Jump to content
Arquitectura.pt


Quadrienal de Praga 2007 _ João Mendes Ribeiro


3CPO

Recommended Posts

JOÃO MENDES RIBEIRO
REPRESENTA PORTUGAL NA QUADRIENAL DE PRAGA 2007

João Mendes Ribeiro é o arquitecto convidado pelo Instituto das Artes/Ministério da Cultura para representar oficialmente Portugal na Quadrienal de Praga 2007, a exposição de maior prestígio internacional na área da cenografia e arquitectura para teatro. O Instituto das Artes organiza, pela primeira vez, a representação oficial na 11ª edição desta Quadrienal, que decorre de 14 a 24 de Junho de 2007.

João Mendes Ribeiro nasceu em Coimbra, em 1960. É um especialista em Arquitectura e Cenografia, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento e a influência destas disciplinas em Portugal. O seu percurso de reconhecido mérito nestas áreas conta já com diversos prémios nacionais e internacionais e com inúmeras publicações e exposições, destacando-se a sua presença na Representação Portuguesa na 9ª Mostra Internacional de Arquitectura da Bienal de Veneza de 2004, na qual integrou a exposição "Metaflux - duas gerações na arquitectura portuguesa recente".

A Quadrienal de Praga é organizada pelo Ministério da Cultura da República Checa e pelo Instituto de Teatro de Praga desde 1967. É hoje um evento à escala global constituindo-se como uma exposição que, juntamente com as suas actividades paralelas, cria um espaço para seminários, workshops, encontros de profissionais de teatro, proporcionando igualmente uma oportunidade para observar e comparar o desenvolvimento do teatro, a nível mundial, na sua componente de design.
Em edições anteriores participaram artistas internacionalmente reconhecidos como Tadeusz Kantor, David Borofsky, Ralph Koltai, Luciano Damiani, Ming Cho Lee ou Achim Freyer. Portugal esteve também representado, nas áreas de cenografia e desenho de guarda-roupa, por José Manuel Castanheira, João Brites, Nuno Carinhas, António Casimiro, José Rodrigues e Juan Soutullo.

A EDIÇÃO DE 2007

A 11ª edição da Quadrienal de Praga, comissariada por Arnold Aronson, Professor de Teatro e Director do Departamento de Dramaturgia da Columbia University, encoraja cada país participante a apresentar uma exposição individual dedicada a um tema que reflicta a singularidade da cultura teatral do país, integrando-a numa perspectiva mais globalizada acerca do que poderá ser a cenografia e arquitectura para teatro no século XXI. A Quadrienal, organizada em três secções principais - secção de exposições nacionais, secção de arquitectura e tecnologia e secção para estudantes (SCENOFEST) -, vai juntar em 2007 as participações de 60 países em actividades que incluem performances no centro da cidade de Praga, exposições temáticas, conferências e workshops.

A PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA

"ARQUITECTURAS EM PALCO" é o tema proposto por João Mendes Ribeiro para a representação portuguesa na secção de exposições nacionais da Quadrienal. O artista seleccionou diversos projectos e intervenções que reflectem o espírito contemporâneo de hibridação e experimentalismo e que abordam a cenografia enquanto experimentação de processos e linguagens comuns à arquitectura. A exposição irá ser organizada em torno de núcleos temáticos fortemente apoiados em textos conceptuais, mas também em materiais gráficos, desenhos, fotografias e maquetas e, eventualmente, em performances e peças audiovisuais. Neste sentido, o projecto para o espaço expositivo pretende condensar na forma construída a linguagem simbólica dos projectos a apresentar, concretizando uma aproximação ideológica ao tema "Arquitecturas em Palco" através de um dispositivo formal de evidente feição cenográfica.
Todos os materiais a expor serão acondicionados e transportados em "malas-mesa", que servirão também de suporte aos conteúdos, fazendo parte do próprio projecto cenográfico da exposição. Prevê-se ainda a (re)utilização de um dispositivo, também ele modular e transformável, concebido para a exposição "Paisagens Invertidas" da Ordem dos Arquitectos no XXI Congresso Mundial de Arquitectura (Berlim, 2002). Este dispositivo consiste numa estrutura modular em madeira, desmontável, e configura um pequeno auditório, em anfiteatro, dotado de um ecrã para projecções vídeo.

Trabalhos apresentados:
http://img265.imageshack.us/img265/4103/projector0201931a82so8.jpg
"Paisagens Invertidas", 2002 [projector] | Crédito: Daniel Blaufuks [download: winzip: 3.408 kb]


http://img265.imageshack.us/img265/8950/sequenciabaixares958102sq0.jpg
"Paisagens Invertidas", 2002 [sequência] | Crédito: João Mendes Ribeiro [download: winzip: 959 kb]


http://img265.imageshack.us/img265/939/malamesabaixa01975555vt0.jpg

http://img265.imageshack.us/img265/6885/malamesabaixares02975b2oz8.jpg

http://img265.imageshack.us/img265/9433/malamesabaixares0397614xf2.jpg
"OR Mala-Mesa + 2 bancos", 1998 a 2002 | Crédito: Patrícia Almeida download: winzip: 1.091 kb]


SOBRE A QUADRIENAL DE PRAGA 2007

Curador Geral: Arnold Aronson
Datas: 14 a 24 de Junho de 2007
Inauguração oficial: 14 de Junho, às 18h00

Local: Industrial Palace, Vystaviste Exhibition Grounds, Praga

Site oficial: www.pq.cz

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.