Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] Reabilitação _ Qta. da Srª da Guia . Penafiel _ Francisco Portugal e Gomes


3CPO

Recommended Posts

Francisco Portugal e Gomes
Reabilitação de Casa . Quinta da Senhora da Guia . Penafiel . 1997 - 2005


A Quinta da Senhora da Guia está inserida numa região onde subsiste o cultivo do Vinho Verde, encontrando-se na proximidade da Quinta da Aveleda, concebida pelo arquitecto Manoel Pedro Guedes na segunda metade do séc. XIX.

O terreno está compreendido entre a plataforma da auto-estrada A4, a Noroeste do centro de Penafiel e a Capela da Nossa Senhora da Guia. A casa construída em granito da região, está implantada na extremidade Sul da quinta, na cota mais elevada, sendo composta por dois volumes justapostos a um núcleo central que, formal e funcionalmente formavam um único edifício que se encontrava em adiantado estado de degradação. Uma pequena construção anexa à casa havia sido recentemente demolida.

No início do projecto considerou-se que a intervenção deveria ficar circunscrita aos limites pré-existentes, sem recorrer a ampliações e deveria respeitar a geometria dos planos da cobertura em telha. O interior foi redesenhado a partir de uma estrutura resistente complementar, cujo desempenho consiste em agregar estruturalmente os diversos volumes, consolidando todo o conjunto, tendo possibilitado criar um amplo espaço interior central caracterizado pelos planos de cobertura inclinados.

Com o tempo do projecto as intervenções estenderam-se a ajustes de pé-direito, ao desenho da escada exterior de acesso, à reconstrução da eira de granito, a um beiral em ardósia e a novas esquadrias em madeira a encerrar os vãos exteriores.


Ficha Técnica:
Data: 1997-2005
Localização: Senhora da Guia, Penafiel
Autor: Francisco Portugal e Gomes
Fotografia: Luís Ferreira Alves; Francisco Portugal e Gomes


Agredecemos a colaboração do Arq. Francisco Portugal e Gomes.
Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Fazem falta este tipo de intervenções... coerentes com as pré-existências e sem acrescentos contemporâneos mesmo que bem conseguidos. É uma obra de uma simplicidade admirável e gosto cuidado no tratamento material. :(



sem acrescentos contemporaneos? 0o

acho que estão é tao bem integrados que nem deste por eles, o que dá ainda mais valor a eles...existem, mas subtis..
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

A mais valia de uma qualquer recuperação, será sempre o dialogo entre a intervenção de recuperação - acto por si só contemporâneo - e as pré-existências. A percepção do que se deve preservar, e o que se deve modificar, é que introduz valor ao objecto de intervenção. Parece-me que aqui se atingiu um equilíbrio perfeito entre ambas as partes, o que torna este projecto numa peça arquitectónica muito bem conseguida. A questão dos ditos acrescentos, é pertinente, no entanto é sempre necessário ponderar numa recuperação, o ambito da mesma! Devemos singir-nos ao mero "repor" dos elementos tipológicos da construção, criando por assim dizer um pastiche da pré-existência; ou devemos interpretar as pré-existências, e criar elementos novos que a completam? Obviamente cada caso será único e deverá ser entendido como tal. Os meus parabéns ao autor do projecto.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

ficou com um óptimo aspecto, é pena que nem todas as casas deste tipo sejam recuperadas desta forma.. há imensas casas deste género espalhadas por Portugal e muitas delas com um potencial enorme para serem subtilmente adaptadas a vida moderna.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.