Jump to content
Arquitectura.pt

TiCo

Vermelhos/Amarelos

Recommended Posts

Documentação não sei, mas vermelhos é a construir e amarelos é a demolir... apartir daí é fácil... Marcas a preto o existente a manter, a vermelho todas as novas linhas (tramas incluídas), e a amarelo as demolições...

Mas isso não é tão linear quanto isso! há regras a seguir! Alias todo este trabalho é uma estupidez, só gera confusão... Daí andar a procura de documentação, principalmente com exemplos de aplicação para tirar umas duvidas :s

????? :? Nunca ouvia falar de azul... :?: As plantas são de "vermelhos e amarelos", não de "vermelhos, amarelos e azuis"... As plantas de vermelhos e amarelos são para projectos de alterações a projectos já licenciados (estejam ou não construidos)... A preto marcam-se as pré-existências que são a manter (no caso de um projecto ainda não construído, tudo o que vai continuar igual ao projecto já licenciado). A amarelo marcas as demolições (ex: secções de paredes a demolir, portas e janalas que deixam de exitir, escadas que vão mudar de sítio, etc). A vermelho desenhas as alterações que vais introduzir ao projecto (ex: novas paredes, secções de parede onde antes existia um vão, novos vãos, novas escadas, etc)... Eu chego ao ponto de ao desligar o layer amarelo e mudando as cores dos layers vermelhos (uso um para vãos, outro para paredes, outro para tramas, outro para coisas em vista, etc) para as respectivas cores do existente, ficas com o projecto pronto para imprimir sem vermelhos e amarelos, que serve por exemplo para mostrares ao cliente, para ele não se confundir com as cores... depois é só voltar aos vermelhos e ligar os amarelos e o projecto está pronto a imprimir para a câmara... PS: Tens de ter cuidado para algumas linhas não desaparecerem quando desligas os amarelos (por vezes tem de se sobrepor vermelhos e amarelos, por exemplo, quando desaparece uma parede (amarelo), mas existe uma linha limite de jardim por baixo (vermelho vista). Neste caso dou mais importância à parede que desaparece, por isso fica em cima, mas tem de existir a vermelha por baixo, para quando desligares os amarelos ela ver-se... Posso estar enganado, mas nunca ouvi falar de azul... o que se vai licenciar está a vermelho... mas aconselho-te a perguntares a mais pessoas... Com a prática habituas-te e depois fazes isso quase intuitivamente...

Lol pratica tenho eu mais que tu! :p
Por isso queria ver se encontrava alguma documentação concreta porque há muitas situações onde isto fica uma 'salgalhada' desgraçada, e mais valia estar quieto nestas situaçoes porque em vez de servir para alguma coisa, ajuda é á confusao :p! Já me chegou aos ouvidos que a arquitectura e vida ou a arquitectura e construção ja publicou qualquer coisa sobre isso, mas não consigo encontrar o numero dela!! :s

Tens aqui o exemplo da camara de São Vincente onde usam a cor azul.
Aqui nas minhas pesquisas ja encontrei outras cores usadas tambem! Algumas delas exemplos não portugueses! é o chamado projecto árvore de natal....

Não sei quantos anos tens de prática, mas nisto dos vermelhos e amarelos eu já levo alguns... (talvez 8 anos)... mas isso não quer dizer nada... Não te adianta ires ver projectos estrangeiros, porque a legislação/regulamentos podem ser diferentes, e não te vão adiantar nada... Tenta é ver exemplos nacionais (eu tenho a AV, posso tentar ver e depois digo-te alguma coisa)... mas tens de pensar que se gerar muita confusão, começa a valer o bom senso... Ninguém te vai invalidar um projecto por "eliminares" alguma coisa... O vermelho e o preto é que têm de ir completos e "por cima", depois se o amarelo gerar muita confusão, sempre podes apagar as linhas amarelas de mobiliário, tramas de pavimento e tramas de paredes, louça sanitária, equipamentos, etc. Podes sempre chegar ao extremo de apenas ficar com as linhas amarelas das paredes, que o desenho não perde leitura... agora se quiseres desenhar tudo e as alterações forem muitas, podes ter a certeza de que vai haver confusão (como já decerto comprovaste)... Se encontrares documentação (tipo regulamentos) devem ter apenas as regras que te dizem como representar tudo, sem falar de possiveis omissões, porque num plano ideal elas não existiriam, mas temos de ter bom senso para não entrar em exageros... pelo menos é assim que eu faço... e até agora tenho-me dado bem... PS: Não consigo abrir o ficheiro...

Pois é o que eu tenho feito :s uma pessoa joga sempre com o factor de simplificação para uma melhor leitura e enquanto não encontrar nada irá ter de ser assim!

O ficheiro é um pdf (aqui está a abrir) mas deixo.te aqui o link http://www.svicente.com/documentos_pdf/regulamento_obras_particulares.pdf a ver se assim consegues ver (procura por vermelho)

Já agora, com o revit é possivel fazer isto directamente?

Continuo sem conseguir abrir... se calhar é defeito deste adobe reader... Trabalho com o Revit à uns meses mas nunca fiz nenhum projecto de vermelhos e amarelos com ele. No entanto sei que é possivel fazê-lo facilmente, mas não sei como... Tem a ver com a fase de criação dos objectos. Quando vais às propriedades de uma parede, por exemplo, em baixo, no sector "Phasing", tens "Phase Created" e "Phase Demolished"... Tens de definir cada objecto como existente, demolido, ou novo... mas experimenta e faz alguns testes... não deve ser assim tão complicado quanto isso... Também sei que depois é possivel automaticamente ficar apenas com a planta do edifício antes da obra, tudo a preto, assim como o novo projecto, ou voltar aos vermelhos e amarelos, com a simplicidade de um "click", mas como já antes disse, ainda não tive a necessidade de experimentar essas funções, por isso não te posso dar promenores fiáveis...

Em algumas câmaras o azul é recomendado para edificios a legalizar (azul-zona a legalizar)! Na realidade uma legalização de um edificio acaba por ser um processo instruido como sendo um licenciamento normal. Porque é que se chama legalização???Não sei!!!!

Exacto! Contudo se é algo existente já deveria estar licenciado antes de ser construido. Perante este facto as autarquias adoptaram uma nova "modalidade" que é a chamada legalização que acaba por ser como disse um processo de licenciamento. Digamos que é do tipo: vamos fazer a obra ilegalmente e depois logo se vê! Ou seja, as pessoas fazem sem licenciamento e depois legalizam (isto em certas autarquias sem uma fiscalização eficiente!)Se estiver errado pff corrigam-me. Abx....

Pois é o que eu tenho feito :) uma pessoa joga sempre com o factor de simplificação para uma melhor leitura e enquanto não encontrar nada irá ter de ser assim!

O ficheiro é um pdf (aqui está a abrir) mas deixo.te aqui o link http://www.svicente.com/documentos_pdf/regulamento_obras_particulares.pdf a ver se assim consegues ver (procura por vermelho)

Já agora, com o revit é possivel fazer isto directamente?

Oi...

Com o Revit é bastante fácil fazer os projectos de alterações: nas opções dos elementos podemos indicar em que fase se inserem (existente ou novo) e durante o processo de alteração, existe um botão que se chama "demolish" que serve para identificar quais são os elementos a manter e os que são a demolir. Na altura de imprimir, o próprio programa irá aplicar a côr consoante o tipo de elemento (a ficar, a demolir ou a construir).

Para saber como isso funciona, a SisCAD desenvolveu um documento técnico que explica isso.. vou tentar colocá-lo aqui... se não der, envia-me um mail que eu reencaminho

cumprimentos

Exacto!
Contudo se é algo existente já deveria estar licenciado antes de ser construido. Perante este facto as autarquias adoptaram uma nova "modalidade" que é a chamada legalização que acaba por ser como disse um processo de licenciamento. Digamos que é do tipo: vamos fazer a obra ilegalmente e depois logo se vê! Ou seja, as pessoas fazem sem licenciamento e depois legalizam (isto em certas autarquias sem uma fiscalização eficiente!)Se estiver errado pff corrigam-me.

Abx....

Eu prol da honestidade até seria o correcto, usar o azul nas construções existentes a legalizar, no entanto, e muito porque parte do problema está na deficiente fiscalização as autarquias devem optar por encarar os processos como novos licenciamentos...
Agora...pergunto eu...como fazem os técnicos que vão tirar fotos ao terreno dos requerentes do "antes" ?!?
Enfim... como disse inicialmente, em prol da honestidade e mesmo da conformidade até que não seria mau considerar isso! :icon14:

Conclusão: Falem com as respectivas edilidades, pois nem sempre as coisas bem feitas são bem aceites... :tired:

Abraços,

Tb sinto que os desenhos ficavam uma salgalhada. Já por diversas vezes apresentei desenho apenas com preto e vermelho. Amarelo é o preto que fica sobre o vermelho. Tb nunca utilizo mais do que 3 espessuras de linha, o que, de acordo com um bom critério de utilização, é mais do que suficiente.

????? :? Nunca ouvia falar de azul... :?: As plantas são de "vermelhos e amarelos", não de "vermelhos, amarelos e azuis"...

Passei por aqui por curiosidade (...) e nem quero acreditar no que acabei de ler!!!!!

Bom dia,
encontro-me a fazer os "vermelhos amarelos" para um projecto de licenciamento mas surgiu-me uma duvida quanto ao elementos a entregar com esta informação (V/A). Tenho as plantas com a sobreposição de vermelhos e amarelos, dois cortes e dois alçados, mas devo fazer a totalidade dos cortes e dos alçados com os vermelhos e amarelos? Mesmo sabendo q no caso dos alçados seriam todos a vermelho?

Cumprimentos

...mais uma questão, os desenhos V/A devem ser igualmente cotados legendados e com a indicação da área de cada compartimento? Abraço PS: em relação à duvida do dia 09.08.10 fiz tudo... :p