Jump to content
Arquitectura.pt

Connecty

Erasmus, onde fui e como foi!

Recommended Posts

desde o meu poste anterior ja fiz todas as cadeiras e ja sou licenciado, ou seja, tou cada vez mais perto do meu sonho de fazer erasmus, agora a principal questao é que vou fazer no quinto ano e estou um pouco reticente por causa da tese que tenho de redigir para acabar o mestrado. alguem me pode dar indicações acerca disso??

1. A inscrição para Erasmus é fácil na minha faculdade?

Sim, a inscrição na minha faculdade (Faculdade de Arquitectura de Lisboa) é fácil, sem grandes complicações.

2. Para que faculdade fui/quero ir e em que país?

Estou actualmente a fazer Erasmus em Veneza, na IUAV (Instituto Universitario di Architettura di Venezia ).

3.Porque a escolha da mesma faculdade e país?

Pela sua arquitectura, a arquitectura italiana sempre me fascinou e pela experiência de viver numa cidade "museu" como Veneza

4. É/Foi fácil arranjar meios de viagem e alojamento?
A viagem custou-me/vai-me custar €XXX?

Os meios de viagem são sempre faceis, o avião. Não são baratos é verdade, mas é preciso estar atento e escolher bem a companhia e o dia...comprar a viagem com alguns meses de antecedência ajuda também na economia do preço da viagem. Mas para Veneza por vezes, mais vale fazer escala: por exemplo agora quando voltar para lá vou passar por Paris...isto por duas razões: primeiro porque a Easyjet não tem viagens directas de Lisboa a Veneza ou vice-versa e segundo porque a viagem ficava-me por metado do preço (comparando com a Tap) fazendo desta forma. Não quero com isto dizer que a Tap é uma má escolha, pelo contrario, fui pela Tap quando fui para lá e a viagem ficou-me por 90€, claro que para isto depende a altura do ano e o tempo com que se marca a viagem.

Em relação ao alojamento...NÃO...não foi minimamente fácil. Além de não existirem residências de estudantes da faculdade, o gabinete de Erasmus não ajuda nada (fui lá à procura de ajuda e disseram-me que tinha vindo muito cedo, para voltar na semana seguinte...o que não me dava muito jeito visto estar a pagar hotel). Portanto tive de me desenrascar sozinho.
Mas é dificil arranjar casa pois os erasmus não são muito bem vistos lá, principalmente quando só se vai ficar 6 meses, além disso inglês para os italianos é quase como chinês e por isso tive muitos telefones desligados na cara. Ao contrário de cá, onde é quem procura casa que escolhe onde quer ficar, lá é quem mora na casa que de uma lista de 20 ou mais pessoas candidatas à casa escolhe quem quer. Claro que também há a hipotese de recorrer a uma agência, mas ai tem de se pagar à agência, a caução e ainda a "de-todo-não-pequena" renda. Passei duas semanas à procura de casa.

4. Como é o ensino lá foram comparado com o de cá?

Atrasado e incompreensivel. Lol talvez seja exagerado ou talvez não. Estou a viver só com italianos, e um deles está agora no primeiro ano da faculdade. Não consigo perceber como é que em cinco anos de faculdade (3 de curso mais 2 de especialização) não existe um unico de desenho. Desenho que é fundamental. Este meu colega de casa está a fazer como 1º trabalho uma especie de residência de estudantes, com alojamentos, biblioteca, local de refeições, etc...mas ao que parece o pobre coitado tem de se preocupar já com a estrutura, materialidades e afins...ora isto num primeiro trabalho do primeiro ano sem nunca ter ouvido falar de tais coisas.
Já eu estou a frequentar as aulas do primeiro ano de especialização de conservação, escolhi esta entre cidade, construção, paisagismo, sustentabilidade porque me pareceu ser a mais interessante...mas até seria não fosse o facto de passar 9horas do dia fechado numa sala a ver power points teoricos...estes quando não são acerca de sistemas de modelação 3D (teoria só e cálculos) são sobre coisas que podiamos ver ao vivo, mesmo ali ao lado (e quando digo ao lado é mesmo ao lado, só sair da porta da sala literalmente) na fantástica cidade que é Veneza.

Em relação às outras perguntas acho que ainda não posso responder mas posso dizer em forma de conclusão que Veneza é um lugar fantastico para se visitar ,pode-se aprender muito com a cidade, desenhar e fotografar...mas viver lá não faz bem a ninguem pois o custo de vida é muito alto e porque continua a ser uma cidade "museu" que só vive para os turistas....

Em relação ao ensino da arquitectura, Portugal mesmo com todas as suas "manias" e defeito está mais à frente!

Já agora, quem gosta da vida nocturna deve escolher outras paragens pois vida nocturna e coisa que Veneza não tem. :)

Peço desculpa pelo tamanho do texto. ;) Esta opinião talvez um pouco negativa é infelizmente também partilhada pelos outros eramus portugueses.

Olá! Acho este tópico mesmo muito interessante, espero que continuem a contar as vossas experiências! :) Quero tomar uma boa decisão quando for para fazer ERASMUS ;) Realmente gostava muito de conhecer, o mais possível, os métodos de ensino e as diferenças com Portugal. Sabem se os sites das faculdades dão algum tipo de informação sobre isto ou sobre outras coisas importantes pra quem quer ERASMUS? Obrigada, DreamSpaces GIrl:menina:

também estou a pensar candidatar-me em erasmus à rep. checa ou polónia.. e gostaria de saber sobre essas universidades/locais.. outras alternativas que também me chamam a atenção são a alemanha, roma e austria..

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.