Jump to content
Arquitectura.pt

JVS

O Silencio na Arquitectura

Recommended Posts

Sim, a minha tese foi sobre esse tema. Como ainda não foi publicada, não posso disponibilizar o link para veres a organização. Como acho que já mencionei aqui, se não o fiz faço agora, acima de tudo o silencio na arquitectura pode ser muita coisa, e varia de pessoa para pessoa essa percepção. Já tive muitas pessoas a virem ter cmg, devido a esse tema e vi teses tb feitas com essa abordagem...Mas no fundo o silêncio divergia bastante, de tese para tese, até porque cada um de nós o vê e sente na arquitectura de maneira muito própria. Eu abordei a questão da luz, da materalidade, o branco, o gesto, a paisagem, o tempo...No fundo questões e fenómenos provocados pela interação de uma obra com a natureza que despelotassem a emoção no sujeito que presencia, que a sente. É muito subjectivo e não é... Eu agarro nestes tópicos e desenvolvo a parte mais emocional da arquitectura, como pode outra pessoa agarrar nestes mesmos tópicos e explorar a tese num sentido contrário ao meu, porque sente o Silêncio de modo diferente...Este toca de forma diferente da minha, da tua, de inúmeras pessoas... Muito importante é explorar o que é para ti e onde se manifesta esse tal Silêncio, em que situações... e a partir daí dar corpo a essa pesquisa e encontro.

Eu no meu trabalho abordo diversas perspectivas. O silêncio como um ponto de partida para o processo criativ, como linguagem, como sentimento, etc, pois a minha dissertação é mesmo só sobre este tema. E tudo partiu do meu fascínio pelo lado emocional que a arquitectura é capaz de proporcionar, como refúgio. Kaz, será pedir de mais ou poderás ajudar-me quanto a dissertações ou teses sobre este tema? Eu tirei o curso no Porto, e aqui não encontrei praticamente nada. Será que por Coimbra ou Lisboa encontrarei?

Bom eu estando em Lisboa, tive a biblioteca de artes da Gulbenkian como local frequente para pesquisa e bibliografia. Encontrei muita coisa mesmo, além de coisas na net no famoso site que toda a gente conhece de cor e salteado, vitruvius/textos... Na altura quando estava a fazer, tinham-me dado como indicação um livro daqueles de cabeceira mas com muito sumo para a tese, embora não falasse de arquitectura, "elogio do silêncio", colecções x público...não cheguei nem a comprar nem a ler, já tinha muito material para trabalhar na altura. O silencios elocuentes de Carlos Marti Arís, (espanhol) tb é mt bom...pequeno fino mas mt bom...esse mandei vir de espanha, mas pelo que sei já há em Lisboa. Se tiveres bibliotecas de Arte próximas de ti encontrarás mt coisa.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.