Jump to content
Arquitectura.pt


Será que existem demasiados arquitectos na Europa?


Arq.to

Recommended Posts

Será que existem demasiados arquitectos na Europa?


Imagem colocada


Será que o aumento de arquitectos no mercado influência o estado da arquitectura nacional?
Quais a soluções para evitar isso? O que fazer?



Fonte: http://anarchitecture.blogspot.com/2006/07/architects-per-thousand-people_12.html
Link to comment
Share on other sites

É por épocas, há 10 anos todos queriam ser enginheiros, agora todos querem ser arquitectos, isto depois quando o mercado saturar ha um revés, mas pode demorar ainda. As universidades privadas tb ajudaram nisso, para quando existia só dois sitios para formar arquitectos em Portugal e agora há... sei lá, mais de 10..... Na europa em concreto nao conheço as condições de formação de arquitectos :nervos:

Link to comment
Share on other sites

Por essas estatisticas vemos que portugal está acima do meio da tabela, e a tendência é clara... aumentar... Neste momento creio que somos mais de 14 mil e todos os anos saem mais umas "fornadas", como eu no ano passado... Se o mercado não tivesse saturado de patos bravos, a vida dos jovens arquitectos poderia ser mais fácil... mas nesta altura o mercado ainda está a "absorver" quem acaba o curso, pelo que a situação ainda é sustentável... A questão prende-se com aqueles que estão agora a entrar nas faculdades e quem o vai fazer nos próximos ano... Nessa altura a situação pode ser dramática...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Ainda chegamos ao ponto da Itália, que há uma espécie de limite de arquitectos na Ordem, daí que eles estejam por todo o lado e sempre com as vagas de Erasmus todas preenchidas, é uma mais valia para o curriculo deles assim como a oportunidade de acabar arranjar trabalho noutros paises :s

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que em Italia é assim... se pensarmos em 1.73 arquitectos por cada 1000 habitantes, somando a esses os que de lá vão trabalhar para outros países... é no mínimo assustador... Mas temos de pensar que isso é consequência da cultura arquitectónica do país... que diga-se de passagem... está uns furos acima da "nossa"... Um número assim tão grande de arquitectos por mil habitantes no nosso país, ia significar o desemprego para grande parte deles... sejam os patos bravos, a fast-arquitectura, ou os clientes que simplesmente deconhecem a arquitectura, tudo contribui para haver menos vagas para arquitectos...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente esta questão procupa-me. Não a da amigdalotomia :p , nem tanto o facto de sermos muitos arquitectos. A concorrência e a discussão de ideias é benéfica para a profissão e para todos. A selecção natural funciona (pelo menos em teoria). O que realmente me preocupa e para a qual não vejo solução imediata é a falta de cultura arquitectónica (e até ousaria retirar o arquitectónica :s ) das pessoas para quem projectamos. É verdade que o mercado pode estar a ficar saturado, mas é difícil singrar quando o arquitecto é o último técnico a quem um cliente vem solicitar os serviços. Não por ter algo contra os arquitectos, mas porque não reconhece o valor do seu trabalho, não entende as suas preocupações (que deveriam ser as dele) e como profissional o desrespeita.

Link to comment
Share on other sites

Para o comum português, o que tem valor é o engenheiro... mesmo nas obras, quando surge alguma dúvida, o empreiteiro pede para falar com o engenheiro, quando não trata o arquitecto por sr. engenheiro, o que ainda é pior... O descredito para com a profissão é tremendo, e ninguém dá valor às horas que é preciso dispender para se conseguir um bom projecto... é tudo para ontem... e como temos de sobreviver, temos também de nos sujeitar a essas "regras" (sob pena de o trabalho ser entregue a outro menos profissional), com as consequências que daí aparecem... Qual é o cliente que está preocupado com a sustentabilidade do edifício?... com a eficiência energética?... Certamente haverá alguns, mas poucos, e a prova disso é a quantidade de edifícios com as já famosas caixas de ar-condicionado em cima das janelas... Fala-se inclusivamente dos tribunais que não têm sistemas de ar-condicionado, como se isso fosse a única salvação contra o calor/frio... Em edifícios antigos ainda compreendo e com uma correcta intervensão, pode-se conseguir algo sem as inestéticas "caixas"... o problemas são os edifícios mais recentes que alguns anos depois de serem construídos já precisam "delas"... é uma visão triste da arquitectura... Tenho esperança que as coisas mudem... mas temo que não seja nos próximos anos... muito menos para algumas classes da nossa sociedade...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

penso que este assunto levanta um pouco de controversia (arquitectutos vs engenheiros), isto claro porque nao exite na nossa sociedade um claro esclarecimento do que é que uns fazem e os outros. Na minha opiniao há espaço para todas as classes desde que, é claro, cada uma se 'meta' nos seus assuntos. 'toda a gente e arquitecto', um professor me disse, e dependendo de alguns senãos é verdade... cada um pega no pedaço de papel e desenha a sua casa, por isso proliferaram e ainda hoje proliferam os anexos, isto é, há a casa, a garagem, e depois há a churrascaria, a cozinha que a serve, a casa de banho e já agora porque não o quarto, que nas nopites de algum abuso fica logo ali ao lado... assim é que querem arquitectura de qualidade? não me parece, parece-me sim urgente sensibilixar toda a população para o trabalho do arquitecto, isso sim me parece importante ... assim quando houver essa corrida ao arquitecto, aí sim vamos ter trabalho . . . se calhar não para todos . . . mas para a maior parte . . . temos de lutar para k isso acaonteça...!!! o mais cedo possivel . . .

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.