Jump to content
Arquitectura.pt

Dreamer

Londres | Hoxton Square | Zaha Hadid

Recommended Posts

Também estou de acordo com o comentário do |||ARK|||. A verdade é que quando ainda andava na faculdade, nos tempos em que se falava mais da controvérsia da Casa da Música, tempos esses de "febres criativas", tinhamos de desenvolver um projecto urbano na zona da Lapa, no Porto, incluíndo uma escola de artes do estpatáculo. É incrível, ou não, a quantidade de "volumes" que se aproximavam +/- do "meteorito portuense"... Serão modas?... certamente que sim... Resta-me dizer que eu não fui um dos que seguiu esse caminho, para bem da minha sanidade estudantil...

"E tu achas que no teu tempo de estudante tinhas capacidade para fazer aquele tipo de arquitectura?" - tiagobarbosa Agora estiveste exactamente igual ao meu professor.... Quando se aprende, não é para copiar. Quando eu disse influencia não disse cópia! Eu sei que para muitos arquitectos significa a mesma coisa.. Por isso é que vemos por aí fora cópias deveras estranhas ( ou não). O querer sempre linhas limpidas, rectas... brancas... enfim e tudo por ai fora, eu não faço parte desse grupo. As linhas da zaha, nao são rectas, mas são coerentes. Têm signicado, interiormente. Aparece um rasgo ali, acolá, etc. Foi nisto que ela me influenciou, na surpresa constante, numa imagem que por vezes não se acredita até chegar ao seu interior. :*

Arquiarte: muito mais que imagens ou formas a Hadid (como muitos outros arquitectos) trabalha segundo sistemas. Se não entendemos esses sistemas ou não os estudamos como é que podemos ser influenciados por eles que não apenas formalmente? Por isso é que eu continuo a insistir neste ponto, porque andamos todos aqui à procura de imagens sem entender o que está por detrás das mesmas. Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mas neste caso, mil palavras não chegam para explicar uma imagem. É tão simples quanto isto. Aliás nesta questão de sistemas que geram geometrias complexas, a Hadid não trás nada de novo, cada projecto é mais do mesmo, é um continuo trabalho sobre o mesmo sistema, um arquitecto que realmente me desperta o interesse nesta matéria (e com resultados muitissimo mais interessantes em termos de arquitectura) é o Carlos Ferrater e a sua equipa de investigação. A maior parte das pessoas que se deslumbram com as formas da Hadid provavelmente nunca se interessaram por Ferrater, por Van Eyck e outros mais antigos que estão na origem disto tudo. Por isso como é que é possível não ser apenas influenciado formalmente se mais do que uma forma existe um sistema sobre o qual se trabalha? (Não me refiro a ti Arquiarte, mas à generalidade de comentários de admiração da Hadid que ouço todos os dias)

O ponto de partida desta Arquitectura que o Bruno Zevi chama de Topológica (já li sobre isso, mas já não me recordo bem o que era), é numa obra no final da carreira do mui digno Le Corbusier (um péssimo Urbanista, por ser louco, mas um excelente Arquitecto), esta obra teve uma vida curta, tendo sido desmantelada pouco tempo após a sua construção para a feira de Bruxelas:

http-~~-//www.artnet.com.br/pmotta/pavil.jpghttp-~~-//img100.imageshack.us/img100/9761/apetri35vm.th.jpghttp-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Blog/Coluna%20de%20Post/PavilhoPhilips.jpg

Este foi o ponto de partido para todas estas coisas que a Zaha Hadid, Coop Himmelblau e Frank O. Gehry, fizeram por aí depois e data do meio século do século: XX, portanto, ante isto, quem foi o percursor e brilhante cabeçilha?

Isto é como o Punk, há ignorantes que só ouvem Offspring, NOFX, Greenday, Blink 128, Tara Perdida e sei lá mais o que... depois há umas certas pessoas atentas há História que ouvem Sex Pistols, Ramones, Dead Kennedys, The clash, Black Flag, por aí a fora, a diferença é que os segundos não ligam a revivalismos paupérrimos! É caso para dizer those were the days.

Já agora, fica aqui a definição do dicionário para topologia, para servir de soundbyte intelectualoide para as vossas aulas de teoria.

topologia - ramo da Matemática que estuda as propriedades de figuras geométricas que não mudam quando a forma da figura é submetida a sucessivas deformações;

tratado da colocação ou disposição de certas categorias de palavras na frase;

Principalmente os materiais evoluiram, as formas não se esgotaram, mas é cada vez mais dificil tocar profundamente com originalidade.

Temos que ver que nos nossos tempos a arte tem um rumo muito diferente da que tinha a uns 30/40 ou mais anos... Isso era épocas em que se queria descobrir coisas novas na arte... agora praticamente tudo já foi descoberto.

Antes havia sempre mais do que uma pessoa a seguir uma ideologia e por isso ate se conseguía dar nome aos vários movimentos artísticos.

Hoje não, cada um tem a sua linha o seu estilo (e ainda bem...) e por isso cada vez se torna mais difícil fazer algo realmente original e nunca feito...

Daqui a uns 50 anos... acho que vai ser muito difícil caracterizar com um nome esta época artística... Provavelmente será o "Contemporâneo" durante muitos e muitos anos...

Não acho que seja assim tão diferente no que toca à Arquitectura, acho um século muito heterogéneo, daqui a 100 anos quando a história se encarregar de retratar o século XX, acho que ouviremos falar que Le Corbusier foi o maior Arquitecto do sec: XX, pouco ouviremos falar de Hadid/afins e concluiremos que de facto Rem Koolhaas não foi o novo Le Corb. P.S. Desculpem o tom profético.

|||ARK||| acabo por concordar contigo. Acredito que alguns dos grandes do passado próximo, como Aalto, Corbusier, entre outros, serão reconhecidos como os grandes nomes desta época. Dos "starchitects" actuais e daqueles que se seguirão, acredito que algumas terão o seu lugar, mas nunca entre os verdadeiramentes grandes... O que gostei particularmente nesta tua última mensagem é do tempo verbal que empregas, como se todos estivessemos cá para comprovar isso :*

meus caros tenho uma grande dificuldade em perceber alguns aspectos construtivos dos prjectos desta arquitecta. e tambem tenho grande dificuldade em encontrar tais pormenores.

gostava se alguem tivesse pormenores construtivos desta arquitecta que fornecesse. postem neste topico ou criar um novo ou caso nao se consiga deuxo aqui o meu mail para o qual podem enviar.

rmsd86@hotmail.com

vou t mandar mas é spam pah... já que estamos numa de pedidos, eu pedia é que arranjem uma memória justificativa... isso que vem em revistas e em livros no geral é um bocado vago, gostava de saber alguns dos "porquê?" por trás das formas...

meus caros tenho uma grande dificuldade em perceber alguns aspectos construtivos dos prjectos desta arquitecta. e tambem tenho grande dificuldade em encontrar tais pormenores.

gostava se alguem tivesse pormenores construtivos desta arquitecta que fornecesse. postem neste topico ou criar um novo ou caso nao se consiga deuxo aqui o meu mail para o qual podem enviar.

rmsd86@hotmail.com

Claro que não te vou enviar .. Mas posso te dizer, que se não encontraste é porque não procuraste bem... :tired: .... Se quiseres chama-se... El croquis.. Zaha hadid.. 1996/2001... E depois é só aprender, que afinal essas formas tem construção...Para além de que as próprias plantas são "pinturas"... :p

"pinturas"... eu percebo o que queres dizer mas até que ponto isso valoriza um projecto? sentir-te-ias (corrijam-me a ortografia se necessário) bem num espaço organizado mediante gestos ordenados (ou não) num quadro, que acabam por resultar de um extrudir desse resultado bidimensional? O senhor Yehuda Safran disse nas conferências da trienal: quando se constrói um vaso, o importante é o espaço existente dentro do vaso e não o vaso em si, este princípio é válido na arquitectura tbm. de facto os "vasos" da Sra Hadid são bastante interessantes, mas, será o espaço dentro deles equiparado?

Claro que não te vou enviar .. Mas posso te dizer, que se não encontraste é porque não procuraste bem... :tired: .... Se quiseres chama-se... El croquis.. Zaha hadid.. 1996/2001...

:p
desde já o meu muito obrigado pela tua disponibilidade...

já dei uma vista de olhos sobre essa croquis o que não me impede de crer ver mais de crer perceber mais..... e volto a referir que tenho grande dificuldade em encontrar pormenores desta arquitecta... e que achava interessante criar um topico sobre pormenores construtivos, aliás não só desta arquitecta, mas tambem do rem kollas, Foster, Frank Gehry, Peter Eisenman etc, etc, etc...... ou até criar um tema no forum para este tipo de informação.

:p
já dei uma vista de olhos sobre essa croquis o que não me impede de crer ver mais de crer perceber mais..... e volto a referir que tenho grande dificuldade em encontrar pormenores desta arquitecta... e que achava interessante criar um topico sobre pormenores construtivos, aliás não só desta arquitecta, mas tambem do rem kollas, Foster, Frank Gehry, Peter Eisenman etc, etc, etc...... ou até criar um tema no forum para este tipo de informação.

É disto que anda a faltar por estas bandas! Malta com CORAGEM de abrir tópicos sobre obras e arquitectos!!!

O forum não serve só para falar de assuntos gerais e de continuar a debater os tópicos já abertos!

Por isso faço um apelo:
Todos aqueles que tem informações sobre trabalhos arquitectónicos e/ou sobre arquitectos, que abra um tópico para se falar dos mesmos! Não guardem informações só para vocês... a falta de informação neste tema já é a suficiente, toda a ajuda é muito bem vinda!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.