Jump to content
Arquitectura.pt


[Debate] Equipamentos


3CPO

Recommended Posts

Bem, em relação ao projecto daqui chamou-me a atenção dois pormenores:

Primeiro a planta muito muito funcional e simples onde se destaca uma descentralização das funções num único corpo obrigando as pessoas a circular pelo edifício. Gosto de percursos.

Depois destaco ali o corpo do auditório, em que pela simplicidade a sua forma é despida de "addons" , sendo que o desnível onde assentam as cadeiras é de facto o que se apercebe de fora.

Tem uma forma muito elegante.

:icon14:

Link to comment
Share on other sites

Sem dúvida que os equipamentos são os programas em que o projectista tem maior liberdade formal. Talvez seja pela realidade e variedade dos programas, talvez seja pelo valor simbólico da peça "equipamento" enquanto elemento de excepção na continuidade da cidade, talvez seja pela "tolerância" formal que o cidadão, enquanto consumidor, dá a estes elementos arquitectónicos, talvez por tudo isso, talvez também por outros factores. O certo é que a cidade enquanto elemento vivo, "serve-se" destes programas para ganhar vitalidade e movimento, para conquistar novos polos de atracção, novas centralidades, novas formas de ver e percorrer o espaço urbano...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ainda há alguns dias discutia com alguém sobre a hierarquia do espaço público gerado por um equipamento, mais própriamente uma residência de estudantes.

Será que existem espaços "semi-públicos"? Não será um pouco contraditório?
Neste sentido, os equipamentos têm um papel fundamental no desenho deste tipo de espaços.

Deixo algumas imagens:

Imagem colocada Imagem colocada

:)

Link to comment
Share on other sites

Pela excelência das plasticidade das soluções volumétricas, para mim o projecto-mor é a Faculdade de Medicina Dentária....esta coisa.


Também é um projecto que aprecio bastante...
A implantação está muito bem conseguida bem como a sua escala e relação com a envolvente.

Só é pena não ver ninguém entrar por este acesso:
Imagem colocada

Passo lá todos os dias e essa zona em especial não tem qualquer movimento...

:)
Link to comment
Share on other sites

A questão dos "espaços semi-públicos" é sempre ambígua e pertinente de ser discutida. Um espaço ou é público ou é privado. Aquilo que nós poderemos categorizar como "semi-público" surge na maior parte das vezes através de um desenho de espaços exteriores que permite criar certas formas de privacidade ainda que sejam visitáveis por qualquer pessoa. Com isto o espaço não deixa de ser público, mas passa a ser visualmente inatingível ou mentalmente inalcançável. Por isto penso que devemos evitar usar o termo "espaço semi-público" perante uma condição de ambiguidade espacial. Quero com isto dizer, um espaço que é deixado praticamente ao acaso na sua condição de uso. Pode ser público ou pode ser privado... Na verdade estes espaços acabam por não ser nem um nem outro. Ficam-se pela ambiguidade e a curto prazo estarão desertos e vandalizados. O que caracterizará então o tal espaço "semi-público" será a forma como é desenhado e como se relaciona com toda a envolvente, permitindo que seja acessível a toda a gente, mas (por exemplo) afastado dos olhares externos ou tratado de outras formas que permitam de certa forma uma breve barreira.

Link to comment
Share on other sites

Como definição de espaços, acrescentaria também o "semi-privado"... Não me parece que seja redutor usar um, ou outro termo, até porque não é o termo que dita se o espaço vai ou não ser vivido de acordo com os pressupostos iniciais... No meu tempo de estudante, quan do catalogava áreas mais frequentemente, servia-me desses 4 termos para identificar espaços com caracteristicas necessariamente diferentes: - público - espaço acessível fisicamente a todas as pessoas (ruas, praças, parques, etc); - semi-público - espaço que sendo público, pelas suas caracteristicas limita a acção do utilizador numa qualquer vertente (relvados inacessíveis, encostas ingremes, entradas de edifícios públicos que normalmente se encontram encerrados, etc); - semi-privado - espaço de uma qualquer forma encerrado que permite algum tipo de relação com o espaço público, por exemplo, invasão visual do espaço (varandas, jardins privados visíveis apartir da rua, espaço de uso público, mas fisicamente privado em volta de edifícios privados); - privado - espaço separado do espaço público fisica e visualmente...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá a todos Acabo de registar-me e pareceu-me muito interessante este fórum sobre equipamento, surpreendeu-me pela positiva este debate e a quantidade de informação que prestais. Parabéns! Sou arquitecto, que vive e trabalha em Madrid; Já sulquei vários caminhos na arquitectura e actualmente dedico-me a equipamentos, especial mente arquitectura hospitalária; gostaria de puder trocar várias opiniões com vocês sobre este tema, ou qualquer outro relacionado com arquitectura Um abraço, Alberto Santos

Link to comment
Share on other sites

Depois de apresentar-me queria saber o que pensais sobre as PPP, projectos de Participação Publico Privados, como a serie de hospitais que agora estão a lançar-se em Portugal, Que opinais? Aqui em España é muito frequente uma vez que levam muitos anos com este tema, sem querer dizer que seja bom ou mau. Apenas que existem muitos e não só em temas hospitalares, também na construção de estradas, escolas.... Bom espero comentários.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Bom caro Alberto Santos, Quanto ao tema PPP, numa breve opinião acho, que é uma boa medida, no entanto os estudos de amortização e de contrapartidas publicas, quase nunca é publico, pelo menos na totalidade, acabando sempre por a certa altura vir a saber-se que afinal, contenplava esta e aquela clausula, em benefico do privado. Numa situação de puro equilibrio de forças, acho uma excelente medida. Em politicas publicas de curto e médio prazo.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.