Jump to content
Arquitectura.pt


São Paulo


JVS

Recommended Posts

«Numa visita ao Porto, Fernando Henrique Cardoso afirmou que o “caos urbanístico de S. Paulo se deve à acção dos portugueses”.»

Historia de São Paulo

http-~~-//www.fotoplus.com/dph/info04/martin750.jpg
http://www.fotoplus.com/dph/info04/martin750.jpg

A Cidade de Sao Paulo em 1877

http-~~-//www.sp-turismo.com/mapa/centro-sp.jpg
http://www.sp-turismo.com/mapa/centro-sp.jpg

Uma parte da Cidade no ano 2007

http-~~-//www.sp-turismo.com/mapa/metro-sp.jpg
http://www.sp-turismo.com/mapa/metro-sp.jpg

Planta de Metropolitano

http-~~-//www.sp-turismo.com/mapa/mapa-sp.jpg
http://www.sp-turismo.com/mapa/mapa-sp.jpg

Mapa dos Bairros da Cidade de Sao Paulo

Site com todas as plantas
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

já... já fui e não, não entendi... em primeiro lugar não gostei como me abordas-te com a questão... em segundo eu proprio não me limito a comentar apenas coisas onde já estive! por isso existem livros e outras coisas do genero por onde possamos estudar!
eu também não vivi com Ruskin, Violet-Le-Duc, entre outros, mas posso falar muita coisas sobre eles...

o que eu já percebi, é que não vale a pena continuar (pelo menos comigo) a falar do assunto!

cump.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
Guest carlos.pedro

Caros.
Conheço SP o suficiente e tenho uma relação bastante próxima com o Brasil.
Tenho pena que o Prof. Fernando Henrique Cardoso, um homem bastante culto e penso que um dos melhores Presidentes do Brasil. Basta um pequeno Search na Wikipedia para ver o seguinte:

São Paulo officially became a city in 1711. In the 19th century, it experienced a flourishing economic prosperity, brought about chiefly through coffee exports, which were shipped abroad from the port of neighbouring city Santos. After 1881, waves of immigrants from Italy, Japan and many other countries emigrated to São Paulo in order to work at the enormous coffee plantations established in the State making it the only Brazilian state capital which Portuguese descendants are not the majority. At the beginning of the 20th century, the coffee cycle had already plummeted due to, among other factors, a sharp decline in international coffee prices. The local entrepreneurs then started investing in the industrial development of São Paulo, attracting new contingents of overseas immigrants to the city.


1.
O Brasil é independente desde 7 de setembro de 1822, quando D.Pedro deu o grito do Ipiranga e cortou os laços com Portugal Colonial. Passaram portanto responsável pelos seus actos, sejam politicos, sociais ou urbanisticos.

2.
Desde o séc. XIX que os Portugueses não são a maioria populacional em SP. Dúvido que o Caos Urbanistico seja anterior a isso.

É sempre mais fácil culpar outros do que olhar no espelho, não?

Abraço,
CP
Link to comment
Share on other sites

O caso de São Paulo é como o Priapo escreveu no primeiro comentário, é problema de toda a grande cidade que cresceu muito rápido em um país que não levou a sério o planejamento urbano,e até hoje não leva muito a sério. Falta de investimento, soluções de ultima hora (gambiarra) são os métodos adotados. Não acho que os portugueses tem de se preocupar com isso, nem achar que alguém esta jogando a culpa pra cima de vocês, o que o carlos.pedro mostrou é mais uma característica do Brasil, somos um povo formado por muitas etnias, e não é só Portugal quem influenciou nossa maneira de pensar. No fundo, a culpa do caos em São Paulo esta nas costas dos políticos que governaram, e ainda governam o Brasil segundo suas próprias crenças e vontades.

Link to comment
Share on other sites

não creio que seja um problema de falta de competencia ou escrupolo dos politicos brasileiros apenas, trata-se de uma falta total de interece economico em gerir as cidades de uma maneira responsavel, ja que essa bagunça administrativa (que estrapola quetoes democraticas e cai na incerteza da competencia na gestão de eleitos) é muito lucrativa, por assim dizer, em muitos ambitos. a falta de comprometimento da população com a propria cidade é o segundo problema, ja que não revela as lieranças grandes beneficios politicos em seu correto cuidado, planejamento não elege.

Link to comment
Share on other sites

A velha demagogia.. relaxa e goza Atual caos no setor aéreo; nas escolas e universidades públicas, greves todos os anos e falta de estrutura adequada na sala de aula; obras em todo país inacabadas, sem falar da falta de medicamentos na rede pública. O que o atual presidente esta fazendo é preocupante, o maior plano de toda a campanha foi o Bolsa Família, que nada mais é que demagogia política ferrenha. Muito dos feitos e dos acontecimentos positivos com relação à economia do país teve um desenvolvimento natural, sem nenhum plano desse governo.. apenas seguiram os moldes do governo do Fernando Henrique e querem receber as láureas do sucesso de planos à longo prazo do governo passado. A falta de preocupação da maioria da população para com o meio aonde vivem poderia ser resolvido na base da educação, mas isso não é bom para a nossa atual política. É como diz Guapó, "os administradores deste país vivem relaxados no "berço esplêndido da república" e nós nada fazemos." São Paulo é a linha de frente do nosso país... Somos é conformados demais.

Link to comment
Share on other sites

Reaimente...também considerava o FHC uma pessoa minimamente inteligente, mas infelizmente há brasileiros que de vez em quando têm destes achaques... Mas já há mudanças neste tipo de pensamento "desculpabilizador" especialmente nos sectores mais intelectuais e artísticos. Dou-vos um exemplo que li recentemente. Parece que no Brasil também era corrente culpar os Portugueses pela destruição actual da floresta amazónica! Mas um investigador brasileiro dessa área descobriu que afinal existia um código legislativo manuelino que já estabelecia de forma "científica" a tão falada "sustentabilidade das florestas" com a proíbição de corte das árvores mais novas para preservar aquelas madeiras exóticas e valiosas. De facto, a destruição grave só começa no séc.XX para a criação intensiva de gado (há quem culpe a McDonalds...) Aliás... retomando a questão urbanística, o Bairro Alto e áreas circundantes são do séc.XVI/XVII e são zonas ortogonais, apesar do terrível declive daquela zona de Lisboa! Assim como as cidades criadas na Índia e outras paragens tropicais.

Link to comment
Share on other sites

"A resina vermelha era utilizada pela indústria têxtil européia como uma alternativa aos corantes de origem terrosa e conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior. Isto, aliado ao aproveitamento da madeira vermelha na marcenaria, criou uma demanda enorme no mercado, o que forçou uma rápida e devastadora "caça" ao pau-brasil nas matas brasileiras. Em pouco menos de um século, já não havia mais árvores suficientes para suprir a demanda, e a atividade econômica foi deixada de lado, embora espécimens continuassem a ser abatidos ocasionalmente para a utilização da madeira (até os dias de hoje, usada na confecção de arcos para violino e móveis finos).



O fim da caça ao pau-brasil não livrou a espécie do perigo de extinção. As atividades econômicas subseqüentes, como o cultivo da cana-de-açúcar e do café, além do crescimento populacional, estiveram aliadas ao desmatamento da faixa litorânea, o que restringiu drasticamente o habitat natural desta espécie. Mas sob o comando do Imperador Dom Pedro II, vastas áreas de Mata Atlântica, principalmente no estado do Rio de Janeiro, foram recuperadas, e iniciou-se uma certa conscientização preservacionista que freou o desmatamento. Entretanto, já se considerava o pau-brasil como uma árvore praticamente extinta."


texto retirado da wikipedia.
Link to comment
Share on other sites

Então os malefícios da indústria da moda já têm séculos, agora são os corantes artificiais que poluem os rios... de qualquer modo aquilo era um artigo científico que vi num site brasileiro de ecologia. Não me admira nada que ninguém depois cumprisse as leis, porque até aqui as coisas decaíram bastante como é sabido. Também em Portugal há agora um processo que involve políticos e tudo, sobre abate ilegal de árvores. Felizmente há agora maior consciência dos cidadãos e esse abate foi suspenso logo, porque chamaram as autoridades e os media ainda a tempo de salvar grande parte. Agora retomando o tópico das plantas das cidades, como é o esquema de S. Salvador da Bahia? Porque eu vi várias fotos das ruas da cidade (Miguel Rio Branco) e também documentários e a zona histórica da cidade parece-se muito com Lisboa, declives inclusive. Vou ver se já está no Google-maps.

Link to comment
Share on other sites

o curioso de se culpar os portugueses do passado nos decasos urbanisticos e ecologicos é o fato que em nada redime o brasileiro de suas barbaries, que tambem é portugues de origem, e dele ainda traz muitas caracteristicas sociais, corruptelas e valores, porque em excencia não o deixou de ser. portugal e brasil hj são duas vertentes de um mesmo momento anterior, cada uma com caracteristicas proprias mas com uma origem comum.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Na minha opinião, São Paulo é uma cidade incrível. Uma verdadeira metrópole, cheia de contrastes e de vida. É muito rica culturalmente. Uma pessoa que não tenha dinheiro para viajar o mundo inteiro, ao conhecer São Paulo tem a oportunidade de vivenciar culturas diversas e longínguas. Pode-se ver arquitectura da melhor e pior qualidade, o que é bom, pois gera discussão, troca de idéias. E o que há de mal em São Paulo, é reflexo disso tudo, unido ao contexto de ser uma cidade brasileira, que enfrenta o mesmo problema político, econômico e social de todas elas. São problemas de governos corruptos q nada fazem, ou de governos engajados com poucos recursos. Ou problemas de educação da comunidade, há quem diga que é o inverso... enfim, a culpa é questionável, e não serve para nada além de dar "nome aos bois". Contribuir mesmo parte da atitude de cada um. E bato palmas àquele que puder dizer "eu faço a minha parte". Só uma observação: sou carioca, mas conheço são paulo.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

É lamentável que uma personalidade do mundo académico, e de reconhecido valor, não tenha, por força dos cargos governativos desempenhados, um visão mais ampla do que é problemática urbana.
Remeter a gênese do maior problema urbano do Brasil, e um dos maiores do mundo, mas também uma das mais cativantes vivências de cidade, para a colonização portuguesa é, no mínimo, menosprezar a contribuição de milhões de brasileiros, conhecidos e anónimos ao longo destes últimos 186 anos.
O Prof. Fernando Henrique Cardoso é sociólogo e , por força desse seu olhar disciplinar, obriga-se a ter uma compreensão mais apurada do que são os fenómenos urbanos.
Sua afirmação, embora contextualizada numa eventual troca de adenotas, poderá denotar uma irresponsabilidade típica de quem, deste modo, não opera com sentido atento e crítico perantes os problemas que governantes ou comunidade académica têm de enfrentar.
Confundir Corpus Christi com Habeas Corpus, tende a ser uma manifestação habitual de quem não assume com convicção o seu papel de responsabilidade social.
E, certamente, o Prof. Fernando Enrique Cardoso desconhece as outras tantas dezenas de assentamentos urbanos formados pelos prtugueses espalhadas pelo globo que não têm esse "caos urbanístico". Muitas são Património da Humanidade, e muitas dessas situam-se no Brasil. Certamente o ilustre Professor não conheçe o seu Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.