Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] Reabilitação _ Casa Pintora Graça Morais _ CNLL


3CPO

Recommended Posts

CNLL
Reabilitação _ Casa Pintora Graça Morais . 2001-2005

O projecto para uma construção antiga de uma moradia unifamiliar de r/chão e andar, apelou ao maior cuidado no que respeita à sua recuperação e melhoramento, promovendo um edifício com características eminentemente actuais, conservando os valores inerentes do edifício primitivo.
Em termos de implantação, a remodelação respeita na íntegra a já existente, por forma a retratar o mais fielmente possível a traça arquitectónica original, tendo o edifício sofrido essencialmente reformulações ao nível dos materiais de revestimento interior.

O edifício projectado, procura apresentar uma solução em que se conjuga a habitação e um atelier de pintura com as suas várias salas de trabalho e salas de apoio a actividade da requerente, integrada numa ideia de proporcionar áreas generosas e usufruir das qualidades próprias que este edifício possui.
A construção é composta por dois corpos distintos, desenvolvendo-se um só ao nível do rés-do-chão e o outro em rés-do-chão e 1º. andar, e pensou-se a seguinte distribuição:
O rés-do-chão das construções, em que se procede somente a recuperação da estrutura e substituição dos revestimentos consoante a utilização futura, será praticamente todo destinado a atelier de pintura com as suas várias salas de trabalho, uma instalação sanitária de apoio, uma sala de música, uma sala ampla e um escritório.
Ainda ao nível do rés-do-chão e recuperando-se os elementos existentes, projectou-se uma habitação que poderá servir de apoio à habitação principal, composta por uma saleta, cozinha, quarto de dormir e quarto de banho. Serão também conservados os lagares que ajudam a transmitir e preservar o modo de vida e tradições outrora existentes neste edifício.

Para o 1º. andar da construção projectou-se a habitação que será composta pela sala de estar, sala de jantar, três quartos de dormir em que um possui quarto de banho privativo, cozinha, quarto de banho e um WC de serviço, lavandaria e um alpendre que será fechado. O acesso a este piso será feito pela escadaria exterior também ela já existente.


Descrição Geral
Cliente: Graça Morais
Descrição: Projecto geral para recuperação e ampliação de habitação com atelier de pintura
Área de intervenção 572 m2
Data Início | Fim: 2001 | 2005


Agredecemos a colaboração de CNLL.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 11 months later...
  • 2 months later...
  • 2 years later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.