Jump to content
Arquitectura.pt


3CPO

[Projecto] Self-sufficient Single-Housing . Alentejo _ Pedro Duarte Bento

Recommended Posts

Pedro Duarte Bento
Self-sufficient Single-Housing
Concurso Internacional "self-sufficient housing"


Self-sufficient Single-Housing - Combater a Desertificaçao no Alentejo.
Nos últimos 30 anos o êxodo rural no Alentejo tem-se revelado praticamente incontornável e as causas apontadas para o facto são o abandono progressivo das práticas rurais e o constante apelo do estilo de vida urbano. À medida que o fenómeno da desertificação continua, um emergente grupo social, [fortemente urbano], têm-se revelado como um dos potenciais trunfos para combater este processo aparentemente irreversível. Os elementos deste grupo procuram uma alternativa ao desgaste físico e emocional, causado pelo stresse urbano, e reencontrar uma estabilidade e equílibrio no contacto com a Natureza e com as actividades ecológicas que ela proporciona. Segundo alguns estudos sociais e demográficos, o retrato deste grupo define-se por casais sem filhos dependentes e acima da faixa etária dos cinquenta anos.
É com base nesta estimativa que traçamos a ideia principal: uma casa auto-suficiente no Alentejo para ser habitada por duas pessoas.
Pode desenvolver-se isolada ou em comunidade.
Suportado pelas estatísticas metereológicas da região foi criado um plano de consumo energético alternativo, nomeadamente através das energias solar e eólica, que uma vez recolhidas sao canalizadas para o uso doméstico. O painel solar, com cerca de 10m2, apontado a Sul e com uma inclinaçao de 30º garante, nesta regiao, cerca de 1400 Kwh/ano. A energia das pás eólicas é conduzida para um conversor e, para além duma utilização imediata, pode ser temporariamente armazenada em pequenas baterias.
Paralelamente existem também dois contentores para o armazenamento de água, um para irrigação da pequena área de cultivo e outro para consumo doméstico, tendo este último um filtro manual de osmose inversa.
O espaço de cultivo tem cerca de 100m2.


Agredecemos a colaboração de Pedro Duarte Bento.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Uma habitação deste género vai fazer um (bom) contraste, quem sabe não seja este o futuro das casinhas toscamente caiadas. O bom saber que já há esta preocupação da sustentabilidade (pelo menos no papel). Parabéns por o seu trabalho.:D

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.