Jump to content
Arquitectura.pt


3CPO

[Projecto] Conjunto Habitacional Paramos, Espinho _ CNLL

Recommended Posts

CNLL
Conjunto Habitacional Paramos, Espinho . 1995-2000


Este projecto surgiu como resposta a um concurso promovido pela Câmara Municipal de Espinho para a edificação de 164 fogos destinados ao alojamento de populações residentes em barracas.
A edificação de um conjunto arquitectónico com unidade e ambiência urbana, trará um bom desenvolvimento a este local. Dada a sua excelente localização face à Estrada Nacional 109, rodeada por zonas verdes e com vistas para o mar, exigiu um maior cuidado e atenção à linguagem desenvolvida por forma a não criar “ghetos” sociais que, quase sempre associados aos urbanos, prejudicam, por vezes radicalmente, o desenvolvimento de alguns espaços propícios à habitação.
Assim, a necessidade de criar um conjunto edificado com qualidade visual e um espaço urbano com garantia e perenidade, porque se acredita que a degradação gera degradação, levou à escolha de materiais que garantem um sentido estético cuidado pelo seu desenho e pela conjugação e articulação global com outros.

Desta forma, a linguagem adoptada tira partido dos materiais e processos construtivos, garantindo a facilidade de execução da obra, a sistematização do processo construtivo, permitindo, consequentemente, uma redução substancial de custos de construção e de manutenção ao longo do tempo.
A marcação das entradas e das caixas de escadas, bem como a utilização dos ductos para a criação de um ritmo nos alçados associados às linhas de sombra das texturas dos elementos utilizados, garantem às fachadas, para além de sobriedade, um desenho de conjunto personalizado e actual.
A utilização de elementos marcadamente verticais e outros acentuadamente horizontais permite, simultaneamente, salientar o carácter longitudinal das ruas e a estabilidade espacial que a “praça” proporciona. O desenvolvimento de uma tipologia em “esquerdo-direito”, consequente dos princípios da concepção urbanística, promove algumas características de uso espacial, existentes nos utentes “tradicionais”.
Com base neste princípio, uma concepção global onde se previligiam os atravessamentos e as ligações facilitadas dos diversos espaços de circulação dá origem a um todo homogéneo, um espaço colectivo com carácter mais associativo para fomentar a actividade local, convidando ao encontro e porque não ao “bairrismo” de quem sente seu a identidade que a todos pertence.


Ficha Técnica:
Cliente: Apardomar - Promoções Imobiliárias, Lda.
Descrição: Projecto geral para edifício de habitação e comércio com 2 caves, r/c, 2 pisos e vão de telhado, 5 estabelecimentos comerciais e 12 apartamentos
Área de construção: 6.414 m2
Local: Espinho, ruas 62/11
Data Início | Fim: 1996 | 2003


Agredecemos a colaboração de CNLL.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ou o texto, inconscientemente, n corresponde às imagens ou o material foi-lhe fornecido erradamente..e aí espero que n de forma propositada. Mesmo pondo esta última hipótese era tb responsabilidade do escritório em causa a verificação do conteúdo da msg! Mas nada q m espante, pois já nos habituou à n preocupação ou mesmo desleixo em relação as mtas outras situações! "Aqui entre nós" - passo a expressão - a quem o processo de projecto e de responsabilização ética profissional termina ao nível do projecto base, n s preocupando/ n acompanhando uma obra com a atenção e responsabilidade requerido (sei do q falo..e estamos a falar de meses de ausência, sem qq tipo de explicação - em mais do q uma situação) também, obviamente, não se preocupará quem um mero texto (MAS DEVIA)..qd o q importa é protagonismo e projecção seja da maneira que for, lembrando-m o velho ditado: "n m interessa s falam bem ou mal, desde q falem d mim" (será qq coisa do género - desculpem-m s errei, mas o q quero deixar é apenas a ideia) - o q daria um bom slogan "CNLL - falem d mim..n m interessa s falam bem ou mal, desde q falem"!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.