Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] Casa Augusta Miranda - Espinho _ CNLL


3CPO

Recommended Posts

CNLL
Casa Augusta Miranda _ Espinho . 1998


Marcado por uma necessária e fundamentada contenção de custos, este projecto resulta da necessidade de recuperar uma habitação, degradada pela construção do edifício de 4 pisos localizado a norte. Não havia intenção de construir um prédio com esta dimensão. No entanto, o plano que a Câmara tem em curso assim obrigou e a verba que havia para transformar uma velha casa dos finais do século XIX, deveria permitir para realizar a edificação de um volume com 4 pisos.

A solução para este local de grande visibilidade, assenta numa lógica de continuidade volumétrica. O que se pretendia era apenas uma ou duas habitações para a família e se possível fosse, alguma identidade e expressão deste tempo através de um novo desenho, apesar dos meios. O rés-do-chão é a garagem, o primeiro piso uma habitação com dois quartos talvez para os pais, o terceiro e quarto piso a habitação com três quartos em duplex, minimizando circuitos e integrando áreas que as vivências próprias da família, as suas experiências e as suas memórias, diziam ser necessário cumprir e assim se fez.

Metaforicamente trabalha-se sobre a fachada como se de um cenário se tratasse. O óculo que traz o mar, emoldurando-o, perturba o sentido da contenção ou do não excesso. Definida a geometria e a composição da fachada, foram-se subtraindo elementos, troços curvilíneos, que resultam num todo homogéneo. Só o lugar descentrado restou, como resultado de uma intersecção inexistente. A fachada oposta é o negativo e só a área central se desenha e recorta, de modo a permitir que entre a luz fundamental. É o movimento curvilíneo, quase côncavo, limitado por um pórtico maciço, que marca e define o desenho deste edifício, sendo capaz de comunicar uma forte relação entre a vida interior, as condições de produção e os vazios das superfícies, num permanente questionar sobre a actual função social da arquitectura.


Descrição Geral
Cliente: Augusta Maria Sá Meneses Miranda
Descrição: Projecto geral para edifício de habitação com r/c e 3 pisos, 2 apartamentos
Área de intervenção 488 m2
Local: Espinho, rua 8
Data Início | Fim: 1998 | 2001
Distinção: Obra seleccionada e integrada no inquérito à arquitectura do séc. XX em Portugal, pela ordem dos arquitectos.

Agredecemos a colaboração de CNLL.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...

Aqui sim podemos encontrar algo..de arquitectura! Desculpem-m, estou a ser injusto. Claro q tudo o resto é arquitectura..mas como tudo na vida há sp o lado bom e o mau..tb há Arquitectura Boa e Má! Pronto, mas cm já "casquei" bastante, vamos considerar isto "boa arquitectura". boa arquitectura, ou melhor, arquitectura com algumas qualidades arquitectónicas..! Sou impossível, já tou a "cascar" outra vez..vamos ficar por aqui, estas fotografias são boas (mas dispensava-s a das traseiras)....................................................

Link to comment
Share on other sites

S s sentiu incomodado, peço desculpa...Eu n critiquei a casa Augusta Miranda, apenas me referi depreciativamente à foto do alçado traseiro, pois n entendo de onde aparece aquela varanda redonda..mas podes considerar apenas uma questão de gosto..q para mim n é! Arquitectura n á uma questão d gosto, isso é para quem n sabe pensar e entender arquitectura..uma "peça"/ estrutura (cm lhe quiser chamar) arquitectónica tem d ser vista cm uma unidade e n cm uma soma d partes..o conjunto tem d ser uniforme e coerente..mas isto tb é mto redutor..podería tar aqui a escrever horas, mas infelizmente n posso, pois estou a trabalhar, por isso fico-m por aqui c mta pena minha, pq s há coisa q tb m dá prazer na vida, além d mtas outras coisas, é discutir arquitectura e estudar a arquitectura. E n sou um fundamentalista, antes d criticar o q quer q seja tento entender todo o processo de raciocínio q estará por detrás da concepção..mas q tb mtas vezes n está! Só para q conste, eu até gosto deste projecto, ou mais, da imagem do corpo..e o q eu critiquei foi parte do processo criativo do Nuno Lacerda e a postura q ele toma/ tomou no decorrer de algumas obras!! Mas s gosta do portfolio CNLL, estude-o c mais atenção e poderemos voltar a falar!! O meu comentário pode n ter sido o mais próprio para este projecto, mas foi no sentido da obra...Esta habitação e outra q s localiza mais a nascente, na rua 14 (espero n m tar a enganar) até são os dois melhores projectos do Carlos Nuno, na minha opinião, claro!

Link to comment
Share on other sites

Como "outsider" acabado de aterrar, parece-me que o discurso critíco sobre este imóvel, transparece a necessidade que naturalmente existe para colarmos ou sobrepormos a nossa maneira de ver a arquitectura, ao estar do autor do projecto em análise. Creio que antes de tudo é necessário analizar o contexto temporal e territorial do projecto, e ter em conta que uma construção como esta tem necessáriamente duas partes; o autor de projecto, e a pessoa que fez a encomenda! Muitas vezes uma obra para se concretizar não pode ser apenas a expressão pura do traço do autor, mas o reflexo de um jogo de cedências e compromissos entre a imagem que se quer criar e a imagem que o cliente (proprietário) faz da casa que imaginou, sob pena de apenas guardarmos mais uns desenhos bonitos na gaveta. Afinal não queremos todos que os nossos projectos ultrapassem a dimensão do papel?

Link to comment
Share on other sites

Umas questões que eu gostaria que alguém me clarificasse?


O alçado da rua porque não respeitou nenhuma das cérceas dos lotes vizinhos?
O vão horizontal principal parece no conjunto do alçado fora de “escala”?

O coroamento do edifício tem 3 vezes mais a espessura das “linhas laterais” que indiciam dois planos que formam uma “caixa” abstracta? O plano recuado revestido a madeira também não ajuda, porque provoca um contraste excessivo entre os planos alinhados.
A parede curva que se vê no alçado exterior apresenta-se no interior fora do contexto, basta observar os remates das madeiras e das portadas, o que leva a pensar que a relação entre os alçados e os interiores não são coerentes. Existe sim um excesso de formalismo pouco funcional!

O alçado interior (voltado para o logradouro) parece outro projecto!

O arquitecto desenhou as guardas da escada ou foi o serralheiro que inventou, que pormenores de fixação??! E começa logo no inicio da mesma!
O fogão de sala junto a uma escada, que enquadramento é este em que estamos virados para o “calor” e vemos uma escada ao lado?

Acho mais interessante a construção adjacente do sec. XIX, ao menos segue o manual dos pedreiros com todas as proporções correctas!
Link to comment
Share on other sites

Por acaso o facto do peso bruto do "coroamento" (destesto este termo) ter 3 vezes a espessura dos planos laterais agrada-me dado que lhe confere peso tornando dando ao alcado uma imagem mais horizontal. quanto as guardas, ehehe, ai tenho de admitir que nao conferem com o restante.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Encontrar soluções para edifícios de duas frentes, nem sempre é facil, especialmente na limitação de utilização de corpos emergentes. O "esvaziar" da empena, deixando à superfície apenas os corpos que se pretendiam destacados, parece-me ter sido bem conseguido! Neste projecto, o que me agrada mais, será naturalmente o alçado principal que me parece bastante harmonioso e equilibrado! O seu interior também me parece bastante bem resolvido! O alçado posterior, embora perceba a necessidade de o manter simples, a varanda redonda, realmente parece pouco integrada, quase de calções numa festa de gala! Não percebi a necessidade de inclinar a parede do piso superior, quando o poderia ter apenas simulado que o iria fazer pelo exterior. Acabou por criar recantos de dificil remate visual no interior! Sem duvida que seria um cliente satisfeito com um projecto destes!

Link to comment
Share on other sites

O fogão de sala junto a uma escada, que enquadramento é este em que estamos virados para o “calor” e vemos uma escada ao lado?

Pior que o enquadramento da escada, é estar encostada a uma parede, (ha?.. se olhar-mos para o corpo da lareira independentemente diriamos que esta estava centrada num determinado plano). Estou de acordo que existem aqui algumas (muitas) coisas estranhas.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 2 months later...

Caro Gupyna, que violência.. o Academismo não é para todos. E ainda bem. Não sei se conheces as obras do Autor em questão, mas posso te informar que esta obra goza de um grau de promenor raro. Era muito bom se o trabalho dele garantisse este nivel minimo de preocupação. Quanto às coerencias.. isso também não é para todos. Até porque não me parece que seja uma mera questão arquitectonica, mas sim de ética/estética pessoal. O que achas?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Fico pensando na primeira imagem que a pessoa têm quando passa na rua. Concordo com alguns sobre pelos importantes pormenores interiores, mas quanto a fachada, fico pensativo. Pessoalmente me incomoda as bordas de tudo, desde a própria construção, até a borda envolvente das janelas. O tratamento em madeira esta na moda, e cai bem, o que estorva são a desproporcionalidade das bordas. A figura da janela poderia ser ressaltada de outro modo... Com relação ao interior, as aberturas verticais parecem iluminar bem a área, e a ocupação do lote parece ter um bom argumento e organização. É isso.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.