Jump to content
Arquitectura.pt


Falling Water - Casa da Cascata


JAG

Recommended Posts

Provavelmente a casa mais espectacular de sempre...

http-~~-//www.jokerartgallery.com/fotos/arq/Fallingwater/fallingwater1.jpg

A sua projecção foi feita de forma espectacular. Após Frank Lloyd Wright ter analisado o local e nunca mais ter tocado no projecto... passado 3 meses, contacta o cliente a dizer que o projecto estava pronto e que queria mostra-lhe. Em menos de 3 horas fez em dimensões superiores as normais, o 1º piso, 2º piso, corte, a projecção total da casa.



Mais informações em: http://www.jokerartgallery.com/fotos/arq/Fallingwater/falling.php

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Na verdade os ângulos que com mais frequências enchem as capas das revistas e dos livros, e que talvez sejam mesmo os mais interessantes, lá in loco verifica-se que é mesmo necessário fazer alguma ginástica para chegar aos locais para se apanhar esses ângulos, não são de todo visíveis no dia a dia do seu eventual proprietário, o que não implica que isso seja uma característica pejorativa, mas é no entanto curioso. Mas no seu conjunto existem inúmeros pormenores dignos de estudo para além dessas imagens mais convencionais, como de resto toda a obra de Wright.

Link to comment
Share on other sites

A casa da cascata como obra arquitetônica realmente é fenomenal, de grande beleza, com uma perfeita inserção no sítio e com elementos muito bem elaborados, esquadrias, superfícies, estrutura... Agora, vale lembrar algo intrigante; que uma obra de tamanha maestria e referência da arquitetura mundial é um tanto quanto deficiente enquanto habitação, dizem que ninguém conseguiria morar aí durante muito tempo, entre outras coisas o barulho da cascata ecoando pelos ambientes se diz insuportável... Lembrando que outra obra reverenciadíssima como a Vila Savoye de Le Corbusier também se sabe que ninguém moraria satisfeito...

Link to comment
Share on other sites

Agora, vale lembrar algo intrigante; que uma obra de tamanha maestria e referência da arquitetura mundial é um tanto quanto deficiente enquanto habitação, dizem que ninguém conseguiria morar aí durante muito tempo, entre outras coisas o barulho da cascata ecoando pelos ambientes se diz insuportável...


Referia-me a isto... ^^

Acho que tudo dependerá do gosto de cada pessoa... e de como a pessoa em si é.

Pois para mim... não seria a cascata que me iria incomodar.

Depois é tudo uma questão de habito...
As pessoas que moram ao pé de aeroportos, já estão tão habituadas ao barulho, que as vezes quando vão para fora, tem dificuldade em dormir, por não terem o barulho dos aviões.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...

pode enviar-me as fotos que tem para o meu e-mail tou a precisar de toda a imformaçao possivel acerca da casa da cascata, para um trabalho de projecto que estou a realizar ate 2ª feira tenho que reunir toda a informaçao possivel assim como plantas cortes etc..
agredeco desde ja a atençao prestada ao meu post
cumps. boa continuaçao
henrique cunha HK_DJ@msn.com

Link to comment
Share on other sites

A casa da cascata como obra arquitetônica realmente é fenomenal, de grande beleza, com uma perfeita inserção no sítio e com elementos muito bem elaborados, esquadrias, superfícies, estrutura...

Agora, vale lembrar algo intrigante; que uma obra de tamanha maestria e referência da arquitetura mundial é um tanto quanto deficiente enquanto habitação, dizem que ninguém conseguiria morar aí durante muito tempo, entre outras coisas o barulho da cascata ecoando pelos ambientes se diz insuportável...

Lembrando que outra obra reverenciadíssima como a Vila Savoye de Le Corbusier também se sabe que ninguém moraria satisfeito...


Deficiente em estrutura e em impermeabilização. [ame="http://en.wikipedia.org/wiki/Fallingwater"]http://en.wikipedia.org/wiki/Fallingwater[/ame] .

Até aos melhores lhe escapam "certos" promenores.
Link to comment
Share on other sites

lol pelo que consta o Frank Lloyd Wright não era lá muito bom no que toca à durabilidade. não é a primeira casa dele que mete água e a outra não era nem perto de um riacho (não me recordo qual era a casa mas foi o meu professor de construção que me contou a história). Seja como for não é o único arquitecto com problemas do género. o Corbusier foi processado pelos proprietários da villa savoi por problemas de impermeabilização.

Link to comment
Share on other sites

Mas também temos de ver uma coisa, na época não havia tanta tecnologia para combater esses problemas.

E uma casa por cima de uma cascata, estava-se a espera de que? lol

Na época a preocupação não era durar muito, mas sim ser diferente. O inicio do XX queria-se largar os estilos que se tinham feito durante séculos e o que fazia esquecer de pormenores por vezes bastantes importantes.

---

Henrique Cunha... podes ter mais informações aqui: http://www.jokerartgallery.com/fotos/arq/Fallingwater/falling.php

E também podes saber mais em: http://www.pbs.org/flw/buildings/index.html

Espero ter ajudado.
Mais alguma coisa avisa.

Josué Jacinto - Mais Fácil
My web: maisfacil.com | soimprimir.com | guialojasonline.maisfacil.com

Link to comment
Share on other sites

Não há arquitectura perfeita nem se devem divinizar os grandes arquitectos, e acima de tudo as obras devem ser contextualizadas. O modernismo revolucionou a arquitectura há mais de meio século e as obras emblemáticas da época não são imunes aos efeitos do tempo. Nem pretendiam sê-lo como referiu JAG. As chamadas coberturas planas que se difundiram com o modernísmo e após várias decadas de evolução técnica, continuam a não ser tão fiáveis no que diz respeito a infiltrações como as boas coberturas inclinadas. As opções estilísticas têm sempre reflexos no comportamento efectivo do edifício. Mas ainda bem que houve e continua a haver quem arrisque...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.