Jump to content
Arquitectura.pt


Renovação da Aranha Tecelã


JVS

Recommended Posts

Acontece que os meus colegas descobriram o site e elogiaram-no e fiquei naquela de melhorar... Os aspectos que pretendo melhorar e renovar sao: 1 . Normalizar algumas listas para mais tarde actualiza-las 2 . Colocar espacos de publicidade para motivar a actualizacao semanal ou mensal 3 . Contactar empresas para patrocinar o site Porem estou sem tempo. Apareceu uma tarefazinha...:) ... e mais outra...

Link to comment
Share on other sites

' alt='' class='ipsImage' >'>' alt='' class='ipsImage' >
' alt='' class='ipsImage' >'>' alt='' class='ipsImage' >

O quadro chama-se Mito de Aracne e provavelmente podera vir a ser a futura imagem.

O Mito de Aracne

Segundo a mitologia grega, Aracne era uma jovem tecelã que vivia na Lídia, em uma região da Ásia Menor chamada Meônia. Seu trabalho era tão perfeito que, em todas as cidades da Lídia, Aracne ganhou fama de ser a melhor na arte de fiar e tecer a lã.
Eram os deuses, com sua generosidade, que concediam às criaturas seus talentos e habilidades, mas os mortais, com sua capacidade natural de esquecer as coisas, às vezes cometiam a tolice de gabar-se de seus próprios feitos. Assim aconteceu a Aracne, que deixou-se dominar pela vaidade e passou a vangloriar-se de sua habilidade como tecelã. Até que um dia alguém veio lembrá-la de que ela era discípula de Atena. Atena (Minerva, na mitologia romana) era filha de Zeus, e além de ser a deusa da Sabedoria ,era a deusa que presidia as artes e os trabalhos manuais -- a tecelagem inclusive. Aracne ficou extremamente ofendida e, querendo provar sua independência e auto-suficiência, caiu na fraqueza de afirmar que podia competir com Atena e seria capaz de derrotá-la na arte da tecelagem.

Atena disfarça-se e vai procurar Aracne

Ao saber da presunção de Aracne, Atenas foi procurá-la disfarçada como uma anciã e pediu-lhe que a escutasse, devido à experiência de sua idade avançada: "Busque entre os mortais toda fama que desejar, mas reconheça a posição da deusa". Porém, a famosa Aracne não percebeu que se tratava de Atena e, além de zombar da anciã, reafirmou seu desafio: "Por que motivo sua deusa está evitando competir comigo?"
Atenas revela-se
Ao ouvir isto, Atenas apareceu em sua forma verdadeira, e todos se puseram a reverenciá-la, exceto Aracne, que permaneceu impassível, pois o senso de poder que sua habilidade lhe dava tornava-a ousada em excesso.
A competição
Atenas desafiou Aracne a provar que seria capaz de vencê-la e as duas deram início à competição. Sentaram-se e começaram a tecer, cada qual procurando produzir a obra vencedora.

O que Atena teceu:
Atena retratou a cidade de Atenas e os deuses em seus tronos, e entre os deuses a oliveira que ela havia criado durante uma disputa com Posseidon e graças à qual foi proclamada a protetora da cidade. Retratou também Niké, o símbolo da Vitória e nos quatro cantos da tela, desenhou quatro cenas mostrando o que havia acontecido a alguns mortais que desafiaram os deuses e em que eles acabaram sendo transformados.
Coroando o trabalho, Atena teceu uma grinalda de folhas de oliveira, que é até hoje um símbolo de paz.
O que Aracne teceu:
Aracne, a perfeita tecelã, achou de retratar o maior de todos os deuses --Zeus -- por ocasião de suas conquistas amorosas. E então foi tecendo diversas cenas em que ele aparece disfarçado ou toma a forma de um animal: Zeus, sob a forma de touro, arrebatando Europa; sob a forma de águia, abordando Astéria; sob a forma de cisne, conquistando Leda; sob a forma de sátiro, fazendo amor com Antíope; Zeus fazendo-se passar por Anfitríon para seduzir Alcmene, mãe de Heraclés (Hércules); Zeus, o pastor que fez amor com Mnemosine, mulher-titã; e, ainda, Zeus conquistando Egina, Deméter e Danae, disfarçado, respectivamente, de chama, serpente e chuva de ouro. No afã de "tricotear" sua espantosa obra, Aracne incluiu ainda os amores de Posseidon, Apolo, Dionísio e Cronos.
E ao redor de todas as cenas, teceu uma graciosa moldura de hera e flores entrelaçadas.
Desfecho da estória
Tão perfeita foi a obra de Aracne que Atena não conseguiu encontrar nela a mínima falha. Irritada, Atena rasgou a tecelagem em pedaços e golpeou Aracne na cabeça. Aracne ficou muito triste e, em seu desespero, terminou tentando se enforcar. Atena, ao saber o que sua cólera havia provocado, compadeceu-se de Aracne e transformou a corda que ela usara para enforcar-se em uma teia. Em seguida, derramou sobre Aracne fluidos retirados das ervas da deusa Hecate e transformou-a em uma aranha. Dessa forma, Aracne foi salva da morte e, embora condenada a ficar dependurada em sua teia, a beleza de sua arte não ficaria perdida para sempre neste mundo.
Link to comment
Share on other sites

Podias aconselhar-me o que devo ou nao mudar. Gostava muito de ouvir os vossos conselhos e as vossas sugestoes.



Não sabia que a aranha tecelã era "tua"... ;) já descobri este espaço à muito tempo, nos primeiros tempos da minha busca na net, mais a sério, por assuntos relacionados com a arquitectura...
Nesse tempo foi muito útil, devido à possibilidade de através daí, partir para outros sites, de uma forma fácil e directa, depois fui-me apercebendo que o espaço não estava a ser actualizado, porque alguns links deixaram de funcionar... daí ao afastamento foi um curto espaço de tempo...
Não quero com isto dizer que não continue por vezes a ser útil, mas a frequência de visitas baixou consideravelmente... :)

Por um lado acho que a imagem gráfica é um bocado pobre, essencialmente porque a imagem da internet evoluiu, mas a imagem deste espaço estagnou...
Por outro lado acho que o espaço deveria ser mais dinâmico, mais actualozável, seja com outro tipo de temas, sempre aliado ao que já existe, seja com outras soluções...

A cima de tudo acho que precisa de mais dinamismo... ;) força...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

O primeiro passo da renovacao foi efectuado. Tinha um pormenor que ficava mal. Apesar de ser um pormenorzinho acaba por ser uma ponta para aquele tipo de sorriso que destroi tudo... e atira A Aranha Tecela para a prateleira das meras brincadeiras sem qualquer seriedade. O principal objectivo desta renovacao e estabelecer seriedade e honestidade nesta iniciativa para que os utentes nao julguem este trabalho como mais uma futilidade mas sim como um servico extremamente util e importante. Em principio o nome e no minimo pouco serio mas e para conferir a este trabalho alguma ingenuidade que de alguma cor a este tipo de servicos.

Link to comment
Share on other sites

Por um lado acho que a imagem gráfica é um bocado pobre, essencialmente porque a imagem da internet evoluiu, mas a imagem deste espaço estagnou...


Que tipo de referencias recomendas?



Por outro lado acho que o espaço deveria ser mais dinâmico, mais actualozável, seja com outro tipo de temas, sempre aliado ao que já existe, seja com outras soluções...

A cima de tudo acho que precisa de mais dinamismo... :) força...



Quando referes a dinamismo referes a ser actualizado ou ou mais qualquer coisa?
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...


1 . Normalizar algumas listas para mais tarde actualiza-las
2 . Colocar espacos de publicidade para motivar a actualizacao semanal ou mensal
3 . Contactar empresas para patrocinar o site


1 . A Normalizacao esta a ser desenvolvida com uma mudanca de imagem n'A Aranha Tecela - http://a-teia.blogspot.com/ e n' A Lapiseira - http://alapiseira.blogspot.com/. A mudanca de imagem deve-se a regularizacao do logotipo d'A Aranha Tecela em todas as unidades do site.

2 . O problema da flexibilidade e do dinamismo levou a um estudo que se verificou ineficaz... como se viu na Lista de Literatura - http://literatu.blogspot.com/.

3 . Em relacao a publicidade levei a cabo uma limpeza de listas que estariam contra a um determinado regulamento como tambem iam contra a uma imagem de maior seriedade profissional. A Aranha pretende ser levado a serio e nao quer ser alvo de piadas e de brincadeiras.

4 . O passo seguinte da normalizacao sera a criacao de uma lista de Blogs e Cultura no qual serao centralizados numa Central que sera o antigo blog A Cidade Branca.

5 . O Site d' Os Blogues - http://osblogues.blogspot.com/ - pretende ser remodelado e se for necessario remodelado. Mas penso que nao vai ser actualizado.
Link to comment
Share on other sites

O |Kandinsky| tem razão o scroll de um site nunca deve ultrapassar os 1500/2000 pixels. Se for um blog então o tamanho dever ser muito menor. Se queres arranjar patrocínios independentes, como empresas, e não utilizar o Adsense vai ser muito complicado, mas se assim for aconselho-te a nunca usar o Blogspot como plataforma de blog. Se queres fazer listas utiliza outra plataforma, algo que ajude na pesquisa seria óptimo, listas sem uma boa organização ou pesquisa não servem de muito.

Link to comment
Share on other sites

Se queres fazer listas utiliza outra plataforma, algo que ajude na pesquisa seria óptimo, listas sem uma boa organização ou pesquisa não servem de muito.


Conhecem alguma plataforma que permita criar esse tipo de listas?

:)
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.