Jump to content
Arquitectura.pt


Novo Aeroporto Internacional de Lisboa


JVS

Onde e que deve ser o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa?  

65 members have voted

  1. 1. Onde e que deve ser o Novo Aeroporto Internacional de Lisboa?

    • Portela
      5
    • Ota
      5
    • Alcochete
      22
    • Rio Frio
      0
    • Poceirao
      0
    • Montijo
      4
    • No meio do Estuario do Tejo
      5
    • Monsanto
      0
    • Prolongar o Terreiro do Paco para meio do Rio Tejo e transformar a Baixa num Terminal.
      2
    • No Guincho
      0
    • Alverca
      0
    • Beja com TGV a fazer ligacao entre Lisboa e Beja
      2
    • Ilhas Desertas
      0
    • Por cima de Lisboa
      4
    • No meu quintal
      17


Recommended Posts

  • Replies 77
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Opções Poceirão e Faia devem ser estudadas, diz autarca de Palmela

A presidente da Câmara de Palmela defendeu, esta terça-feira, que as opções Poceirão e Faia devem ser estudadas como alternativas para o futuro aeroporto de Lisboa. Para Ana Teresa Vicente, os locais apontados são «tão importantes» como Alcochete.

A presidente da Câmara de Palmela afirmou, esta terça-feira, esperar que as localizações de Poceirão e Faia, na Margem Sul, sejam opções a incluir nos estudos sobre o futuro aeroporto internacional de Lisboa.

«Tenho vindo a defender que uma opção a sul será seguramente uma boa solução nacional», disse à TSF Ana Teresa Vicente, acrescentando que «tão importante quanto Alcochete» são as opções de «Poceirão e Faia».

Tendo em conta que o ministro das Obras Públicas se mostrou disponível para analisar todos os estudos que lhe sejam apresentados sobre o futuro aeroporto, a autarca defendeu que, «num pressuposto de rigor técnico e científico», as opções Poceirão e Faia devem ser consideradas «elementos de estudo».


in: http://www.tsf.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF181369
Link to comment
Share on other sites

lol nao sei se estavas a ser irónico, mas eu achei-o horroroso..


lol, andamos sempre a tapar "buracos "

Fonte Diarioeconómico.com - Aeroporto 2007-05-10 15:11 Novo terminal com Figo Maduro permite enfrentar esgotamento da Portela

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, afirmou hoje que a solução que permite enfrentar o previsível esgotamento da Portela até à construção do novo aeroporto "já está concretizada".

Rita Paz

Trata-se do terminal 2 no aeroporto da Portela, que estará em funcionamento a partir de Julho, juntamente com a disponibilização da plataforma de estacionamento da base aérea de Figo Maduro, explicou o secretário de Estado à Lusa durante a visita às obras do terminal.

Para Paulo Campos, esta é a solução - denominada "Portela+1" - que permitirá fazer face ao aumento do tráfego aéreo até que o novo aeroporto esteja construído.

"O que chamam solução 'Portela mais um' está concretizada com a construção do novo terminal 2 do aeroporto da Portela e com a disponibilização da plataforma de estacionamento da base aérea de Figo Maduro", disse Paulo Campos.

Na ocasião, Rui Veres, administrador da ANA, anunciou hoje a existência de um protocolo entre a Força Aérea Portuguesa e a ANA- Aeroportos de Portugal para a utilização da plataforma de estacionamento da base aérea de Figo Maduro.

A utilização dessa plataforma permitirá fazer operações de embarque e desembarque de passageiros e o estacionamento de cinco aviões de pequeno porte e de outros cinco de grande porte, disse o secretário de Estado.

As obras do terminal 2 deverão estar terminadas a 28 de Junho, prevendo-se a entrada em funcionamento no terceiro trimestre deste ano.
Link to comment
Share on other sites

Não me parece que seja bem assim mondrian... é mais quando compras um par de calças novos e mandas o outro pro lixo. A diferença da portela é que sai um bocado mais barato do que os outros todos! é obvio que tem problemas.. mas isso todos teem nao achas? Pessoalmente acho que seja ele onde for... Nós vamos pagar na mesma não é?

Link to comment
Share on other sites

sim. tens razao...mas repara: a questão aqui não é se sai mais barato ou mais caro (obviamente que se pretende sempre a opção mais barata!) a questão é que, muito sinceramente, se a zona já está saturada, porquê "encafuala" ainda mais, se podemos aproveitar esta oportunidade para dar desenvolvimento a outros pontos do País, que estão "aquem" disso mesmo?

é uma oportunidade optima para, nao so desenvolver mais qualquer que seja a zona que receba o novo aeroporto, como expandir um centro de poder coeso e limitado às margens do rio tejo (infelizmente, não as duas margens)

todos tem problemas? será?...uns mais que outros sem duvida...resta estudar as hipoteses para saber o que é mais viavel... agora lembrei-me de um deputado (nao me lembro qual o partido) que no parlamento dizia: "pois claro..portela +1 dá mais jeito porque fica mais perto de tudo e de todos.." (em tom ironico)

a minha pergunta é: será que é isso que se quer? eu dou prioridade a um orçamento economico, mas tambem que prima pelo desenvolvimento de uma região, e que tenha futuro....que é para depois, não tenhamos que pensar daqui a uns largos anos: "ok...e agora para onde vai o aeroporto?"

se é para fazer, é para fazer bem, onde haja hipotese também de expansão e desenvolvimento...

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Há que conciliar as despesas económicas com as características culturais, ambientais e sociais da região e pensar nos possíveis problemas que um aeroporto na zona pode suscitar... Depois de tudo isto bem reflectido, depois de serem demonstrados estudos, acho que podiam começar a construir o aeroporto. parece-me que está a haver muita polémica em torno de uma questão aparentemente simples... As pessoas é que raramente estão contentes: se não é na sua cidade é porque queriam que fosse na sua cidade, se é na sua cidade preferiam que o aeroporto se situasse bem longe.. Há que ver as questões positivas e não olhar apenas para o lado negativo da questão... E solucionar o "problema" com a opção mais viável.....

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

A meu ver o novo aeroporto deveria ser em LX, tanto que em qq país da europa tens 2 aeroportos dentro da cidade mas em 2 pontos já previamente e estrategicamente pensados...não é o que a aqui acontece!! o que se quer fazer é fazer um aeroporto coloca-lo lá e milagrosamente e utopicamente a Ota começa a crescer porque o aeroporto ajudou a dinamizar a zona....as coisa não podem funcionar assim, e vemos com isso erros desses como a Expo, Freeport, etc....constroem-se coisas no meio do nada, não dinamizam a zona previamente e espera-se que as pessoas comecem aparecer e a fazer as zonas crescer!! Dsd qnd é que as pessoas se deslocam sem ter um objectivo bem forte?? Dsd qnd é que as pessoas se deslocam e desafiam os limites das grandes cidades buscando outros pontos sem que exista serviços de apoio básicos e infraestruturas que dêm a msma ou melhor capacidade de resposta dos grandes centros?? A meu ver são formas bastante erradas de fazer marketing territorial, lançam a ideia, mas qnd confrontados com as eventuais barreiras não têm resposta, porque ainda estão a fazer o upload das reacções para dps sim actuarem!! E a isso eu chamo especulação, pq toda esta fantuchada só faz as acções dos terrenos subirem em flecha e com isso conseguirem uma valorização estrondosa dos seus preços....porque se repararmos bem as obras que dão especulação a mais acabam sempre por se deslocar mais para o outro lado do que estava previsto!! em LX faz todo o sentido, já existe um traçado rodoviário bastante conectavel que facilmente nos distribui para qualquer local....além disso exsitem terrenos e terrenos pertencentes ao exercito e marinha bem perto do centro da cidade, que não estao a ter uso, nem têm nada escondido e não prevêm qualquer uso... e se o problema é ruido, estes estão bem afastados das áreas massivamente habitadas...além de terem uma cortina enorme de árvores... Ota, sairá bastante mais caro, pela projecção de uma nova rede rodoviaria para ela, por ser nova, e a nivel de utentes pelo deslocamento que terão de fazer até chegar ao centro da cidade..além de não estar a ver ninguem carrgar malas atrás num trajecto de 30 a 45 min só para chegar msm a LX...ninguem vai querer saber de voos para a OTA e LX continuará com o entupimento habitual....e no entanto já o novo aeroporto foi construido!!!

Link to comment
Share on other sites

acho alguma piada, quererem que um aeroporto seja a solução milagrosa para evoluir outras zonas do pais. Talves se começarem a dar o mesmo dinheiro a localidades como dão a lisboa, e deixar de central tudo na capital talvez se desenvolvesse alguma coisa...basta ver os apoios do estado a lisboa e a outras cidades. Já vi estudos que falavam no real uso da portela, e que não está saturado nem pouco mais ao menos, já nao estou a falar das pistas pk essas estão pessimas, parece todo o terreno, mas por exemplo o aeroporto de madrid, não se vê nada a volta, parece que estamos no meio do deserto....pelo menos não vi o minimo de desenvolvimento provocado pelo aeroporto. Não sei se fui só eu, mas achei imensa piada a alguns politicos a procurarem o local para o aeroporto, com um projecto de um aeroporto em vegetal a meterem por cima de um mapa a ver onde cabe...houve uma proposta que achei muito interessante, usar o montijo e a portela, onde os voos de low cost, que são a maioria, iriam para o montijo e os voos normais ficam na portela, não conheço o montijo, mas parece uma solução bem mais racional, em termos de gastos e que com os transportes adequados e poder de expanção resultaria... Na ota é necessario meter não sei quantas estacas de betao para consolidar o terreno, mais vale fazer como nbo japão e fazer no meio do mar...ou como na madeira

Link to comment
Share on other sites

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, essa foi muito baixa,lol O que vale é que temos os melhores pilhotos do mundo, mas o mais engraçado é que as minhas piores aterragens são sempre em lisboa. E que tal fazer um aeroporto de uma margem para a outra, tipo ponte?o metro passava por baixo, centro comercial, restaurantes...lol:icon_pistoles:

Link to comment
Share on other sites

ricardo...eu estava a brincar :p
talvez digas que as piores aterragens que faças sao em lisboa por ja estares habituado, mas acredita que as que se fazem na madeira sao "aterrorizantes" para o "comum mortal" ...chega-se a ficar com um buraco na barriga... fora as vezes que se espera 1h e 2h pela ligação porto - madeira...:tired:

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

como bom tema .. e como bons portugueses que somos, andamos, e andamos, e escavamos tudo, para depois fazer... *****! enfim... o aeroporto, tem que ficar num sitio que sirva todo o lado, que permita a ligaçao ao tgv... que possa crescer, e fazer crescer à sua volta... ora numa equaçao, em que tudo isto tem que ser... arbitrado, poucos sao os sitios que podem albergar o aeroporto. mas nao... neste caso, os politicos da treta, estao a ver se conseguem puxar o aeroporto para o seu quintal, simplesmente nao sei com que ... objectivo!!! ora, era tao simples, como fazer triangulaçoes nos levantamentos :D ora puxa daqui, ora puxa dali... só ha espaço para um aeroporto!! mas vamos acabar por ter uma portela mais um... e continuar a encher a cidade de lisboa, com trafego aereo... de preferencia para os turistas verem, aqueles enormes passarinhos no ar, ajudando assim aquele SMOG enorme, que é visto, sobre a cidade... os ambientalistas nesta ***** é que nao se metem, porque, uma vez estragado, nao vamos estragar outros lados... LISBOA... até que as estacas se ... colapsem!!!

Link to comment
Share on other sites

na minha modesta opiniao a resposta é logica...porque é que sempre que fala em construir algo novo, pensam em todo o lado menos no alentejo!!! estamos esquecidos pelo governo e por toda a gente! isto indigna qualquer pessoa...aeroporto no porto, em lisboa, em faro...nao falta nada? ah ja sei...falta outro em lisboa porque é uma cidade grande...isso para mim nao é razao, para ja porque lisboa tem mais com que se preocupar; e ate porque ha muito bom alfacinha que vem passar férias e compram casas aqui no alentejo...mas parece que esta zona do pais ficou parada no tempo para o pessoal com dinheiro fazer de conta que é do campo por uns dias por ano!!!!! aparece aqui aos arquitectos a pedir para lhe construirem casas tipicas alentejanas e depois ah e tal ponha-me esta parede em vidro...!!??? uma simples amostra de como a maioria das pessoas nem se interessa principalmente pelo baixo alentejo é o facto de quando conheço alguem de outra zona me perguntarem se sou do porto, ou da madeira..ou até dos açores!!! nao da para notar o sotaque alentejano?? para terminar so gostava de dizer que se o alentejo nao passa de destino turistico para gente entediada, falta investir nele..toda a gente quer povoar a o interior do pais...mas parece que nao ha interior alentejano.... o aeroporto para mim ficava sem duvida em beja! (embora isso signifique o fim das sestas...lol) desculpem a seca:)

Link to comment
Share on other sites

olá patricia_alcacer!
tal como tu sou alentejana de gema e tambem me faz confusão uma serie de coisas que mencionaste. tambem curiosamente, quando conheço alguem novo, me perguntam se sou da madeira ou dos açores....nunca acertaram a origem do meu sotaque, do qual tenho tanto orgulho!
de qualquer forma, e para responder ao que referiste, tambem por vezes sinto que esta zona do pais é muitas vezes esquecida (felizmente ou infelizmente, dependendo dos pontos de vista) eu costumo dizer que grande parte do futuro deste pais está no alentejo. trata-se de uma zona enorme, virgem, por explorar e com tanto ou mais potencial que outras zonas deste pais que se encontra saturado litoralmente.

em relação ao aeroporto, deixa-me dizer-te que nao concordo contigo, se nao vejamos: o actual aeroporto militar de beja vai ser convertido ja no primeiro semestre de 2008 em aeroporto de mercadorias e de passageiros... entao, nao iriamos precisar de4 alargamentos de qualquer especie para um aeroporto maior. é claro que isso iria trazer riqueza e crescimento para a regiao... mas nao sera melhor irmos "devagar"? devagar, nao no sentido de recusa da evolução para a zona mas para a salvaguarda deste patrimonio que se encontra (ainda) tao fiel a si proprio (ao contrario dos demais) e é precisamente isso que faz com que sejamos procurados por estrangeiros e até mesmo "nacionais" (os tais lisboetas que adoram "mascar-se" de alentejanos pelos dias que vem para o campo, por ser "giro" :D)

de qualquer forma, e para terminar, penso ser primordial outro tipo de infraestruturas que nao o aeroporto para fazer avançar a maior regiao de portugal, como por exemplo a continuação da aposta sobre energias renovaveis, como é o exemplo unico de serpa >:(

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

esta questão da localização tem bastante interesse, ainda mais se repararmos em pequenas questões que eu acho pertinentes como o porquê de agora a mioria dos voos para fora do país ter que sair de lisboa? ligações tão "familiares como para os Açores ou Madeira que saíam do Porto estão agora a ser desviadads para Lisboa... porquê? Será para inflacionar os numeros da portela? n sei... quem sabe? Na minha opinião o aeroporto já não foge à Ota, já houve muito "boa gente" a comprar lá a sua parcelazita de terreno por uns milhares para a vender por uns Milhões... e esta "boa gente" sabe onde exercer a suas influências

Link to comment
Share on other sites

margarida,concordo com alguns pontos se bem que eu nao sou do interior alentejano, mas mesmo assim vivo no litoral alentejano sei que existe nesta zona algum turismo e acho precisamente que um aeroporto iria desenvolver pelo menos o turismo!...penso que nem isso é aproveitado como deve ser...falta muita coisa ca e parece que toda a gente se acomoda...deixa andar as planicies vazias sao tao bonitas...e depois temos que sair daqui para tudo... nao quero um alentejo super desenvolvido, mas queria que fosse melhor explorado e principalmente valorizado! so uma alentejana como eu poderia responde-me pois ninguem nos entende...lol eu ja nao tenho muito sotaque, mas diz-me xateia quando nos perguntam se somos da madeira...xateia...quando a segunda tentativa dizem...açores...nao? porto? nao ha quem aguente!!!lol.... voltando ao aeroporto...façam onde quiserem, menos no meu quintal!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.