Jump to content
Arquitectura.pt


Frank Lloyd Wright


AnaS

Recommended Posts

Olá!
Para a disciplina de História de Arte, tive de escolher um arquitecto do século XX para realizar um trabalho de final de período.
Escolhi o grande Wright, mas estou confusa... Wright integra-se no período de Arte Deco, certo??? (Ainda não entendi muito bem onde se integra Wright na Arte Deco!)
Outra coisa é: tinha de escolher um edificio para fazer a análise. Escolhi O MUSEU GUGGENHEIM porque foi aquele que mais me saltou à vista. Também ainda não tenho a certeza se fiz a escolha acertada, já que existe mais informação acerca da CASA DA CASCATA.... Quando pesquiso acerca do museu guggenheim, aparece uma data de edificios com esse nome, e ás vezes engano-me... Ainda noutro dia apareceu uma planta com o nome museu guggenheim mas que afinal não era a mesma coisa... Por isso é que eu ainda prefiro os livros em vez da Internet!

Precisava de saber alguns termos que não domino, como por exemplo:
http://www.new-york.me.uk/guggenheim_3.jpg
O edifício parece organizar-se em forma cilindrica. Na imagem, aparece um género de varandins ao longo da altura do edifício. É esse o termo correcto (varandins?) É que parece-me que estes são mais um género de corredor e, pelas imagens, ainda não consegui perceber se o espaço está realmente aberto ou se existem vidros a tapar os "varandins"
O que se pode dizer mais acerca desta imagem? Para além da estrutura ser toda muito "ondulada" e as paredes brancas transmitirem luz?

'>

Gostava de saber a vossa opinião: porque será que o arquitecto quis fazer o edificio desta forma?? Tão redondo??? Será que existe algum motivo para além do estético??? Ainda não consegui encontrar essa informação.

Gostaria de obter uma planta do edificio. Alguém sabe onde a encontrar??

Muito obrigada

Link to comment
Share on other sites

Em relação a este edifício há muito que falar e nem eu sei a totalidade da historia. O melhor é procurares nas monografias do FLW. Para perceber o edifício é necessário entender toda a ideologia do arquitecto em torno da sexualidade e da androgenia. Este edifício formalmente surge desta forma como alusão a um útero de mulher... Mas não sei dizer..

Link to comment
Share on other sites

"Para perceber o edifício é necessário entender toda a ideologia do arquitecto em torno da sexualidade e da androgenia. Este edifício formalmente surge desta forma como alusão a um útero de mulher... Mas não sei dizer.." A sério? Que interessante! Eu não chegavaa lá... lol amanhã vou á biblioteca pesquisar... Agora estou curiosa acerca do que é que isto tem a ver com o útero da mulher....:/

Link to comment
Share on other sites

As dificuldades que tens no cruzamento de informações é porque, como saberás, 2 guggenhaim construidos, esse e o de Bilbao, fala-se À algum tempo de um em Guadalajara, no México, e mais recentemente outro creio que no Dubai... Aquilo a que chamas "varandim", é um corredor em espiral que percorre o edifício e que vai dando acesso aos diferentes espaços. Tanto quanto sei, não tem vidro...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

bem na minha opinião ( e por experiencia propria ), "a" obra de F.LWirhgt é sem duvida a Casa da Cascata. Tanto a nível da proporção, da escala, da relação entre os espaços, da sua inserção no local, e toda a "lenda" em volta da casa Kaufmann ,...

Por outro lado, o Museu que presentemente, se encontra em restauro ao nível do seu exterior, é também surpreendente!

Ana, em qualquer biblioteca tens informação acerca do arquitecto assim como monografias que te podem ajudar no trabalho. Aproveita que nas Fnac's também existe bom material de pesquisa.

Bom Trabalho!

Link to comment
Share on other sites

Olá. Muito obrigada a todos pela ajuda. Já encontrei bastante informação sobre o arquitecto. A minha principal dificuldade é obter informações acerca do edifício. Tenho visto muita coisa escrita acerca da "Casa da Cascata" mas acerca deste, não muito....

Link to comment
Share on other sites

AnaS, este ano tive de estudar este museu para sustentar algumas opções que fiz no meu projecto da faculdade. desde já sugiro-te o livro do Frank L. Wrigth da Taschen porque tem lá as plantas. :) depois, posso-te dizer que, ele nessa obra previligia essencialmente a circulação, o acto de circular todo o edifício e ao mesmo tempo ter a percepção do todo (dai a opção cilíndrica) todo o edifício é percorrivel em rampa, e as paredes são inclinadas para que assim, as obras expostas possam ter uma maior reflexão da luz :D qualquer coisa que precises, duvidas e afins, entra em contacto comigo, se entretanto não encontrares nada. beijo e bom trabalho

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Olá!
Para a disciplina de História de Arte, tive de escolher um arquitecto do século XX para realizar um trabalho de final de período.
Escolhi o grande Wright, mas estou confusa... Wright integra-se no período de Arte Deco, certo??? (Ainda não entendi muito bem onde se integra Wright na Arte Deco!


Art Déco? Wright? FLW foi discipulo de Louis Sullivan e foi um dos criadores do funcionalismo organico... alias "organico" e uma palavra chave nas suas obras, termo que ja sullivan utilizava...

Art Deco e de certo modo mais futil e muito kitch. Penso que wright nao se enquadra de todo nesse movimento...(corrijam me se me engano)

Acabaram com a disciplina Teoria do Design e fizeram muito mal... eu tive a e é uma ajuda incrivel a nivel de cultura geral e ate bases na arquitectura do sec. XX...
Link to comment
Share on other sites

uma questão a considerar é se a forma do vazio interior escavado em negativo não se assemelha(simbolicamenteà espiral do conhecimento em sentido ascendente?isto tem relação com o percurso ao longo do museu como já foi aqui referido, mas será q não terá também a ver com o percurso do indeviduo enquanto fruidor do espaço museu? a arquitectura tem quase sempre um discurso, conta uma história ainda mais quando estamos a falar de grandes mestres como FLW, cabe-nos descobrir qual é essa história, é um desafio sempre muito estimulante. uma sugestão para análise de edifícios: a dinâmica da forma arquitectónica- Arnheim, rudolf- editorial presença, colecção dimensões

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos!!! Muito obrigada pela ajuda. Mondrian, segunda-feira vou á vou à biblioteca municipal para ver esse livro! :) Pois... realmente a disciplina de Teoria do Design já acabou... Não conheço bem a disciplina mas penso que era útil, pois em História da Cultura das Artes faltam algumas bases nas matérias... Eu escolhi esta obra porque quase toda a gente da minha turma escolheu a Casa da Cascata e eu quis fazer uma coisa diferente porque senão ficava tudo igual... Também acho a Casa da Cascata interessante mas penso que este Museu também tem muito que se lhe diga!! :D Aaliz muito obrigada também pela sugestão do livro... :) Vou consultá-lo! E o teu comentário forneceu-me alguma matéria... ihihh Pesquisei já bastante na Internet e a maioria da informação que consegui era em Inglês... Tenho aqui 22 páginas em Word para traduzir... :/ Este trabalho é bastante importante para mim... Já que tem o mesmo valor que um teste... O ano passado não foi um ano muito bom para mim e baixei em todas as disciplinas. Tive 15 a História de Arte... Este ano já consegui ter 17 mas espero subir com este trabalho para compensar a desilusão de nota do ano passado... :/ obrigada bjs

Link to comment
Share on other sites

Art Déco? Wright? FLW foi discipulo de Louis Sullivan e foi um dos criadores do funcionalismo organico... alias "organico" e uma palavra chave nas suas obras, termo que ja sullivan utilizava...

Art Deco e de certo modo mais futil e muito kitch. Penso que wright nao se enquadra de todo nesse movimento...(corrijam me se me engano)

Acabaram com a disciplina Teoria do Design e fizeram muito mal... eu tive a e é uma ajuda incrivel a nivel de cultura geral e ate bases na arquitectura do sec. XX...


“Um edifício orgânico seja qual for a sua data de construção, é adequado ao seu tempo, ao seu local e ao homem” :)

Tenho um livro sobre ele da TASCHEN que vinha com o Público (deve ser o mesmo que a mondrian se refiria...) que tem uma "breve biografia" e dá a conhecer uma data de obras dele. Vê se alguém que conheças o tem...

Podes também falar da história da construção do edifício que no inicio teve uma alteração por parte dos novos donos do projecto que não concordavam algumas coisas do projecto e posteriormente acabou-se por voltar à forma como Wright tinha projectado.
Link to comment
Share on other sites

duas curiosidades: este museu foi encomendado pela mulher de solomon guggenheim que era artista e fa da obra de FLW. devido a controversias relativas a forma do edificio, a construçao deste demorou cerca de 17 anos e so foi acabada depois da morte do arquitecto. podes usar isso no trabalho :) pode valer uns pontitos

Link to comment
Share on other sites

duas curiosidades: este museu foi encomendado pela mulher de solomon guggenheim que era artista e fa da obra de FLW. devido a controversias relativas a forma do edificio, a construçao deste demorou cerca de 17 anos e so foi acabada depois da morte do arquitecto.

podes usar isso no trabalho :) pode valer uns pontitos



obrigada!!! Vou usar de certeza :D já registei! :icon_chick:
Link to comment
Share on other sites

Uma das coisas que se dizia deste edificio era que as pessoas se deslumbravam com o vazio no centro e á medida que percorriam o circuito em espiral, olhavam mais para o mesmo do que propriamente as obras expostas na parede oposta.


Pode-se pôr uma questão interessante, o saber até que ponto é que a imagem do edifício deve suplantar a função para o qual foi pensado...

Tinha-mos aqui pano para mangas numa discussão sobre este tema...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Cá no fórum tens alguma informação sobre esta questão, nomeadamente em (http://www.arquitectura.pt/forum/f11/guggenheim-5th-avenue-cracking-5836.html) com uma imagem das "rachadelas" que o betão sofreu ao longo destes anos...

E ainda temos um tópico sobre os novos Guggenhaim:
http://www.arquitectura.pt/forum/f31/novos-guggenheim-2626.html

Boa sorte para o trabalho :)

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.