Jump to content
Arquitectura.pt


[Projecto] Casa Unifamiliar - Estoril _ Pedro Mendes Arquitectos


3CPO

Recommended Posts

Pedro Mendes Arquitectos
Casa Unifamiliar no Estoril . 1999-2003

Um terreno urbano, virado a Sul, pontuado por pinheiros mansos.
Uma laje de betão aparente, assente sobre a parte mais elevada do terreno serve de cobertura ao piso térreo. Sobre esta plataforma suspensa, de planta quadrada, pousam dois volumes compactos separados por um bloco transparente que assinala a dupla altura do átrio de entrada e escada de acesso ao piso superior.

No lado Norte do quadrado, distribuem-se de forma linear três quartos e I.S. de apoio. O conjunto de quartos e I.S. abre-se para Sul para um pátio relvado. Contíguo ao pátio, desenvolve-se a sala de jantar e de estar num espaço único delimitado por uma parede em vidro.
Todo o conjunto é atravessado por um percurso/ galeria de distribuição, com 2.40 m de largura, onde se expõem quadros e esculturas. Este atravessamento é pontuado por dois momentos significativos: a Norte, um bloco de vidro delimita o duplo pé direito de acesso ao piso superior e a Sul três lanternins assinalam o jardim de inverno.
No piso 1, dois corpos separados pelo duplo vazado da escada de acesso: no lado Poente, um núcleo de quartos, semelhante ao piso 0; no lado Nascente, um atelier com um lanternim virado a Norte.
A Sul, sobre a laje de betão à vista, desenvolve-se um grande terraço suspenso no relvado verde e nos pinheiros existentes.

Os materiais utilizados são: pavimentos em soalho de garapa, paredes em reboco pintado de branco, caixilharias em aço e alumínio. Nos pavimentos exteriores, xisto verde do Brasil no piso térreo, placas de betão pré fabricadas no terraço, revestimento vegetal na área de logradouro.

Agredecemos a colaboração de Pedro Mendes Arquitectos
.
Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Mas... esta casa já tinha sido comentada por mais pessoas... :\ Digo isto, porque essas escadas não são estranhas... e a data do tópico... estranho... Tirando isso, acho que a casa tem uma linha muito boa, no sentido a ser simples. Gosto também da união simples entre a casa e a natureza e a cor, branco com o castanho da madeira... Realmente mais fotos do interior, seria interessante...

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 2 weeks later...

A arquitectura de autor (neste exemplo)em portugal está estranhamente a uniformizar-se parece que todos tentam imitar (e mal) as primeiras obras do Eduardo Souto Moura, a imagem formal da caixa aberta para um jardim pelos vistos é uma receita que perdura ! (ver 3 foto) Quando surge uma obra com esta "imagem" todos batem palmas e acham que assim é que se "faz bem" !:tired:

Link to comment
Share on other sites

A arquitectura de autor (neste exemplo)em portugal está estranhamente a uniformizar-se parece que todos tentam imitar (e mal) as primeiras obras do Eduardo Souto Moura, a imagem formal da caixa aberta para um jardim pelos vistos é uma receita que perdura ! (ver 3 foto) Quando surge uma obra com esta "imagem" todos batem palmas e acham que assim é que se "faz bem" !:tired:


Sem querer ser desrespeitador, eu acho que estás a ter uma visão muito de redutora das coisas. O ano passado quando fui à conferência do arquitecto Paulo Mendes da Rocha, um aluno perguntou-lhe se as colunas de uma obra dele tinham sido inspiradas em Niemayer. A resposta dele foi: "não foi niemeyer que inventou as colunas", disse isto não de forma arrogante, mas com a boa disposição que parece ser característica dele. Espero que não me leves a mal, mas o que é facto é que antes de Souto Moura houve muitos arquitectos a recorrerem a esse tipo de linguagem.

Cumprimentos
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Mais vale copiar bem de quem faz bem do que inventar mal. se todas as moradias que conhecemos fossem esses "caixotes", como tantos têm tanto gosto em chamar deixavamos de ver as misérias que se alastram. Não se trata de repetir uma fórmula! Trata-se de entender quais os valores relevantes a retirar duma arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Não me vou prenunciar sobre a arquitectura feita sem padrões de qualidade quer caixotões ao alto ou ao baixo (os tijolos) feita por arquitectos que simplesmente assinam projectos e outros curiosos, mas interessa-me muito mais discutir e criticar a arquitectura apresentada (mais ou menos filtrada) neste fórum, todos os comentários que faço sobre os temas e obras arquitectónicas são simples "alfinetadas"! Todos temos obrigação de ser exigentes com as obras que produzimos e com as obras que outros considerem ser “obras-primas” não podemos ter medo de comentar mesmo que esteja errada, porque o erro humano é uma característica do homem!

Já agora o Eduardo “copia” e interpreta o Richard Neutra, Mies Van der Rohe, Marcel Breuer, Herzog & Meuron, Luis Barragan, Le Corbusier, Louis Khan.....:)
Link to comment
Share on other sites

Não sei se foi em parte copiada ou não nem interessa, o que interessa é que não deixa de ser um desses caixotes mas este tem pelo menos uma estéctica razoável comparada com alguns que já foram aqui apresentados e que até pensei que tivesse sido executado pelo meu filho na escola primária e não por um arquitecto.

Os nossos arquitectos também vão buscar ideias a arquitectos de outros países, é claro que não nos dizem aonde foram buscar as ideais.

Não há arquitectura sem "copianço"! :) Depois há é estilos!
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

copiar é copiar. se é mau ou não é outra coisa. pessoalmente acho que é inevitável, porque há boas ideias. gosto do pedro mendes como professor, como arquitecto só conheço outro projecto dele (muito bom) para uma "ilha" no Porto, este projecto não me parece mau, mas parece-me um bocado pesado. aquela lâmina em betão/zinco faz lembrar uns projectos do Conceição e Silva nos anos 70, algo despropositado nos dias de hoje.

Link to comment
Share on other sites

copiar é copiar. se é mau ou não é outra coisa. pessoalmente acho que é inevitável, porque há boas ideias. gosto do pedro mendes como professor, como arquitecto só conheço outro projecto dele (muito bom) para uma "ilha" no Porto, este projecto não me parece mau, mas parece-me um bocado pesado. aquela lâmina em betão/zinco faz lembrar uns projectos do Conceição e Silva nos anos 70, algo despropositado nos dias de hoje.

Link to comment
Share on other sites

Não me vou prenunciar sobre a arquitectura feita sem padrões de qualidade quer caixotões ao alto ou ao baixo (os tijolos) feita por arquitectos que simplesmente assinam projectos e outros curiosos, mas interessa-me muito mais discutir e criticar a arquitectura apresentada (mais ou menos filtrada) neste fórum, todos os comentários que faço sobre os temas e obras arquitectónicas são simples "alfinetadas"! Todos temos obrigação de ser exigentes com as obras que produzimos e com as obras que outros considerem ser “obras-primas” não podemos ter medo de comentar mesmo que esteja errada, porque o erro humano é uma característica do homem!

Já agora o Eduardo “copia” e interpreta o Richard Neutra, Mies Van der Rohe, Marcel Breuer, Herzog & Meuron, Luis Barragan, Le Corbusier, Louis Khan.....:(



por essa ordem de ideias toda a gente copia, a nao ser que seja um "visionárium" do futuro vai sempre tirar referencias (que tu chamas copiar) aqueles arquitectos com quem se identifica mais.
Link to comment
Share on other sites

A copia. Todos temos as nossa influencias, refe^rencias q definem o nosso estilo, a nossa linguagem formal... As fotos apresentadas apenas permitem uma analise "tosca"... umas plantas ajudavam. Se é ou nao uma arquitectura de sobreposição d imagens, nao sei... mas parece :) agora permitam-m fazer um unico comentário ao q consigo constar. Um Bom Projecto mal executado... resulta um Mau Projecto! Um "Mau" projecto bem executado, resulta um Bom Projecto! :D Gostei do pouco q foi apresentado. Abraço CC

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Não me parece que assim seja Natália. A arquitectura tem de manifestar todo o contexto, seja o presente e o passado, de modo a responder a todas as necessidades, considerando, sempre, os seres humanos, a vida, a história, tradição, o clima, etc. Se houver esta preocupação, pode ser chamada de arquitectura. E o resultado é o que der. E, é claro que, quando se observa um projecto feito dessa forma, ainda assim se pode ver claras influências de algum arquitecto. Mas é claramente perceptível se um projecto foi, ou não copiado. Mas é claro que fazer arquitectura desta forma dá muito trabalho, ou mais trabalho. E é por isso que se vê, cada vez mais, a mesma coisa, cópias de cópias. Será isso arquitectura? Para mim não.
Link to comment
Share on other sites

A casa está muito bem "agarrada" ao terreno, é perfeitamente perceptivel o cuidado com as relações interior/exterior feitas de uma forma muito delicada e consciente, quer na forma como as aberturas são feitas quer na sua diferenciação criando uma nítida sensação de que o projecto nasceu de uma forte leitura do lugar cruzada com um programa aparentemente simples, quanto á liguagem parece-me segundária face a questões de conceito/lugar bastante mais importantes... as influências são nítidas mas parece-me uma prática sincera sem qq tipo de pretensões. Uma obra discreta mas muito positiva dentro do panorama nacional, uma postura de quem nao se quer pôr em bico dos pés e procura a boa prática da profissão.

Link to comment
Share on other sites

Ficaste mm picado!! pensei que te passa-se mais rápido, alem de puto melga, daqui a bocado tás a chorar... tem calma contigo que ainda te dá alguma coisa má, vê lá se nao mordes a lingua e morres...descansa e aproveita para trabalhar um bocadinho pq pelo que parece tu nao és arquitecto..és comentador profissional de foruns ou então tás no desemprego...se precisares de ajuda apita...aquele abraço

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.