos Aires Mateus.

Edifício Central da Faculdade de Ciências e Tecnologia
Projectista - Aires Mateus & Associados
Empresa construtora - OPCA, SA
Área bruta - 10.300 m2
Data de adjudicação - 22 Out. 2001
Data de conclusão - 30 Junho 2004

Quanto a este edificio, é mais um com más caracterisitcas á semelhença da residencia deles, segundo relatórios, consta que só este edificio, gasta metade do orçamento da faculdade de ciências e tecnologia em recursos energéticos, entre outros problemas, tudo devido aqueles paineis em vidro...
Quanto á residencia, acrescento outro detalhe de quem lá viveu, que para abrir a janela do quarto tinha de arrastar as mesas de estudo. Como muitos dizem: este edificio foi mais um projecto para a fotografia...
mário serrano se puderes visitar outra vez o polo II aconselho a Residência de Estudantes II, do Arq. Carlos Martins! :D
Link to comment
Share on other sites

gasta metade do orçamento da faculdade de ciências e tecnologia em recursos energéticos, entre outros problemas, tudo devido aqueles paineis em vidro...

Segundo ouvi dizer a um engenheiro, o gasto em energia com ar condicionado corresponde a sensivelmente 80 aquecedores a oleo ligados em simultâneo.. coisa pouca... mas na foto fica bem é o que interessa...
Link to comment
Share on other sites

obrigado TiCo pela dica.... qd lá voltar a ver se vou a essa residencia do arq. Carlos Martins. :icon14: Essa residencia, ao contrario da dos aires mateus, na foto n cativa tanto... mas possivelmente responderá melhor ás exigencias de cada aluno!

Para quem n conhece fica aqui o link: http://habitarportugal.arquitectos.pt/pt/projects/34.html

Link to comment
Share on other sites

Tico: também visitei a residencia do carlos martins e assisti a uma conferencia na minha escola sobre a mesma da qual saí totalmente desiludido com o discurso seco e vazio do arquitecto. Sim é bem mais verdadeira a nível de composição que a do aires mateus, mas tem coisas que não lembra a ninguém, fruto de, na minha opiniao, dificuldades de gestao do projecto e de resolução do programa. O quartos são agradaveis e as varandas corridas são um ponto de encontro interessante, no entanto a escolha dos materiais para mim é catastrofica. é tudo a preto e branco, em conversa com alguns residentes eles confirmaram aquilo que eu suspeitava, que simplesmente não gostavam do tratamento interior do edifício, demasiado rígido, estático, muito semelhante a um edifício industrial. E aí eu concordo. Todos os pavimentos em auto-nivelante preto, carpintarias pretas e rebocos brancos. Os rodapés todos em aço e cozinhas com equipamento do tipo industrial. Mas para mim o pior foi mesmo a "sala de estudo" que é um cubículo no subsolo sem nenhuma janela e com um tubo enorme de ventilação (pudera!) e todos os quartos do piso inferior que, contrastando com a grande abertura para o exterior que os quartos em cima apresentam, os de baixo são espacialmente idênticos, mas têm uma janela de 2,4m de largura por ,50cm de altura colada ao tecto por onde só se vê o céu. Há celas de prisões bem melhores.... São coisas que interessa analisar para nao caírmos no erro de fazer igual. Mas em comparação com a residência anterior, esta é bem mais convidativa à vida privada e social de um aluno universitario.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.