Jump to content
Arquitectura.pt

3CPO

[Projecto] Edifício Alto do Parque _ Lisboa - JSTC & Associados

Recommended Posts

JSTC & Associados
Edifício Alto do Parque . Lisboa . 2001

A solução formal e funcional deste edifício, de 9 pisos acima do solo e 7 abaixo do solo, resulta, em parte, da resposta a um problema de resolução complexa, em termos urbanos e técnicos.

Complexo, pela dimensão e limitações do lote, face às suas adjacências, este edifício apesar de quatro frentes só consegue ter contacto físico com a Av. António Augusto de Aguiar, confrontando-se, nas restantes frentes, com zonas previamente construídas e pertencentes aos Armazéns El Corte Inglês.

Esta situação levanta um problema fulcral: A única frente disponível para o comércio é também a única frente que permite a entrada de todas as infra-estruturas necessárias ao funcionamento do edifício e ainda a única frente que permite a entrada quer para a habitação quer para o estacionamento. A gestão complexa desta realidade condicionou fortemente a solução desenvolvida que se caracteriza, formalmente, por distribuir os 82 apartamentos, com tipologias entre T1 e T6+1, em 9 pisos de geometria curva, permitindo o direccionamento preferencial das salas para o jardim do Parque Eduardo VII. Este corpo curvo articula-se com um outro, paralelepipédico, confinante e tangencial à Av. António Augusto de Aguiar.

Ficha Técnica:
Concurso: 1º prémio
Arquitectura: José soalheiro, Teresa Castro
Colaboradores: Paula Silva Fernandes , Alexandre Silva Fernandes, Marta Peixoto, Mário Sequeira, António Pina, Ana Rocha, Maria Solange Faria, Ivone Fonseca
Estabilidade: Triagonal – Engenheiros e Consultores Lda.
Instalações Especiais: LM SA Engenharia de Edifícios S.A.
Águas e Esgotos: Ductos – Soc. de Projectos de Engenharia, Lda.
Promotor: Imobiliária Alto do Parque S.A.
Programa de Projecto: Construção de edifício de habitação e comércio adjacente aos Armazéns El Corte Inglês, com 82 apartamentos
Área bruta de construção (abaixo do solo): 18 672m2
Área bruta de construção (acima do solo): 20 923m2

Agredecemos a colaboração de JSTC & Associados

DADOS

Edifício localizado no Alto do Parque Eduardo VII – Núcleo de habitação do El Corte Inglês.
O edifício apresenta 7 caves.
a.b.c. acima do solo: 19.490 m2
a.b.c. abaixo do solo: 21.395 m2

DADOS

Edifício localizado no Alto do Parque Eduardo VII – Núcleo de habitação do El Corte Inglês.
O edifício apresenta 7 caves.
a.b.c. acima do solo: 19.490 m2
a.b.c. abaixo do solo: 21.395 m2

Aprecio banstante a composição arquitectónica resultante da articulação (muito bem concebida, por sinal) dos dois volumes. As formas orgânicas são sempre muito apelativas plásticamente e conjugadas com um elemento recto nem sempre é fácil. Porém, o que se passa debaixo dos nosso olhos já não me agrada tanto: 7 pisos subterrados... De qualquer das formas, os meus parabéns, mas gostava de ver mais registos para poder "consolidar" esta minha opinião (plantas essencialmente).

Ha uma revista que traz as plantas. Quem tiver pode digitaliza-las e colocar aqui. Se faz favor. Penso ter essa revista mas o meu scanner eh uma seca...

O Edifício Alto do Parque em Lisboa faz-me lembrar Berlim, principalmente a zona dos edifícios do Chanceler alemão, perto do Reichstag e da Ostra Gravida do arquitecto norte-americano Hugh Stubbins. Mas não gosto da massa que apresenta. Nunca gostei de edifícios com escalas muito grandes, nunca gostei da escala da cidade porque torna tudo muito impessoal. Mesmo assim acho que o edifício é interessante.

Daniel dos Santos
|reis_daniel@msn.com|archi.danieldossantos@gmail.com|

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.