Jump to content
Arquitectura.pt


Qual a melhor faculdade de arquitectura?


_egp

Recommended Posts

  • Replies 56
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

nunca acreditei nessa da "escola da vida" é uma grandessissima treta.....mas so a minha opiniao pessoal :p em relaçao ao livro, é um livro como tantos outros, mas nao deixa de ser curioso ser escrito por um arquitecto conceituado (nao é propriamente um de nos) e que se formou na faculdade de lisboa. alem disso, toda a gente conhece o misticismo em torno da chamada "escola do porto" nao percebo essa "rebeliao" toda :) reflexo dessa mesma "escola" encontramos a FAUP que é "só" a melhor faculdade de arquitectura do pais.... mas se calhar até nao é e andamos todos enganados ah ah ah ah ah :nervos:

margarida duarte

Link to comment
Share on other sites

Quando começares no mundo do trabalho, esqueces os 5 anos de curso.


Não esqueces... mas que fica lá muito para trás...é verdade... Olha a minha vida académica( na universidade) já lá vai à 8 anos... entretanto, claro que tenho efectuado alguma formação complementar...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

nunca acreditei nessa da "escola da vida" é uma grandessissima treta.....mas so a minha opiniao pessoal :)


se calhar achas uma treta porque não sabes o que significa. Aprender com os outros, com as suas experiencias e com as nossas próprias experiências e, acima de tudo, aprender por conta própria é muito importante para o teu desenvolvimento pessoal e profissional. right?
Link to comment
Share on other sites

nao precisas de ser agressivo. o que eu quis dizer foi que dentro do contexto da conversa, acho muito mais importante o ensino da universidade do que a escola da vida. é obvio que sei o que significa, nao sou assim tao ignorante... rigth?


Acho que só depois de ingressares no mercado de trabalho é que poderás dizer se é uma "grande treta" ou não...

:)
Link to comment
Share on other sites

Não concordo que a faculdade em que se ande seja assim tão indiferente. O que é facto é que, quer queiramos quer não, com 18/19 aninhos de idade somos seres cuja personalidade não está fechada (estará alguma vez?), e o meio em que nos encontramos influencia (+ ou -, consoante as pessoas) o modo como agimos. Portanto essa questão faz todo o sentido na medida em que escolas diferentes têm tendências diferentes e, acredita, enquanto lá estiveres isso vai influenciar-te, seja por te fazer aderir a ela, seja por te fazer reagir a ela. Não somo imunes ao que nos rodeia. Quanto à pergunta em específico, respondo apenas naquilo que conheço, a minha própria escola: a FA - UTL. Que tem bases mais antigas, tem. Que tem uma formação de teor mais artístico, evidentemente que sim. Se é melhor? Não sei, talvez apenas diferente. O que te traduzo da minha experiência é que é um curso que se propõe a ensinar-te a pensar arquitectura nas diferentes vertentes disciplinares (urbanismo, sustentabilidade, sociologia, filosofia, historia, estruturas, construção, ...) sem te propor um dogma mas em que transparece a busca pela obra de referênciano que diz respeito à beleza artítica da coisa e à inovação. A vertente estrutural é bastante reduzida embora a sua componente lectiva +- elevada. Se te interessa mais essa tecnologia engenheiristica este não é definitivamente o teu lugar. Se, por outro lado gostas de pensar e pensar e pensar e por os dados adquiridos em causa, de desafiar o senso comum e inovar em termos de conceitos então estás no lugar certo. Quanto à paixão por urbanismo...se é emsmo paixão, vai para planeamento urbano, conheço colegas desse curso. É bom e as possibilidades de emprego imergem (contrariamente à arquitectura). E quanto a assinares projectos de edificios depois, tanto quanto sei, basta fazeres as disciplinas do curso de Arquitectura depois de acabares Planeamento pra teres também essa possibilidade até porque em projecto também projectam edificios. Tudo isto com uma média de acesso mais baixa.

Link to comment
Share on other sites

Quanto à pergunta em específico, respondo apenas naquilo que conheço, a minha própria escola: a FA - UTL. Que tem bases mais antigas, tem. Que tem uma formação de teor mais artístico, evidentemente que sim. Se é melhor? Não sei, talvez apenas diferente. O que te traduzo da minha experiência é que é um curso que se propõe a ensinar-te a pensar arquitectura nas diferentes vertentes disciplinares (urbanismo, sustentabilidade, sociologia, filosofia, historia, estruturas, construção, ...)


Ja tive cerca de 2/3 dos professores de la, muitos deles ate lecionaram ao mesmo tempo.

Então, o que a torna especial? Essas bases antigas vem da onde ? de um poço magico ?

Para ser mais especifico apenas 2 dos meus 8 professores é que nao lecionaram na FAUTL
Link to comment
Share on other sites

Não concordo que a faculdade em que se ande seja assim tão indiferente. O que é facto é que, quer queiramos quer não, com 18/19 aninhos de idade somos seres cuja personalidade não está fechada (estará alguma vez?), e o meio em que nos encontramos influencia (+ ou -, consoante as pessoas) o modo como agimos. Portanto essa questão faz todo o sentido na medida em que escolas diferentes têm tendências diferentes e, acredita, enquanto lá estiveres isso vai influenciar-te, seja por te fazer aderir a ela, seja por te fazer reagir a ela. Não somo imunes ao que nos rodeia.
Quanto à pergunta em específico, respondo apenas naquilo que conheço, a minha própria escola: a FA - UTL. Que tem bases mais antigas, tem. Que tem uma formação de teor mais artístico, evidentemente que sim. Se é melhor? Não sei, talvez apenas diferente. O que te traduzo da minha experiência é que é um curso que se propõe a ensinar-te a pensar arquitectura nas diferentes vertentes disciplinares (urbanismo, sustentabilidade, sociologia, filosofia, historia, estruturas, construção, ...) sem te propor um dogma mas em que transparece a busca pela obra de referênciano que diz respeito à beleza artítica da coisa e à inovação. A vertente estrutural é bastante reduzida embora a sua componente lectiva +- elevada. Se te interessa mais essa tecnologia engenheiristica este não é definitivamente o teu lugar. Se, por outro lado gostas de pensar e pensar e pensar e por os dados adquiridos em causa, de desafiar o senso comum e inovar em termos de conceitos então estás no lugar certo.
Quanto à paixão por urbanismo...se é emsmo paixão, vai para planeamento urbano, conheço colegas desse curso. É bom e as possibilidades de emprego imergem (contrariamente à arquitectura). E quanto a assinares projectos de edificios depois, tanto quanto sei, basta fazeres as disciplinas do curso de Arquitectura depois de acabares Planeamento pra teres também essa possibilidade até porque em projecto também projectam edificios.
Tudo isto com uma média de acesso mais baixa.


Olá! Obrigado pela mensagem... Vou pensar nisso do urbanismo...

:) :)
Link to comment
Share on other sites

Faculdades... publicidade à parte.... são todas iguais. É verdade que exitem colegas que ainda fazem alguma discriminação e só querem recrutar pessoal que tenha vindo da utl... Mas com o tempo isso passa-lhes. Digo-te o que já alguém te disse aqui, a melhor faculdade para ti é onde te sentires bem. Eu tirei na Moderna, há 4 anos, e não me arrependo, tive colegas que vinham de outras faculdades, tive outros que mudaram para outras faculdades... no fundo, não existem diferenças significativas. Ainda existe a velha antipatia pelas privadas, mas isso em nada se reflete no ensino.... até pq os profs são os mesmos. Tens que te sentir bem e dar o teu melhor, o resto são tretas :)

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

eu estou na ARCA um pouco estupida mas la se vai dando uns empurões e tal, a respeito de ter jeito ou não, um professor meu (por sinal muito reconhecido mas do qual ja me esqueci o nome) disse uma coisa muito estupida mas muito verdadeira, passo a citar: " vocês vieram para arquitectura porque não sabiam fazer mais nada" eu acho que aí é que está o verdadeiro significado de arquitecto homem apaixonado pelo que faz e que como diz o professor que não sabe fazer mais nada. "um arquitecto não é suficientemente homem para ser engenheiro, mas tambem não é suficientemente maricas para ser designer de interiores" Nuno Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.