Jump to content
Arquitectura.pt


Aço corten


Peter

Recommended Posts

Peter, nunca ouvi falar desse tipo de aço, por isso não te posso ajudar... Se deres mais alguma informação daquilo que já sabes, pode ser que alguém faça a associação a outro termo e te possa ajudar... Desde já sê bem vindo...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

obrigado Dreamer... este tipo de aço não é muito vulgar! normalmente é aplicado em esculturas, embora já exista alguns edifícios revestidos com este aço. o aço corten tem um aspecto ferrugento... se por exemplo tiveres ou possas ver a revista +arquitectura, tem no número 12 um pequeno edifício revestido com este aço. thanks

Link to comment
Share on other sites

Peter, pelos vistos vem mesmo a calhar. No meu projecto actual, um dos materiais mais importantes é o próprio aço corten. Vou ser sincero, para aquilo que nos pedem, não é necessária grande infromação, mas posso dizer que é um tipo de aço muito interessante. Temos o exemplo da estátua "do sol" (se não me engano), que se encontra em frente ao centro comercial Vasco da Gama. É também interessante "sentir" o aço, ou seja, cheira-lo, toca-lo, e quase que "prova-lo". lol Isto porque, devido a este tipo de aço ter uma elevada percentagem de ferro, oxida muito rapidamente, em ambientes relativamente húmidos, o que leva à cor avermelhada. O cheiro também é muito interessante, porque parece que cheira a sal...a mar. Vantagem, é a dureza do aço, e o contraste que é possível fzer com o mesmo, devido à sua presença marcante. Mais alguma info, é só pedir!

Link to comment
Share on other sites

o aço corten até é bastante utilizado em Arquitectura. Em Bruxelas há um edifício todo revestido a placas de aço cortén.
http://img481.imageshack.us/img481/9145/01bw4.jpg

Também o novo edifício Caixa Forum em Madrid de Herzog & DeMeuron é revestido a Aço Cortén.

http://img394.imageshack.us/img394/5949/070505madridii180po8.jpghttp://img388.imageshack.us/img388/411/070505madridii183mh7.jpg

Que tipo de informaçoes procuras? Formas de aplicaçao? As placas de Aço corten aplicam-se como qualquer placagem numa fachada. Tens de ter uma estrutura em grelha que permita o assentamento de cada placa, podendo criar-se diferentes estereotomias e mesmo juntas com ou sem espaçamento entre elas. Ao fazeres juntas com espaçamento entre placas estás a criar uma fachada ventilada que tem especial interesse em locais de temperatura já que permite uma circulação de ar entre a "pele" e a parede do edifício.

Link to comment
Share on other sites

um bom exemplo na minha opiniao de como o aço corten pode ser usado como pele é este edificio[Museum und Park Kalkriese] do estudio suiço gigon e guyer.

estudio bastante interessante...nao so pela sua obra ms também pelo processo de trab e pelo background dos seus principais componentes.
de certa forma estes quebram o estupido mito da rivalidade(se é que existe) entre o atelier OMA e H&deM...pois gigon trabalhou no estudio Herzog & de Meuron e guyer tabalhou no estudio OMA com Rem Koolhaas...os dois juntaram-se e consciente ou inconscientemente fundiram dois backgrounds diferentes dois metodos de trabalho diferentes(cada vez + parecidos na minha modesta opiniao)ms nao necessariamente opostos e assim enriqueceram e potencializaram o seu metodo/processo de trabalho...consequentemente o seu estudio e a sua obra...

bem...ms isso é outro topico...:)

abraço.........

Link to comment
Share on other sites

E já agora outra grande desvantagem além do preço: - O aço corten baba-se muito!!! :-) A sério! Quando aplicado numa fachada, devido ao facto de só estabilizar ao fim de 2 anos (2 anos a babar-se), poderá com as suas escorrências de ferrugem provocar um resultado pouco agradavel sobre os outros materiais. 1 truque: Adquirir esse material 2 anos antes do inicio da obra, expondo-o ao meio onde irá ser aplicado!!! :)

Link to comment
Share on other sites

E já agora outra grande desvantagem além do preço:

- O aço corten baba-se muito!!! :-)

A sério!

Quando aplicado numa fachada, devido ao facto de só estabilizar ao fim de 2 anos (2 anos a babar-se), poderá com as suas escorrências de ferrugem provocar um resultado pouco agradavel sobre os outros materiais.

1 truque:

Adquirir esse material 2 anos antes do inicio da obra, expondo-o ao meio onde irá ser aplicado!!! :)


Bem pensado.
Mas normalmente, adquire-se estas placas já bem oxidadas, com aquele efeito da ferrugem, ..côr avermelhada. Ou então coloca-se um tratamento especial que reduza o efeito da oxidação. Mas sejamos coerentes, este tipo de aço é usado propositadamente para ter este efeito de "desgastado".
Agora, quanto ao preço, gostaria de saber para que valores estamos a contar...
Link to comment
Share on other sites

ora viva.. desde já agradeço a ajuda de todos... tentando responder um pouco a todos, a minha curiosidade acerca deste aço era mesmo a aplicação em edifícios, se alguém tinha conhecimento de algum edifício aqui em Portugal. em relação a aspectos técnicos, consegui através de uma empresa espanhola alguma informação, com a curiosidade de eles utilizarem aço corten desde caixilharias, painéis sandwich e mobiliário urbano. esta busca de informação surge após ter decidido aplicar este aço num edifício que estou a propor (académico) na marina de Alcântara. achei interessante o aspecto que o corten tem em todo aquele ambiente marítimo, como também o edifício é bastante rectilíneo indo de encontro com os contentores dos navios, penso que será bastante interessante no resultado final. joaoneves, se tiveres interessado em alguma troca de ideias acerca do aço uma vez que também estás a aplicar... posso mandar a informação que tenho. cump. a todos

Link to comment
Share on other sites

esta busca de informação surge após ter decidido aplicar este aço num edifício que estou a propor (académico) na marina de Alcântara. achei interessante o aspecto que o corten tem em todo aquele ambiente marítimo, como também o edifício é bastante rectilíneo indo de encontro com os contentores dos navios, penso que será bastante interessante no resultado final.

joaoneves, se tiveres interessado em alguma troca de ideias acerca do aço uma vez que também estás a aplicar... posso mandar a informação que tenho.

cump. a todos


Relativamente ao teu trabalho, que presumo que seja na marina de Alcântara (lisboa), podes ir a uma urbanização mesmo no centro de alcântara, no cruzamento da avenida de ceuta, com a rua do "cafe cafe"...mais ou menos. Essa urbanização tem aplicaçoes em aço corten. Como estudo lá perto, vou ver se consigo ir um dia desta semana lá para tirar fotos. Se conseguir posso mandar. Se tiveres mais facilidade em ir lá, aconselho. Chama-se Alcantara Rio, e foi projectada pelo atelier Valssasina Arquitectos.

Se então puderes enviar todo o tipo de informação sobre o material, agradecia. :)
Link to comment
Share on other sites

Relativamente ao teu trabalho, que presumo que seja na marina de Alcântara (lisboa), podes ir a uma urbanização mesmo no centro de alcântara, no cruzamento da avenida de ceuta, com a rua do "cafe cafe"...mais ou menos. Essa urbanização tem aplicaçoes em aço corten. Como estudo lá perto, vou ver se consigo ir um dia desta semana lá para tirar fotos. Se conseguir posso mandar. Se tiveres mais facilidade em ir lá, aconselho. Chama-se Alcantara Rio, e foi projectada pelo atelier Valssasina Arquitectos.

Se então puderes enviar todo o tipo de informação sobre o material, agradecia. :)



boas... conheço o projecto Alcântara Rio! tive que fazer um plano de pormenor da zona e abrangia esse projecto. em relação a ir lá... estou no Porto e nesta altura não me é fácil lá ir... mas fico a espera das fotos :D

posso então enviar a informação que tenho... basta me forneceres um mail para que possa enviar... :icon14:
Link to comment
Share on other sites

vê aqui neste LINK, o aço COR-TEN tem a propriedade de a camada oxidante permanecer como capa de protecção estável... é nuito utilizado em construções navais ou maritimas...



ACERO COR-TEN A:
El acero tipo 'COR-TEN A' o acero `corten' tiene un alto contenido de cobre, cromo y níquel que consiguen que la capa de óxido superficial que se forma en los aceros no inoxidables tenga unas características especiales. Así, la película que provoca la exposición a la atmósfera en condiciones normales es particularmente densa, altamente, adherente, estable y 'regenerante' (si la superficie recibe algún, daño menor que haga saltar a la capa de óxido, ésta se regenera y acaba homogeneizándose) por todo ello, la corrosión del acero (en condiciones normales) queda interrumpido debido a la acción auto-protectora del óxido, con lo cual la protección vía galvanización y/o pintura se vuelve superflua. En general se recomienda evitar formar cordones o solapes donde se pueda acumular el agua, puesto que su presencia continuada evitaría el desarrollo de la película protectora y podría convertirse en un foco de corrosión. Esta capa de óxido en de color rojizo y le da un color característico, lo que le convierte en uno de los materiales más utilizados por los artistas contemporáneos para la fabricación de obras de arte y últimamente por arquitectos que quieren innovar y utilizar nuevos materiales en sus proyectos.
APLICACIONES:

Las líneas básicas para el uso de este acero están descritas en la norma EN 10025-5. Actualmente lo utilizan arquitectos, ingenieros, decoradores, diseñadores, paisajistas, etc, ya que este material va cambiando continuamente durante el proceso de oxidación y por el efecto que la luz y las condiciones atmosféricas producen en él. Además se utiliza en la Industria cementera, silos, tolvas, cribadoras, chimeneas, tuberías, lavaderos de carbón, depósitos de agua, petróleo, fuel-oil, etc. Construcciones metálicas, puentes, estructuras, fachadas de edificios, puertas metálicas, hormigoneras, grúas, palas excavadoras. Vagones ferrocarril, chasis de camiones, basculantes, cisternas, semirremolques.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Boas, Em relação algumas questões que li sobre o Aço Corten existe muita má informação desta matéria-prima. Mas na pratica é uma matéria-prima fantástica tendo em conta alguma experiência que temos posso partilhar algumas informações que com certeza úteis. Em primeiro o Aço Corten pode ser tratado para não babar, isto porque existe um processo de aceleração de oxidação do Corten num período de 7 dias. Após o processo estar concluido é dado um acabamento para não haver escorramentos da oxidação do Corten. Não tem sentido de colocar Corten e passar pelo processo natural de oxidação com o babado sobre paredes ao pavimentos. (Caso do Moradia do Arq. Souto Moura - Praia da Amorosa, foi opção do cliente não fazer o tratamento). Para mais informações sobre o Aço Corten voltarei deixar mais um topicos, e caso os senhores desejarem podem colocar algumas questões que poderei responder com base da experiencia que temos do Aço Corten. Com os melhores cumprimentos

Link to comment
Share on other sites

  • 6 years later...

Nunca ouvi falar deste material, se disserem que oxida, não acredito... um caso disparatado não? Oxida e forma uma camada auto protetora, não sei que lógica preside a este vosso white paper sobre o aço corten, mas informem-se antes de carregar no reply, para evitar fazer figuras ridículas... eu sou uma pessoa formada, faço questão de ver TV e ler o CM todos os dias, portanto, sei do que falo, conhecimento de causa, domínio da matéria, experiência in loco e nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha.

P.S.

Nha, nha, nha, nha, nha, nha, nha, note-se que não é "nhanha" mas sim "nha", "nha" separado por vírgulas e sem hifenização.

Edited by XXXXX
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boas, 

como se distingue o aço corten tratado do não tratado, 

vou colocar a fachada da minha casa em aço corten e quero ter a certeza do que é aplicado!

 

​Olá Ana, que queres dizer com aço corten tratado e não tratado? Estabilização da oxidação, aplicação de vernizes?

Link to comment
Share on other sites

A ignorância que jaz aqui, obriga-me e intervir... (cof, cof), o aço não tratado, é comummente categorizado como Galvanizado, Inox 304 ou Inox 316... entre estes todos os elencados o Galvanizado, é de sobremaneira o mais caro, 4 vezes mais caro que o Inox 304 e 316, além de mais bonito o galvanizado tem aquele espeto brilhante, espelhado e polido, pelo contrário o Inox tem aquele aspeto mais baço, resultante do banho de imersão em corrente galvânica, no essencial sobre os aços não tratados, estamos explicados.

A aço tratado, comummente conhecido entre os serralheiros como "aço carbono", aço "não tratado", ou frugalmente "aço", "ferro", "metal" ou "aço preto" para os engº experts, não recebe, paradoxalmente, nenhum tratamento, é simples aço, oxidável, sem/ou com camada de zinco posterior... o aço tratado, oxida(?), sua característica diferenciadora e fundamental.

As vezes perguntam-me como é que sou um rapaz tão esclarecido, eu respondo, em quatro linhas, numa penada:

1. Sou de Torres Vedras;

2. Estudei em Torres Vedras;

3. Frequente amiúde os bares noturnos de Torres Vedras;

4. A minha namorada é caixa, de um conhecido, Hipermercado perto da CUF de Torres Vedras, é a ela que devo TUDO.

EDIT:

Esclarecimentos sérios só por private message, mediante pagamento.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

De forma a atestar o que digo sobre a excelência (?) invariavelmente plasmada no Concelho de Torres Vedras, veiculada por jornais locais, elogios inflamados das notas dos filhos, feitos dignos de quadros de honra nas escolas secundárias, constato, para minha surpresa, que os Torrienses apenas são bons entre pares, quando se submetem ao escrutínio nacional, onde o vício de resultados é menor, os burros são descobertos!

Exames_Nacionais.thumb.jpg.ec8b4cb8450ea

Com os católicos à frente, a chamada classe dos fuinhas, a vergonha é patente, como é que almas tão dedicadas não passam do 11.74. Até eu que andei a passear livros com enfado fiz melhor, não obstante, medíocre. No meio da mediocridade é difícil não ser medíocre. Este concelho precisa de uma review, de um espelho e de alguma humildade.

Não vale a pena ser muito ambicioso, lutar, isto é para fracos de espírito... existe sempre lugar para esta malta num qualquer hipermercado da zona... ou para singrar na política local, a CM de Torres Vedras promove bons concursos de contratação pública, requisito fundamental ser um "yes sir", sorrir no momento adequado e pedir "por favor".

Viva TVD, Viva TVD, Viva TVD, Viva TVD!!!

EDIT

KNOWLEDGE IS POWER but more and more IGNORANCE IS STRENGTH!

Edited by XXXXX
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.