Jump to content
Arquitectura.pt


Pequeno pré-estágio


Recommended Posts

Sou estudante de arquitectura da Universidade Lusíada do Porto, neste ano lectivo que se aproxima 07/08, vou estar inscrita no 5º ano, e gostava de para além de fazer a minha tese, começar a entrar no mundo de trabalho. Procuro atelier na cidade de porto ou arredores, de preferência. obrigada pela atenção

Link to comment
Share on other sites

Sou estudante de arquitectura da Universidade Lusíada do Porto, neste ano lectivo que se aproxima 07/08, vou estar inscrita no 5º ano, e gostava de para além de fazer a minha tese, começar a entrar no mundo de trabalho. Procuro atelier na cidade de porto ou arredores, de preferência. obrigada pela atenção


olá Daniela! o que eu te posso dizer pela experiência que tive este ano que passou, não é facil isso que pretendes! Se ainda tens projecto para fazer, é bastante complicado conciliar projecto/tese/trabalho... o projecto já de si ocupa grande parte do tempo e fazer a tese requer muito empenho e claro tempo. no meu caso foi impossível fazer a tese agora, vou ter que entregar em Setembro! pensa bem se é isso que queres.:p
Link to comment
Share on other sites

a proposito da tese.....penso que houve uma grande confusao este ano! tambem para o ano vou estar a faze-la, e ja comecei a ler livros sobre o assunto que tenciono desenvolver, porque pelo que percebi, este ano, por ter sido o 1º ano de bolonha, houve muitas situações no minimo estranhas na nossa faculdade, nomeadamente no que diz respeito a professores para nos orientarem. que conselho nos poderás dar sobre isso?

obrigada :p

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

olá Mondrian! o que eu te posso dizer sobre o que se passou este ano até agora me faz confusão explicar:D existiu grande confusão sobre o papel do orientador e do co-orientador! uns diziam que tinhas que ter os dois e por fim bastava apenas um, o orientador! a faculdade disponibilizou uma lista de professores em que tu podias escolher o que mais te interessava para o tema que ias desenvolver. também existia a possibilidade que arranjares alguém de fora, devendo ser obrigatoriamente doutorado! agora em termos práticos, o que eu vivamente te aconselho é que mediante o teu projecto den arquitectura, o faças ir de encontro com o tema que pensas desenvolver na tese! digo isto porque vais dedicar muito tempo a fazer investigação para o projecto em si, investigação essa que pode ser mais aprofundada se tu a aproveitares no desenvolvimento da tese. este foi o conselho que o meu professor (Sérgio Infante) nos deu! sinceramente eu não o segui, não quer dizer que esteja arrependido, mas que tive e estou a ter mais trabalho, isso é bastante óbvio! espero sinceramente que este ano as coisas estejam mais claras para vocês, e sejas rápida a definir aquilo queres fazer porque o tempo é pouco!

Link to comment
Share on other sites

Nao nos estamos a desviar do assunto proposto... em relação ao 5ºano o prof. Rapagão disse que teria a mesma base do ano lectivo anterior.. no primeiro semestre iremos participar num concurso nacional ou internacional, e o segudo semestre só tese...


mas isso não foi o que aconteceu... o projecto prolonga-se na mesma até ao final do ano... ao mesmo tempo que a tese.
o concurso realmente terminou no primeiro semestre, mas depois tivemos que desenvolver um projecto com base no concurso...
Link to comment
Share on other sites

isso aconteceu no ano que passou, no proximo ano so vai haver projecto no primeiro semestre, pelo menos foi o que o prof. disse... so vamos fazer a ideia...


Daniela, eu fiz este ano o 5.º ano, e o que te posso dizer foi que projecto durou o ano todo. desde o primeiro semestre até ao fim do ano... o concurso sabes qual foi, e posso-te explicar o percurso... é assim, no primeiro semestre fizemos o plano estratégico de Lisboa, de seguida escolhes uma área e fazes o plano de pormenor. isto durou o primeiro semestre todo. no segundo semestre pegamos no plano de pormenor e depois de o estudar e analisar tivemos que propor um projecto de um edifício, projecto esse que foi desde a escala 1_200 até no meu caso à 1_5! paralelamente a isso foi-se desenvolvendo a tese..

agora é assim, este ano podem fazer diferente, o que é certo é no ano passado não resultou a estratégia que a faculdade traçou e é natural que agora mudem e façam da forma como dizes.
Link to comment
Share on other sites

sim de facto....este ano tambem foi bastante estranho para nos no 4º ano...enfim! em relação à tese, ja sei o que quero fazer.....plo menos tenho um tema base, que pretendo desenvolver e estou inclusé já a ler alguns livros que penso que me poderão ajudar para isso mesmo. peço desculpa por ter aproveitado este topico para fazer a pergunta, mas de facto é algo que me intriga e que ninguem (até agora) me tinha explicado. obrigada ao peter. se de facto for como a daniela diz, entao ajudará bastante, penso eu!
penso tambem que para o ano que vem, que eles tentarao evitar os "erros" que aconteceram e que tentarao levar o barco a bom porto. :p em relação a essa lista, suponho que um professor orientador, deverá ter 5 ou 6 alunos para orientar, certo? nesse caso deverá ser "7 caes a um osso"....deverá ser uma escolha rapida e eficaz? suponho que sim

obrigada aos dois :p

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.