Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] COGE - Maternidade e Ampliação de Lar _ Espinho - CNLL


3CPO

Recommended Posts

CNLL
COGE - Maternidade e Ampliação de Lar _ Espinho . 1991-1999

O terreno localiza-se numa zona de transição entre o espaço urbano e o rural.
Dada a sua morfologia, orientação e localização, possui caracteristicas altamente favoráveis para a implantação de um edifício desta natureza, no que respeita à integração no contexto edificado envolvente, bem como, na criação e qualificação de espaços exteriores de lazer necessários à função do edificio.
com um declive a Poente, de pendente pouco ecentuada, é no sentido Sul que toma a cota mais baixa.
A implantação decorre das preocupações de articulação com o edifício existente, da paisagem envolvente, sistemas de acessos, topografia e orientação.

A natureza do programa, ampliação do Lar com Dormitórios, Sector de Profundos, Sector Terminal, Centro Médico, Cantina, Auditório e uma Maternidade para uma população Espinhense amplamente necessitada, e a preocupação de caracterizar formalmente o edifício, por forma a que estes sectores clarificassem uma funcionalidade e estabelecessem um todo harmonioso, orientaram a opção tipologica da implantação.
Formalmente esta proposta baseia-se na criação de um objecto arquitectonico assente numa geometria linear, onde se evidencia a separação das actividades fundamentais Lar e Maternidade, de modo a estabelecer ao nivel dos percursos e das actividades uma rigorosa separação, que se julga fundamental para um eficaz funcionamento deste complexo.

Neste sentido, propõe-se a Maternidade como um bloco autonomo, paralelo á rua, enquanto que o edificio destinado a Lar funcionará perpendicularmente e afastado do actualmente existente, o espaço necessário para garantir a salubridade deste, defenindo-se um pátio.
Com a criação deste patio, surge a proposta de construção de uma lage que separa e une os dois edificios com a mesma função.


Descrição Geral:
Cliente: Santa Casa da Misericórdia de Espinho
Descrição: Projecto geral para construção de maternidade com bloco operatório, sala de partos, quartos e ampliação de lar da 3ª idade com cozinha, refeitório, auditório e quartos
Área de construção: 5.109 m2
Local: Espinho, Anta
Data Início | Fim: 1991 | 1999
Distinção: Obra seleccionada e integrada no inquérito à arquitectura do séc. XX em Portugal, pela ordem dos arquitectos.


Agredecemos a colaboração de CNLL.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.