Jump to content
Arquitectura.pt


Melhores escolas da Europa


Orpheusmyth

Recommended Posts

Bem eu tenho lido alguns tópicos na secção Internacional/Erasmus, mas penso que torna-se um pouco necessário a opinião de quem trabalhou lá fora ou de quem já esteve a estudar no estrangeiro, sobre quais são as melhores escolas da Europa para se estudar em erasmus ou quem sabe terminar depois os estudos. Caso possam colocar as vossas opiniões agradecia. Fala-se muito em Delft, mas existe muito mais.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 months later...

A melhor com toda a certeza é a de Mendrizio na Suíça -parte italiana. Basta ver quem lá dá aulas e as instalações são do melhor que já vi. Mas de erasmus, acho que apenas a FAUP e a Lusíada têm acordos. Ou seja 4 vagas, duas para cada uma.

Link to comment
Share on other sites

Nunca estiveste na kunstakedemiets pois n?se tivesses estado antes de teres ido a mendrisio ja nao ficavas tao surpreendido. A ja referida aqui zurich quanto a mim tem as melhores instalaçoes, quanto aos professores é bastante subjectivo. A escola de mendrizio a mim pouco ou nada m diz, reconheço que tem excelentes instalaçoes, ms nao melhores que outras faculdades na europa(noutros continentes nao sei pois nunca estive em nunhuma fac de arquitectura fora da europa),aeste nivel por exemplo a kunstakademiets a este nivel supera em muito a escola de mendrizio. Em relaçao a professores e dinamica da faculdade...depende muito do que andas a procura...ms enfim eu continuo a achar que tanto a etsam como zurich como a kunstakademiets preenchem o que eu andava a procura...a de delft tb é bastante interessante...ms enfim gostos.=) ah, eu n iria para mendrizio so por ter la o zumthor e o bota ou os aires mateus(comoha muita gente q faz), uns pk n m dizem nada e os outros pk embora a sua obra m diga algo isso n faz deles bons professores. ps...almost recovered=) abraço

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

estive há 2 ou 3 semanas na Fachhochschule Liechtenstein!! como estou em erasmus em Bruxelas na La Cambre, eu e mais erasmus fizemos uma roadtrip arquitectónica à Suiça passando pelos países vizinhos para ver certos edifícios... e como o erasmus organizador da viagem vem da faculdade do Liechtenstein, obviamente passámos por lá para visitar a escola... e até para uma festita à noite! A faculdade é fantástica, os ateliers o máximo, incluindo o atelier de maquetas! o ambiente de trabalho tb! ficámos todos :icon_yikes: com o material e os espaços que eles têm à disposição, e começámos logo a fazer comparações com a nossa faculdade cá lol! é uma faculdade que deve dar mesmo prazer ir às aulas e trabalhar... foi a nossa conclusão! a cafetaria e biblioteca são qualquer coisa, uma vista completa sobre os alpes... carregados de neve! a localização da faculdade em si tb é excepcional... trata-se de uma antiga fábrica que foi recuperada, à qual adicionaram um volume "transparente" à frente, suspenso em pilotis (cafetaria e biblioteca)... como se trata de uma escola pequena, fiquei com a sensação que toda a gente se conhece! a festita à noite tb foi bastante agradável :) e fomos super bem recebidos pelos directores, que nos deixaram lembranças... e por m professor brazuca que la está! um amigo meu da lusiada de lisboa que está aqui cmg em erasmus, ficou logo passado pq o Liechtenstein era a sua 2ª opção... mas tb há alguns contras! eles lá não têm nada a não ser a faculdade, o pessoal todo com quem falámos, o professor brasileiro, uma italiana que já fez erasmus em lisboa... etc... todos se queixaram que parar sair à noite não há nada, somente 3 ou 4 bares que funcionam bem ao fds! enquanto que nós aqui em bruxelas podemos sair todos os dias há sempre qq coisa :p se for para estudar, é um optimo sitio e acho que é uma escola conceituada! e gostei bastante do tipo de arquitectura feita lá na escola! se quiseres dps ponho aqui fotos da escola e etc... :p

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Começo a pensar seriamente em Copenhaga. Conheço a cidade, e imagino que se a Universidade tiver a mesma organização que vemos nas ruas então é mais do que perfeito. Procuro apenas um local onde não tenha que estar sujeito à mediocridade encontrada em Portugal. Infelizmente vejo todos os dias professores com medo que um aluno possa a vir ser melhor ou a trabalhar mais do que eles. Parece que existe medo de roubar reputação ou trabalho. Digo isto pois noutras faculdades, os bons alunos e os alunos pro-activos são aproveitados. Nas de Arquitectura parece absolutamente o contrário. Mas com isto não quero ser daqueles que só se queixa. Afinal estar a estudar perto de casa é sempre bom.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
"Parece k a de Cottbus (Alemanha) ficou em 1o lugar no ranking de faculdades de arquitectura, o ano passado, nao sei se é verdade, mas foi o que ouvi falar...

daqui a um mesito aqui a menina vai para Bruxelas ;)"
Rivers




Já agora podes citar as tuas fontes? Ando há imenso tempo à procura de um site com rankings de universidades ou faculdades de arquitectura mas não encontro nada.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 4 months later...
  • 1 year later...

Ja estive na universidade de zurich (como visitante) e as instalações são realmente muito boas! Agora também vos digo, estive a fazer erasmus em Eindhoven na Holanda e a nível Europeu tenho muitas dúvidas que exista alguma que se compare a esta a nível de instalações e de equipamentos/ apoios aos estudantes! è realmente do melhor que já vi, desde oficina com todo o tipo de maquinaria para fazer maquetes, materiais grátis, desde madeiras, acrilicos, metais.... E não, não estamos no dia 1 de Abril :s Para quem gosta de desporto ainda tem um mega ginásio, campos de futebol, piscina, pavilhões, a preços muito competitivos (qualquer coisa como 60€ anuais...). Tive colegas de todo o mundo (desde madri, a sidney, milão, argentina, etc.) e todos eles lá queriam ficar... é mesmo do melhor!! Para quem quiser pesquisar a universidade é a TU/e Eindhoven.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.