Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] Faculdade de Engenharia . Guimarães _ JSTC & Associados


3CPO

Recommended Posts

JSTC & Associados
Faculdade de Engenharia . Guimarães . 2005

Situado no Campus Universitário de Azurém, Universidade do Minho, Guimarães este edifício faz parte, juntamente com a Escola de Arquitectura e a Escola de Ciências Sociais, da fase de expansão poente do Campus de Azurém.

Com uma Área Bruta de 10.000 m2, dos quais 750 m2 destinados a instalações técnicas e áreas de apoio, este edifício é caracterizado por espaços Laboratoriais ligados ao Departamento de Polímeros do qual faz parte um Pavilhão Tecnológico, Departa*men*to de Operação e Sistemas, Departamento de Informática, Departamento de Laboratórios Pedagógicos, Departamento de Laboratórios de Investigação, espaços estes dedicados ao Ensino de aulas práticas.

O sector de aulas teóricas é apoiado, para além das aulas, por 4 auditórios que podem servir as outras Faculdades existentes no Campus.

Todo o edifício usufrui do apoio das infraestruturas laboratoriais que, destinando-se ao ensino da arquitectura, são dotados de grande flexibilidade com o objectivo de não inviabilizar a sua permanente actualização.


Concurso: 1ª fase - 1995 | 2ª fase - 1996
Arquitectura: José Soalheiro, Teresa Castro & Associados, Arquitectos Lda
Colaboradores: Paula Silva Fernandes, António Santos, Vasco Santos, Zé Luís Pgnateli
Colaboradores: GESBAU – Engenharia e Gestão, Lda.
Especialidades: DOMÓTICA – Estudos e Projectos de Edifícios Inteligentes, Lda.
Programa: Faculdade de Engenharia integrada no Campus Universitário de Azurém
Área bruta de construção: 9 250 m2 acima do solo
Ano de Obra: 1998 - 2000
Promotor: Universidade do Minho
Construtor: Construtora Abrantina, Lda.


Agredecemos a colaboração de JSTC & Associados
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Situado no Campus Universitário de Azurém, Universidade do Minho, Guimarães este edifício faz parte, juntamente com a Escola de Arquitectura e a Escola de Ciências Sociais, da fase de expansão poente do Campus de Azurém.


:)
Link to comment
Share on other sites

Pessoalmente acho este projecto interessante, mas estou curioso para ver, tb deste gab, o que se encontra em obra, tb na Universidade do Minho mas em Braga. Refiro-me à Escola de Ciências da Saúde que, pelo que vi à uns tempos estava a ficar com bom aspecto... esta sim, fica no Campus de Gualtar :)Vamos esperar pelo fim e quem sabe consigo umas fotos no local para partilhar aqui!

Link to comment
Share on other sites

achei o projecto muito interessante nomeadamente pelo jogo volumétrico que surprende pela dinâmica sem cair em exageros, a solução para a cobertura q marca a imagem do conjunto também se destaca pelo cuidado nas linhas e na escolha ( e aplicação) dos materiais, imagino que para conseguirem chegar a este ponto devem ter tido muitas reuniões de obra e seguido um projecto de execução rigoroso o que é fundamental para o bom resultado final e para respeitar o projecto inicialmente previsto. as opções cromáticas dos materiais de acabamentos perceptiveis nas fotos aqui disponibilizadas dão unidade e reforçam o conjunto...não conheço mas fiquei com vontade de conhecer.

Link to comment
Share on other sites

achei o projecto muito interessante nomeadamente pelo jogo volumétrico que surprende pela dinâmica sem cair em exageros, a solução para a cobertura q marca a imagem do conjunto também se destaca pelo cuidado nas linhas e na escolha ( e aplicação) dos materiais, imagino que para conseguirem chegar a este ponto devem ter tido muitas reuniões de obra e seguido um projecto de execução rigoroso o que é fundamental para o bom resultado final e para respeitar o projecto inicialmente previsto. as opções cromáticas dos materiais de acabamentos perceptiveis nas fotos aqui disponibilizadas dão unidade e reforçam o conjunto...não conheço mas fiquei com vontade de conhecer.


Faço das palavras de Aaliz, minhas palavras também!
Link to comment
Share on other sites

Parece-me pelas fotos e pelo o corte, que o edificio contém imensos espaços amplos para trabalho/aula, o que é sempre necessário para estes tipos de curso , engenharia + arquitectura! Um projecto coerente com o objectivo pretendido e muito interessante em termos de diversidade de materiais e formas.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.