Jump to content
Arquitectura.pt


Carnaxide | Vila Utopia Moradia Lote 13 | Olga Cristina Carvalho e Marcelo Dantas | 1º Prémio


lllARKlll

Recommended Posts

A pedido de alguns, aqui fica algumas imagens do dito vencedor, com autoria partilhada...

http-~~-//img162.imageshack.us/img162/6097/500ke9.jpg

http-~~-//img162.imageshack.us/img162/1921/800pd4.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_6.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_7.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_3.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_5.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_4.jpg
http-~~-//i2.photobucket.com/albums/y8/lllRAKlll/Forum%20Arquitectura/vila_utopia_vencedor_2.jpg

VILA UTOPIA MORADIA 13 CONCURSO DE ARQUITECTURA.

Até 15 de Dezembro, na Sede da Ordem dos Arquitectos de Lisboa. Mostra que apresenta os trabalhos concorrentes a este prémio, dirigido a estudantes de arquitectura, e ganho por Olga Cristina Carvalho e Marcelo Dantas.

Fonte: My Net Press Ordem dos Arquitectos
Link to comment
Share on other sites

não tinham planificaçoes rigorosas do projecto? que estranho... realmente conseguiram dar a volta e mostrar algo de inovador para terem ganho! Como já tinha dito no blog a barriga de um arquitecto, a julgar pelas imagens, acho este projecto bastante interessante na medida em que se projecta uma casa sem referencias a nada e se conseguem realmente criar situaçoes de interesse tanto a nível interior como exterior.

Link to comment
Share on other sites

as planimetrias não são essenciais para a construção de uma obra de arquitectura... Se virmos algumas das construções na Índia, algumas catedrais na Europa, as pirâmides do Egipto, não eram feitos através do desenho planimétrico. Isso é uma invenção posterior, o que não impede que se construam obras de arquitectura

Link to comment
Share on other sites

o programa era este: fazer uma casa numa urbanização de "casas", com pequeno jardim á volta sem muros de limite de terreno, mas com area identificada x, área de construçao x,área de implantação x, uma cozinha, uma sala, x wc, x quartos, espaço exterior...poraí fora... acham que isto não é programa que chegue? fazer uma casa? qual é o pograma de uma casa? é este sem referencias? o souto moura faz casas em urbanizações de "casas" na porto, com referencias...a casas..com um programa dado pelos mesmos parametros que atraz referi assim se desenham casas, com este PROGRAMA, ás vezes tem cliente concreto, outras vezes um cliente geral... o PROGRAMA era fazer uma boa casa

Link to comment
Share on other sites

o souto, que tio não lhe chamava, mestre talvez, mas isto sou eu a falar, não sei viste o site da vila utopia mas também não tem as plantas disponíveis e acho que é o unico, mas a questão é achas mesmo que os dois que ganharam a habitação 13 ganharam com aqueles renderes? não achas mesmo que o juri é assim tão burro ao ponto de dar o 1º prémio a um desenho bonito pois não? ó meus amigos,não vamos aqui especular se havia ou não plantas, claro que havia, só que ainda não foram disponibilizadas....discussões da treta

Link to comment
Share on other sites

arq,ninguem viu nada como o que? achas que é uma boa discussão isto que voces estão a fazer ai não tem plantas? não pa, nem sei como é que se pode apresentar um projecto sem plantas realmente pá, e ganharam assim pois é, por renderes bonitos já viste sinceramente, aquele juri ó meus amigos...é claro que as plantas existem, senão perdi a fé na arquitectura e agora dão-se prémios a renderes.... discussão da treta a vossa, querem falar do projecto ou preferem especular se há plantas ou não?

Link to comment
Share on other sites

Pá não sei, coisas tão simples como a orientação das fachadas só se obtem pelas sombras dos famosos renders, consegues localizar o quarto e a casa de banho olhando para o famigerado render? Se sim, vamos então falar do projecto...

kwhyl não há discussão! Infelizmente.

P.S.

Não consigo anexar as imagens em forma de thumbnail, não faço a mínima ideia do porquê!

Link to comment
Share on other sites

arq, sabes que para perceberes, discutires,dizeres se gostas ou não, tens de ir lá e ver quando não está construída, vês as plantas, os cortes, os alçados, os renderes, as maquetes quando só há renderes, discutes pelos renderes,porque não? se assim não fosse, nunca se podia discutir por exemplo barragam, porque duvido qua alguem já la tenha ido,eu tenho o melhor livro sobre ele, e as plantas são uma *****, não dápara perceber nada, mas adoro barragam...pelas fotos, felismente está construido e tenho fotos senao quase que te dizia que adorava pelos renderes, como adoro um projecto do souto moura do qual apenas vi um render quase real colado na parede do gabinete dele ah, e sou eu que digo isto, que não sei fazer, nem nunca fiz, nem sequer acredito nas possibilidades, da, modelação 3d (renderes)

Link to comment
Share on other sites

não sei quem foi o juri, sei que fazia parte o Manuel Aires Mateus. arquitecto pelo qual nutro uma grande estima e admiração e confio nas suas escolhas... confio primeiro que ele não daria, obviamente, bater no ceguinha na discussão da treta, o primeiro, sequer, o último lugar a um projecto pelos renderes agora nalisando-os, acho a cas amuito pesada, tem muita parede, sem distinção entre o 1º e o 2º piso...gosto o facto de inclinar as coberturas, gosto das grandes janelas, desconfio da saída para o espaço exterior e daqueles janelicos corridos em baixo que parecem janelas que dão para a cave, mas suponho que sejam janelas de uma sala rebaixada ao nível da cota exterior não acredito que a casa seja pintade de cinzento, pois se tudo e branco ali, porque ganhar uma casa cinzenta, por mais clara que seja (e eu adoro o cinzento em casas) parabens aos vencedores, eu também queroa ter partecipado, andei entusiasado alguns dias até perceber que era só para finalistas e estagiarios...eu e os meus 4 amigos que indivudualmente iamos participar apanhamos uma dsilusão das grandes é assim tão dificil falar pelos renderes? e eu que nem os faço....

Link to comment
Share on other sites

então e o corbusier que fazia conferencias com um quadro e giz na mao a explicar os seus projectos? ele não fazia plantas no quadro.

Se realmente há aspectos que demonstram que o projecto tem realmente interesse e se se consegue compreender o funcionamento do projecto através dos elementos apresentados que não plantas não vejo qual é o problema... Até porque o que vemos aqui são só renders, mas de certeza que apresentaram mais coisas, esquemas, desenhos, ...

(estará aqui alguém a insinuar que houve "fraude" na avaliaçao dos projectos a concurso?)

Link to comment
Share on other sites

pois só estava supor :p Dos projectos que vi, este realmente está bastante interessante. Agradam-me especialmente as janelas porque são tratadas como verdadeiras janelas, pela sua expressão e profundidade. Também a volumetria se torna interessante. Os espaços interiores realmente têm uma certa expressão que poderão dar alguma vida à casa e a relação interior/exterior através das janelas a mim agrada-me imenso

Link to comment
Share on other sites

mudou de nome porque deve ter mudado de pensamento meu novo amigo, não há projectos sem plantas, o que se está a discutir (acho eu) agora é a viabilidade de se poderem mostrar projectos sem mostar plantas.......o que é muito diferente o asimplemind falou muito bem no corbusier que não desenhava plantas a giz no quadro (quase impossível), eu falo em poder-se discutir sempre, com o mínimo de informaçao possivel, porque tudo nos faz despertar crítica e opnião imaginem que em vez de renderes só existiam plantas, existia a mesma discussão... a obra de arquitectura para ser criticada na perfeição tem de se ir lá, depois estudar os rigorosos com apoio de uma régua, depois ver na maquete (os os tão em voga, famosos renderes), porque a vista de deus, a perspectiva de cima também conta (ainda que o olhar humano conte mais), e por fim também convem conhecer outras obras do autor, os seus pensamentos e ouvi-lo falar sobre a obra mas o que realmente importa é conhecer o mais número de obras possiveis, porque o mundo avalia-se sempre em comparação... quando começei a ler a sério interessei-me pelo pedro paixão,achava-o o meu ídolo, que ele era a fonte de todos os meus problemas, que ele era o meu escritor....depois conheci o Lobo Antunes... (n liguem, apeteceu-me dizer esta treta toda)

Link to comment
Share on other sites

faz sentido aquilo que dizes. É necessário isso tudo para analisar uma obra, eu também duvido que não tenham apresentado plantas (apesar de as terem desenhado porque senão também nao faziam os renders), mas se não apresentaram é porque o juri entendeu que havia uma série de aspectos muito fortes que dotavam o projecto de extrema qualidade e permitiam entender a espacialidade e a expressao do projecto. Mas como é obvio as planimetrias ajudam a compreender e a metrizar os espaços representados

Link to comment
Share on other sites

eu nem sequer ponho em causa a apresentação das plantas...para mim é um dado adquirido, ou não fosse Aires Mateus o "chefe" do juri... porque senão e dava este projecto a uma amigo meu que é designer gráfico, mostrava-lhe 5 casas de 5 arquitectos contemporaneos e ele fazia um exterior assim bonitinho....

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.