Dreamer Posted April 3, 2007 Report Share Posted April 3, 2007 Pessoal, mais uma vez estou aqui para pedir a vossa ajuda... Desta vez tenho a possibilidade de fazer um projecto de um arranjo de interiores de um espaço comercial. Como ainda é apenas uma possibilidade, não sei para que área de actividade é que o espaço se destina, mas também não é isso que neste momento me preocupa... O que eu preciso de saber é onde se arranja uma tabela de remunerações para este tipo de projectos, porque penso que não se aplicará a tabela "normal" dos projectos de arquitectura, ou será que estou errado?... mas se assim for, como calcular o valor de obra de um projecto deste tipo?... quais os valores normalmente aplicados por m²?... sendo um pouco mais ousado (porque estou completamente a leste em relação a este assunto), quanto é vulgar cobrar-se pelo projecto/m²? Obrigado desde já... :) Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alphaone Posted April 6, 2007 Report Share Posted April 6, 2007 Não venho responder à tua questão mas partilhar a tua dúvida. Também tenho a possibilidade de fazer um trabalho de design de interiores de uma habitação. Para já o que fiz foi estimar os custos fixos... principalmente deslocações que serão muitas neste caso, de resto tou às cegas.... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted April 7, 2007 Author Report Share Posted April 7, 2007 O problema é mesmo conhecer um valor médio de "construção de interiore", sabendo que necessariamente pode variar muito... Mas se em contracto (baseado na aplicação da tabela de arquitectura) estiver prevista a actualização dos honorários, quer o valor de obra suba, quer desça, acaba por não ser tão problemático... mas é sempre complicado não conseguir falar com o cliente em parâmetros mais ou menos certos... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
lllARKlll Posted April 7, 2007 Report Share Posted April 7, 2007 - Construção Tradicional betão/alvenaria e afins tem um custo estimado entre os 600 Euros/m² +/-. (mas pode variar muito para menos como para mais) - Construção em LSF 700 Euros/m² +/-. - Em madeira, entre 500 a 600 Euros/m² no máximo. -Como estamos a falar de interiores, projecto de estruturas e algumas especialidades deverão ser subtraidas...é tirar daí conclusões. Podes sempre ter o trabalho de fazer um orçamento ao detalhe, sem o uso estimado do m²! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted April 9, 2007 Author Report Share Posted April 9, 2007 Essa pode ser sempre uma solução, mas o problema é fazer a proposta de honorários com base num valor de obra... que só se vai ter uma ideia numa fase posterior... E esse valor de obra convem ser minimamente previsto para o cliente saber com o que pode contar... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rita Posted April 11, 2007 Report Share Posted April 11, 2007 Quando se trata de estabelecimentos comerciais, eu não tenho em conta o custo da obra.... faço contas ao m2 ou ao nº de horas gastas no trabalho. Ter em conta, deslocações, tm, plotagens ( à camaras que pedem 5 e 6 cópias)... Não tenho conhecimento de qualquer tabela... e mesmo que existisse.... o mais certo é ninguém a seguir. Não tem a ver directamente com o que procuras, mas já percebi que estás no início e dá jeito ir vendo o que se cobra por aí...http://www.ccdr-alg.pt/documentos/GAT/GAT_Faro_Proj_2005.pdf Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted April 12, 2007 Author Report Share Posted April 12, 2007 Afinal não é um espaço comercial, mas sim um escritório, num edifíco antigo, perto da estação de Aveiro. Obrigado pelo pdf Rita, mas como dizes, em relação a este caso em concreto não ajuda muito... É certo que a solução de cobrança à hora é boa, mas fico sempre com a sensação de que o cliente fica na dúvida (será que demorou realmente estas horas?), mas como relacionas o m² com o número de horas?... fiquei sem perceber... O que me disseram da ordem é que se pode aplicar a tabela como referência... é certo que poucos a seguem, ainda por cima num início de carreira em que será sempre preciso fazer "descontos" para angariar trabalho, mas como disse antes, o valor de obra depende de muitos factores, dificilmente calculáveis num estudo prévio... Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Clive Sinclair Posted April 12, 2007 Report Share Posted April 12, 2007 Esqueces as horas (não somos tarefeiros). Tenta responder a estas perguntas. Vais intervir só no "contentor", ou no "contentor" e no "conteúdo"? Se sim a ambos, vais estudar o organograma, ou é-te dado pelo cliente? Se vais estudar os postos de trabalho, quantas pessoas terás que considerar? Se vais estudar só o "conteúdo", que tipo de mobiliário vais propor ao cliente? Vitra, Levira, Staples Office Center, ou por medida? Se for por medida, quem o desenha? Terás que coordenar muitas especialidades, ou nenhuma? (aquilo leva telefone e fax e um radiador a óleo, ou Havac, redes de voz, dados, wi-fi, segurança, domotica....) Com as respostas a estas perguntas, facilmente terás um valor estimado por m2. Determina que tipo de trabalho burocrático terás que suportar (EP, PL, e PE? Só PE, ou só um "boneco"?). Vais à tabela e aplica o(s) coeficiente(s) relativos as fases que vais efectivamente desenvolver. Não é um panorama muito animador, mas se o cliente for macaco velho, é assim que vai ser... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rita Posted April 12, 2007 Report Share Posted April 12, 2007 Obrigado pelo pdf Rita, mas como dizes, em relação a este caso em concreto não ajuda muito... É certo que a solução de cobrança à hora é boa, mas fico sempre com a sensação de que o cliente fica na dúvida (será que demorou realmente estas horas?), mas como relacionas o m² com o número de horas?... fiquei sem perceber... Ou aplicas um valor por m2 ou um valor por hora.... os dois não dá. Pessoalmente uso valores por m2. Mas isto é cada um por si.... completamente. Clive Sinclair... quando dizes: Esqueces as horas (não somos tarefeiros). Se estiveres num qualquer atelier ou organismo do estado, com um contracto de trabalho de x horas semanais, é à hora que recebes, não tenhas dúvidas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Clive Sinclair Posted April 12, 2007 Report Share Posted April 12, 2007 E achas normal? Eu não. O rapaz tem hipótese de dar um orçamento para um trabalho para ele fazer, não para o "patrão" dele. Por isso, não dignifica a profissão que ele, desde logo, comece a pensar em: "bom, isto é coisa para xis horas, por isso vai ser tanto". Isto é o que fazem os desenhadores técnicos, e os instaladores de pladur... Andamos aqui a queixar-nos que não há trabalhos, mas depois temos as mesmas atitudes dos nossos "inimigos". Assim, não vamos longe.... Isto já tá a ser off-topic, melhor parar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rita Posted April 12, 2007 Report Share Posted April 12, 2007 E achas normal? Eu não. O rapaz tem hipótese de dar um orçamento para um trabalho para ele fazer, não para o "patrão" dele. Por isso, não dignifica a profissão que ele, desde logo, comece a pensar em: "bom, isto é coisa para xis horas, por isso vai ser tanto". Isto é o que fazem os desenhadores técnicos, e os instaladores de pladur... Andamos aqui a queixar-nos que não há trabalhos, mas depois temos as mesmas atitudes dos nossos "inimigos". Assim, não vamos longe.... Isto já tá a ser off-topic, melhor parar. Tens razão quanto à última frase. Mas o rapaz quer mudar o mundo ou quer ter uma ídeia do que realmente se faz? Primeiro à que conhecer a REALIDADE, depois cada um faz o que entende. Uma última coisa... nossos inimigos não, talvez teus. Não alimento ódios profissionais, nem de espécie alguma. Dreamer: Bom trabalho e boa sorte com o cliente. Uma última dica.... orçamentos por escritos e assinados por ambas as partes. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dreamer Posted April 12, 2007 Author Report Share Posted April 12, 2007 Bem, obrigado a todos pelas dicas... para quem estava a leste do assunto, pelo menos já estou um pouco melhor... :) Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?... Link to comment Share on other sites More sharing options...
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