Jump to content
Arquitectura.pt


Uma outra guernica


zaydeh

Recommended Posts

"Uma outra "Guernica"


http://umaoutraguernica.blog.com/


Sim. Este é o resultado de algumas vontades.
E por respeito a essas vontades vamos postar aqui material só da "Guernica". Da que vamos fazendo, aqui no nosso Colégio.
Para que todos tenham hipótese de ver o seu andamento, numa base mais ou menos regular, gostaria de postar imagens de hora a hora. Duvido, mas vou tentar.

Da vontade do Alexandre e do André Sesta, do Curso de Artes Visuais, do Colégio de Nossa Senhora da Apresentação, Calvão, Vagos, nasceu a ideia de fazer a "Guernica" em tamanho natural. Sim com 350 x 782 cm.
Eu, Carlos Jesus, enquanto professor de Desenho, dei luz verde.
Na verdade, nem me tinha apercebido bem do tamanho e das implicações que estão por detrás de uma coisa deste tamanho. Será mais uma aventura, que dará lugar ao prazer de ver a obra feita.
O Nosso Director, Padre João Mónica, deu de imediato a sua anuência e disponibilizou os meios ao alcance do Colégio, no que fosse necessário para a concretização. Instalações, materiais, e disponibilidade.
Bem. Agora estamos por nossa conta."




Blog de CJ.




Provavelmente irei tb ajudar nos próximos dias (os estudantes chegaram na segunda da tunisia =:), se possivel apoiem o nosso projecto, comentando.

cumps,

Henrique Silva.
Link to comment
Share on other sites

Ola,

Acho bastante interessante o vosso esforço e dedicação.
Onde vai ser exposta a obra?

Reparei numa frase que me deixou intrigado:
Por acaso estão com as mãos na massa, como quem diz, ainda a procurar um registo visual. Porque a ideia é fazer uma "Guernica" alegre.

Reparei também que fizeram uma bordagem e enquadramento histórico antes de reproduzirem o quadro, mas questiono-me em alguns aspectos:

_A representação de cabeças e braços cortados, bem como espadas representam a forte resistencia heróica. A flor junto à espada acentua a esperança, contribuindo para aumentar o horror da cena.
_A presença do Touro, remete-nos para a brutalidade, o estado selvagem - o gosto de Picasso pelo desporto nacional - a morte do touro na arena.
_A criança morta sobre os braços da mãe - o horror espelhado na sua expressão - nesta cena está patente a memória do bombardeamento alemão sobre a cidade Guernica.
_A angústia do cavalo, os olhares horrorizados, o sofrimento humano..
_Um dos elementos mais marcantes é a figura do lado direito que se tenta libertar de um edifício em chamas - a representação de actos de brutalidade contra pessoas inocentes.
Para esta cena, deixo aqui uma referenciapictórica:

"Goya - Fuzilamentos"
Imagem colocada

Perante tal, fará sentido representar uma "Guernica" alegre?
Se assim for, que sentido fará "reproduzir" o quadro na sua totalidade?

E porque não "Atocha"?

:)

Link to comment
Share on other sites

Como assim? Poderia explicar-se melhor?


Tal como foi demonstrado no post anterior pelo |kandisnky| o "Guernica" não é propriamente um quadro com mensagens simpáticas, e tem a particularidade de não deixar ninguem indiferente, portanto seria engraçado saber a reacção dos utentes desse espaço à convivência diária com essa obra.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.