Jump to content
Arquitectura.pt


Dúvidas - Maquete


AnaS

Recommended Posts

Olá. Foi-me proposto um exercício na disciplina de Desenho (12º ano) em que tenho que fazer uma maquete e os respectivos projectos... O exercício pede que se projecte um cenário para um programa televisivo, um género de Talk Show. Já comecei a imaginar o que vou fazer e a desenhá-lo... O meu problema é a parte da maquete. Não sei que material utilizar para a base... Sei que existe um género de papel branco e com alguma espessura que se costuma utilizar bastante neste género de trabalhos, mas não sei qual é o seu nome e se é suficientemente resistente e que tintas usar sobre este papel... Pois quero fazer uns mosaicos, no chão, pretos e brancos, por isso pensei que seria mais fácil pintá-los na própria base da maquete... E as paredes? Penso que a cartolina normal não será muito indicada... O que acham de cartolina Duplex? Na maquete, irá existir uma parte em que terei que enquadrar duas esferas... São principalmente decorativas, mas também servirão de suporte para um mastro. Explicar por palavras é um pouco dificil, mas quando terminar os projectos mostro... Agora a dúvida é como fazer essas esferas... As cadeiras para os espectadores e os sofás dos apresentadores/convidados são outra dúvida. Pensei fazê-los com vários palitos... Para parecerem de verga ou madeira... Mas gostava de ter a vossa opinião... Não sou experiente na matéria... Sou uma mera observadora, por agradecia a vossa ajuda. Muito obrigada

Link to comment
Share on other sites

nao sei de onde és, mas mais vale visitares uma papelaria a serio que tenha bastantes materiais de maquete. Tens desde o K-Line que é o cartão com espuma no meio, ao cartão prensado, cartão mate, Cartão madeira, madeira balsa, esferovite normal ou comprimido, acrílicos, etc... Há muita coisa no mercado a questão é saber que efeito queres... Para as esferas é complicado... Sinceramente não estou a ver como poderas fazer. Se fizeres em cartão terás sempre de fazer uns sulcos para que este curve por isso não terás uma superfície plana. Há um livro bom sobre técnicas de construção de maquetes que se chama "Maquetes" existe na maior parte das livrarias comuns

Link to comment
Share on other sites

olá muito obrigada pelas sugestões!! vou ver se encontro aqui em casa bolas de natal que sirvam! até é uma boa ideia!! têm é de ser muito pequeninas... As esferas de cortiça e de esferovite também seriam uma boa ideia... Agora tudo depende dos tamanhos! Parece-me que a escola decidiu abrir os cordões á bolsa e oferecer as bases para as maquetes! até fiquei admirada, mas pronto... esse aspecto parece já estar resolvido! Perguntei á professora o que achava de fazer as paredes de esferovite mas ela não concordou porque as placas deste material são demasiado espessas.... Por isso estou a pensar fazê-las em cartão e posteriormente revesti-las com papel autocolante de cor... Depois posto o trabalho! obrigada

Link to comment
Share on other sites

olá, já tens a base, o que é óptimo, BOA ESCOLA, agora o melhor é usares materiais leves e fáceis de trabalhar. Pois não te esqueças que vais ter de transportar casa-escola. Eu para maquetes, uso muitas vezes o k-line e cartão madeira, o k-line é melhor pois para nós gajas é melhor para cortar, (a pala do cartão madeira, já andei com muitas dores nos dedos, .... :s), ahhh uma coisa bestial é k hoje em dia já encontras de várias espessuras para poderes fazer o projecto a escala. Bom trabalho. :)

Link to comment
Share on other sites

A que escala tens de executar a maquete? Se te dizem que em K-line será grosso então eu optaria por cartao-madeira ou cartao matte, mas se depois o vais revestir o tipo de cartao não interessa então para isso optava pelo cartao prensado que é o mais barato. Pessoalmente faço grande parte das maquetes simplesmente em cartão prensado, gosto bastante da sua textura e em fotografias resulta muito bem.

Link to comment
Share on other sites

Eu faria as esferas em pasta de papel.. teriam as medidas pretendidas e é rápido e muito barato... é só afogar papel em agua e moldar da maneira que se pretende. A base, sou adepta do K-line.. tb já fiz em cartão, mas fiquei com o braço sem o mexer dois dias ( falta de exercicio ) custa a cortar!!! Para bases todas bonitinhas uso Roofmate.. Bom trabalho

Link to comment
Share on other sites

Olá!!!
Antes de mais agradeço-vos imenso. Os vossos conselhos são muitoo úteis!

pafinascimento é verdade... disseram-me que terça-feira chegavam as bases... Só espero que seja mesmo verdade!! Pelo que me disseram, são bastante resistentes, mas ninguém me conseguiu dizer o nome do tipo de papel.... ihih espero que nao sejam daqueles dificeis de cortar!

asimplemind ainda não sei a escala. A professora ainda não definiu esse aspecto. Apenas disse que queria uma coisa não muito grande, pois não temos muito tempo para realizar o trabalho... Eu preferia fazer uma coisa de maiores dimensões para puder investir nos detalhes, mas enfim... Estou a pensar em optar mesmo pelo cartão prensado. Até tenho algumas sobras guardadas que dão perfeitamente.


Magg estou a ver que temos de ir todas para a musculação! lol... na verdade penso que já resolvi o problema das esferas! Pensei em utilizar duas bolas de ping pong pintadas, mas tudo vai depender da escala que a professora definir...


Acabei de fazer algumas experiências com vários materiais e gostei muito dumas cadeiras que fiz com palhinhas. Penso que dão formas interessantes e são fáceis de moldar! Amanhã posto as cadeiras.


obrigada

Link to comment
Share on other sites

AnaS etsá bastante interessante :)

Um pequeno pormenor: acho que a nivel ergonomico tens de reduzir o assento em relação ao encosto :s



tico exacto! essa parte ficou muito mal! lol..
mas pronto para a próxima há-de sair melhor...
Acho que vou mesmo utilizar este método para fazer algumas cadeiras... :happy:
Link to comment
Share on other sites

não sei bem de que tamanho vais precisar que as esferas tenham... mas podes experimentar fazer com pasta de papel. dependendo do tamanh podes fazê-las ocas (com um balão de água por exemplo) ou não (e aí desejo-te boa sorte a tentar moldá-las). quanto aos materiais, é difícil dizer qual é o melhor sem saber a que escala tens que fazer, qual é o efeito que queres e -MUITO IMPORTANTE- a quantidade, forma e tamanh das peças que terás que cortar. mas se escolheres cartão prensado que é consideravelmnt mais barato q tds os outros e forrares (eu pessoalmnt tb gosto da textura, mas pd não resultar para o que queres) tem atenção à espessura (a partir dos 2mm começa a ser um pesadelo cortar aquilo, especialmnt s forem mts peças e complicadas) e usa sempre um x-acto com lâmina nova. s forem peças com rectas, ângulos rectos e não mt pequenas axo que não terás probs com qualquer material que escolhas. e cuidado com os dedos!!!

Link to comment
Share on other sites

obrigada asimplemind! De facto a escala é um aspecto muito importante. Este trabalho ajudou-me a perceber isso... Em princípio devo ter que fazer cadeiras muito mais pequenas do que essa... Mas é fácil trabalhar com as palhinhas e criar diferentes modelos/tamanhos... :)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá!!! Comecei hoje a fazer a maquete... :) Até agora está a correr bem... A escola forneceu o material da base, que por acaso é muito bom. Não sei o nome daquele tipo de papel.. é branco e parece um pouco acolchoado... A escala é de 1:50 ... Quando acabar posso postar aqui a maquete e os esboços?

Link to comment
Share on other sites

Link to comment
Share on other sites

Não sei o nome daquele tipo de papel.. é branco e parece um pouco acolchoado...


Pela descrição parece ser k.line :)

Ficamos á espera da tua maquete e dos teus esboços :p Boa sorte, e cuidado com o x.acto :)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.