Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectura sub-aquatica


Arq.to

Recommended Posts

ó amigo, dizes que é arquitectura, aceito a tua opniao, mas já agora, explicavas aqui ao burro de servi porque,uma vez que o meu conceito de arquitectura é pouco abrangente ja agora, essa questão do que é e deixa de ser arquitectura, até já por mim explicitada neste forum, quero só dizer que me regulo por dois mestres: fernando távora: "não há má arquitectura, há arquitectura e outra coisa" Campo Baeza "arquitectura é ideia construída. sem ideia é construção, sem ser construida é só ideia (projecto)"

Link to comment
Share on other sites

o pa, não é isso,mas será que falamos linguagens diferentes eu vou escrever devagarinho....só queria saber porque é que consideras este projecto arquitectura, as razões, o que é que este projecto tem para ti para ser qualificado de arquitectura (independentemente de ser boa ou má, isso discute-se depois, primeiro isto) já agora, a minha e a tua opinião, são sempre inferiores ás de gajos como o távora e o baeza, não achas? chama-se humildade (aparente)

Link to comment
Share on other sites

fico-me por aqui nas questoes (devagarinho,lol) eu só ainda não percebi, mas também nao devo ter de perceber, qual era o problema a resolver aí, criar uma coisa engraçada para os nadadores? e resolveram socorrer-se da arquitectura? há uns filmes porreiros de vez em quando, tipo arca de noé, mas mais a frente onde o nivel das águas sobe e as pessoas ás vezes vão lá abaixo, á cidade, ver como (é sempre) nova iorque era, acho os filmes interessantes, nunca pensei é que isso fosse aproveitado para... eu chamava a este projecto cenografia... já agora, alguem sabe se foram arquitectos que fizeram isto? é que parece-me um bocado põr lá janelas e formas ao acaso só para simular arquitectura.... (by da way, andei, por curiosidade mórbida a ver o site do taveira, não conhecia juro, mas...ele além de fazer má arquitectura (ele pinta má arquitectura, mau espaço,é o que ele faz)ainda não percebeu que aqueles renderes são...cómicos, muito diluidos, muito aredondados?)

Link to comment
Share on other sites

Kan, a construção debaixo de água não deve ser assim diferente, porque no meio marinho, se não existir ar no meio das estruturas, a pressão é igual à superfície, acrescida da pressão da água que está por cima...
Pior é se tudo aquilo fosse suspenso no ar... essa estrutura sim teria de ser forte...


Estive a averiguar e informaram-me que:

Uma coluna de água de 1 metro de altura produz uma pressão de 10 kg* por dm2...

Ou seja...

A 20 metros de profundidade, a pressão da água é de 2.000kg por centímetro quadrado. Se aquela "cobertura" sub-aquática tiver uma área de 30m2, vai ter que suportar uma carga uniformemente distribuida de 6 Toneladas...

Esta força só poderia ser "compensada" de 2 formas:
_Ou exisitr água dentro dessa construção e ficaria submersa...
_Ou ser injectado ar comprimido de modo a que a pressão no interior da construção fosse igual ao exterior (pressão exercida pela água -> 2000kg por cm2) ... neste caso, sería quase impossivel alguém habitar esse espaço sem ter mascaras ou fatos despressurizados...

Para se poder utilizar aquele espaço de forma "natural", a estrutura tem que suportar essas cargas todas...

Complexo esse mundo de construção sub-aquática...

:p
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

jonnhy, é estrondosa a forma como a arquitectura pode aqui adquirir um conceito brutalmente inexplorado, muito fixe, um turbuilhão de ideias me passam, uma forma muito sociologicamente oportuna de ver arquitectura!!


Ola,

Sem dúvida que nos leva a outro tipo de ideias... é um sub-mundo inexplorado...

Repara no que têm sido desenvolvido nesse sentido:

Red Sea Star Restaurant:

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Parece-me que existe demasiada preocupação com o que se passa lá em baixo, mas peca nas relações arquitectonicas com o que se passa à superfície...

Mais informação em:
http://www.redseastar.com

:)
Link to comment
Share on other sites

kwhyl: O projecto é uma piscina ao qual decidiram adicionar mais profundidade. Pelo que li a piscina serve também para treinar mergulhadores (uma escola de mergulho). Faz todo o sentido ter a profundidade que tem, as janelas e as formas é mais um elemento de interacção entre os alunos/família/visitantes.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.