Jump to content
Arquitectura.pt

lllARKlll

Turcifal, Torres Vedras | Retiro Espiritual | Rrj Arquitectos Lda

Recommended Posts

Este projecto encontra-se numa parte um pouco isolada do Turcifal (Torres Vedras), com a função de retiro espiritual, é notória a influência de determinados edifícios conhecidos, dado que o resultado final é uma amálgama de citações volumétricas. Não sei a quem pertence a autoria do edifício. Ver anexos das várias fotos em baixo:

um edificio comportado a cumprir a sua função, com harmonioso jogo volumétrico, porém Tadao Ando é um mestre nas volumetrias monásticas e consegue dar leveza aos edificios de betao.

(: Para mim não há retiro espiritual melhor em termos de edifício, como uma igrejinha barroca lisboeta. Sentarmo-nos e ficarmos simplesmente a contemplar o espaço...a luz...o silencio.

Não sei o que se poderá entender concretamente! deste (?) Retiro Espiritual ( quais as práticas que supostamente se tomam neste espaço ), mas pelo menos, estando no exterior o relaxamento é-nos praticamente sussurrado ao ouvido :)

Olá Tiago! Um retiro espiritual, não tem nada a ver com gente maluca.:) Mas como o próprio nome indica, é um recolhimento temporário que serve para as pessoas se afastarem, para um lugar calmo com o intuito de meditar, rezar e descansar... Ana

É estranho que exista em Portugal uma certa tendência para usar o betão em templos religiosos. Como normalmente este tipo de obras têm uma dimensão razoável ao utilizar-se o betão á vista, o elemento em causa torna-se um morbido pouco apelativo. O betão numa obra de dimensões razoáveis tem que ser muito bem manipulado, tal como foi referido pelo erick.arq, Tadao Ando é um bom exemplo, Louis Kahn, etc

concordo a 100% cntg.... a meu ver passa-se o seguinte...constroi-se uma arquitectura que suscite silencio na sua propria expressividade, coloca-se luz mt estrategicamente e incisivamente de forma a invadir reticentemente os espaços, fazemos um espaço verde á volta e pronto...ja está...chamamos isso de retiro espiritual! porque a meu ver a construção deste projecto faz-me projectar para o silencio sentido num cemiterio onde apenas existe o retiro de corpos encerrados em espaços.... E é assim que vejo isto...... Na india temos todo este ambiente de retiro espiritual e de forma mt mais estrondosa a nivel de impacto espacial e não temos as paredes cerradas, pelo contrario este ambiente decorre em espaço totalmente aberto debaixo de uma laje que se sustenta por frageis colunas por ser na grande maioria um espaço historico de ruinas... td isto para dizer que se concentram 300 pessoas por dia, entram e saem e o espirito de retiro continua.....por isso não percebo essa do construir um retiro espiritual com td encerrado com janelas apontadas para locais estrategicos.... com o famoso verde á volta...

concordo a 100% cntg....
a meu ver passa-se o seguinte...constroi-se uma arquitectura que suscite silencio na sua propria expressividade, coloca-se luz mt estrategicamente e incisivamente de forma a invadir reticentemente os espaços, fazemos um espaço verde á volta e pronto...ja está...chamamos isso de retiro espiritual! porque a meu ver a construção deste projecto faz-me projectar para o silencio sentido num cemiterio onde apenas existe o retiro de corpos encerrados em espaços....
E é assim que vejo isto......
Na india temos todo este ambiente de retiro espiritual e de forma mt mais estrondosa a nivel de impacto espacial e não temos as paredes cerradas, pelo contrario este ambiente decorre em espaço totalmente aberto debaixo de uma laje que se sustenta por frageis colunas por ser na grande maioria um espaço historico de ruinas...
td isto para dizer que se concentram 300 pessoas por dia, entram e saem e o espirito de retiro continua.....por isso não percebo essa do construir um retiro espiritual com td encerrado com janelas apontadas para locais estrategicos.... com o famoso verde á volta...

2000 Anos de Arquitectura Religiosa na Europa provam o contrário. Como já disse, este espaço é efectivamente litúrgico!

Não vi todas as fotos e gostava de ver o interior, mas realmente, bastando só a envolvência, parece apelar ao sossego e ao descanso. Não me apela muito é a entrada (aquele portão gradeado, não a entrada nos volumes própriamente dita), o que se revela um bocado irónico tendo em conta a função do edifício :p

Viva! Não te esqueças que durante 2000 anos a religião governou a arquitectura e utilizava-a como veiculo para promover as suas crenças juntos dos fieis!! Essa mesma sofria mudanças constantes de linguagem conforme os altos e baixos niveis de poder e influencia que a Religião conseguia fazer valer.... Por isso se durante 2000 anos os retiros espirituais fossem a imagem fotocopia da chamada "cabana primitiva" defendida em tempos, hoje a imagem que estarias ali a ver, seria um edificio não encerrado mas sim todo aberto... acima de tudo cabe a ti a capacidade para te abstraires do envolto e encontrares a tal "paz" a tal calma, porque se é um retiro espiritual é um local onde tu proprio terás um dialogo para unica e exclusivamente dialogares cntg proprio...saberes olhar para dentro de ti...

Eu acho que não me fiz entender... Se contarmos 2000 anos atrás, encontramos o Império Romano, se atentarmos a Arquitectura Relegiosa que tivemos desde aí, espaços abertos é um sinónimo que não encontramos... Este edifício professa a religião católica.

O mais engraçado nisto tudo é que este edificio dantes era uma fabrica da Luso-Alemã (LA) se não estou em erro, isto no caso da firma porque no caso do edificio nao tenho duvidas, é principalmente o facto de terem alterado por completo a função que este mesmo desempenhava, ou seja de um momento para o outro deixar de ser fabrica para passar a ser retiro espiritual, é obra!!!

less is bore

Pois a mim não.
Não me parece nada impossivel o facto de se transformar uma fabrica em igreja, pois por aqui onde trabalho ja se transformou uma em health club.
Mas não é nesta suposição que eu me baseio, mas sim no profundo conhecimento da zona em questão, primeiro por ser de torres vedras e segundo por praticar btt ao fim de semana nestas paragem, além do mais por conhecer perfeitamente bem o turcifal.
Além do mais que parece-me muito inteligente da parte do autor ou autores o facto de o terem feito, visto existir por perto de um convento.
Assim de facto, penso que nada é impossivel nos tempos que correm.

less is bore

Eu também resido muito perto do Turcifal, sempre me recordo desde edifício como ligado a religião católica, desde a data da sua construção, que não tem muito tempo. Por ser adepto do BTT/Street estes caminhos também não me eram estranhos. E para continuarmos as coincidências, também já trabalhei na Projectual/Urbeazul, da qual me despedi, por diferendos com a patroa. :icon_evil_laugh:

Ok mea culpa, mas entao devo ter feito aqui alguma confusao, eu estava na ideia que este edificio ficava na rua que dava acesso a casa do dono da Construtorres (como ja nao vou para estas bandas - junto ao edificio - há ja muito tempo), mas pelos vistos estava enganado, e nao estavamos a falar do mesmo, pelo qual peço desculpas pelo lapso.

tiago_barbosa, como a "ass_lopes" dixe, um retiro espiritual baseia-se em estares durante um terminado tempo "out", em k n pensas nos problemas no dia a dia, e te concentras no teu proprio ser, no teu intimo! a parte de rezar acaba por ser "alternativo", porem o termo "retiro espiritual" deriva da religiao catolica se nao estou em erro! a parte de rezar é bom para pessoas religiosas, porem, as pessoas nao religiosas podem na mesma submeteremx a retiros espirituais! isso acaba kuase por ser uma forma de estares bem contigo mesmo, e um tempo/espaço de refletires sobre o passado, presente e futuro, ou entao simplesmente encontrarest ctg proprio! é capaz de ser interexante! vou tentar descobrir kual o arkitecto e dps digo qq coisa!

ah, esqueci-me de opinar quanto a esta obra. primeiro queria dizer que discordo quando se escreve que é muito estilo tadao ando, porque para alem dos materiais serem usados da mesma maneira, com o mesmo estilo e intençao, e a "cruz" sim, ser estilo de Ando, acho que as obras de Ando sao bastante mais "limpas" e no meu entender, qualquer obra de Ando, seja com que finalidade for, inspira mais ao espiritualismo pela suas formas, que esta obra! quanto à obra em si, inda nao tive a oportunidade de visitar, porem, pelo que pude ver pareceu-me ser interexante e muito bem conseguida, pelo menos a nivel exterior! gostava de conhecer os espaços de circulaçao e o seu interior melhor, para poder ter uma opiniao mais acimentada....o que ja pelo facto de inda ser estudante nao ajuda muito a ter um criterio muito "correcto".

barroca? experimenta a ir a tomar e entrar em igrejas goticas ou as pequenas romanicas no norte do pais. as barrocas para mim, profusão a mais, muita ornamentação e pouco ornamento.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.