Jump to content
Arquitectura.pt


Arte Fractal


TiCo

Recommended Posts

Já tinha conhecimento deste tipo de arte, que de arte pode ter muito pouco, porque se é realizado através de cálculos matemáticos, pode ser repetido, perdendo-se a "unicidade" da arte... É uma visão controversa, tanto quanto pode ser controverso o apelidar destes trabalhos como arte... A natureza também se rege por processos matemáticos, o crescimento dos ramos de uma árvore não é aleatório, assim como não é aleatório a "multiplicação" das células. São imagens bonitas, sem dúvida, mas chamar-lhes arte, pelo menos para mim, é um pouco gratuito...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Essa é que é a questão, não são aleatórias, e por isso são passiveis de serem repetidas, daí a controvérsia quanto a ser ou não arte... A literatura pode ser copiada, e é arte, apenas pelo facto de que é o livro que é copiado, mas a mensagem transmitida teve o seu ponto de partida, o original... é o texto que é arte... Nas serigrafias existe um original de onde elas são copiadas, e esse sim, é arte... Mas é apenas um ponto de vista, porque até sou capaz de compreender que num outro plano, a "fazedura" dessas imagens pode ser considerada arte... PS: Tens bons gostos musicais...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais isto reclama uma definição de arte, que só por si ja não é facil! ehehe :p

Para mim arte não é a realizaçao de coisas aleatórias, mas sim algo dotado de composição. Atirar tinta para uma tela deixa de ser arte quando a ideia 'original' que é uma composiçao de cores atiradas ao acaso para cima de uma tela, passa a ser encarada como algo descurado de racionalidade. Mas mais uma vez refiro que é possivel realizar algumas dessas imagens aleatoriamente, por dados random.

(lol, ty :s metal old school sempre foi algo que mexeu e cresceu comigo :p )

Link to comment
Share on other sites

Se calhar exprimi-me mal, arte não é aleatória, bem pelo contrário, mas tem algo de único e pessoal que muito dificilmente um computador pode recriar sem ele próprio ter "personalidade"... mesmo que por trás esteja um ser humano... e mesmo assim... Apenas falei no aleatório como demonstração de que um processo fractal pode ser recriado vezes sem conta, perdendo-se essa unicidade... Mas a arte é tudo mesos aleatória, tem essa composição, princípios, fundamentos, mesmo que eles não sejam os mesmos para autor e apreciadores, o que é muito comum acontecer... É esse o brilhantismo da arte abstrata, o ser capaz de produzir em cada um de nós, uma reacção única, essencialmente relacionada com a nossa própria experiência de vida... PS: Eu também cresci com grandes nomes da música, como Pink Floyd, Queen, etc, mas mais tarde passei a "crescer" com as míticas bandas do heavy metal (Maiden, Metallica, Halloween), outras não tão míticas (Stratovarius, Rhapsody, Paradise Lost) e outra mítica dentro do nosso país e um pouco por toda a Europa (Moonspell)... São grandes músicas(os)...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Nisso concordo, mas não há duas pinceladas iguais, enquanto que as condições para realizar uma trabalho destes podem ser reproduzidas em qualquer altura, independentemente daquilo que estiver a "condicionar" (vivênvias) o artista naquele momento... Só nisso me faz alguma confusão...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Já percebi o teu ponto de vista :s De qualquer das formas os fractais tambem podem ser realizados com factores random, logo também não há dois iguais! :p Fazendo uma aparte, se usares uma pen tablet também não consegues dois traços iguais...

Link to comment
Share on other sites

Se usares factores random podes andar algum tempo à espera de encontrar algo que te agrade, com a desvantagem de que não é algo saído de ti, mas da "alma" do computador... logo...

Isso é que é a beleza do desenho, da pintura, escultura, etc, o tu puderes fazer algo diferente de cada vez que pegas num trabalho, mesmo que queiras fazer igual...

De qualquer forma volto a dizer que são trabalhos bonitos (alguns deles) e com interesse...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.