Jump to content
Arquitectura.pt


Psicologia da Arquitectura


3CPO

Recommended Posts

Psicologia da Arquitectura
Autores: Henrique Muga, Pedro Pires (Ilustrador)

Categoria: Literatura para adulto.
Colecção: Ensaios.
ISBN: 989-557-241-7.
Nº de Páginas: 264.
Encadernação: Capa Brochada.
Dimensões: 160x230.
Preço: 13,80€

Imagem colocada

Sinopse: Este trabalho aborda a experiência da arquitectura, analisando os vários processos psicológicos através dos quais o Homem, individual e socialmente considerado, interage com o ambiente arquitectónico. A obra assume um carácter eminentemente pedagógico e tem como destinatários principais os estudantes da arquitectura. Deve ser encarada como um corpo teórico-prático, cuja operacionalidade pode ser potenciada, utilizando-a quer como uma grelha de análise do edifício, da rua e da cidade, quer como um conjunto de estratégias, ao nível do projecto arquitectónico e urbanístico, capazes de criar um espaço coerente com a dinâmica psicológica do ser humano.

Henrique Muga é Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, professor de Psicologia da Arte na Escola Superior Artística do Porto e investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo da ESAP.

Abraços
Link to comment
Share on other sites

O Henrique Muga foi um dos melhores professores que tive no curso até agora. Bastante atentivo e extremamente culto, as suas aulas são bastante interessantes através das formas como ele aborda a psicologia na arte e a percepção visual. Este livro é o culminar de todas as suas sebentas e apontamentos para as suas aulas. vale a pena

Link to comment
Share on other sites

Sim, é bastante interessante e de fácil leitura.
Os temas abordados não abordam apenas a psicologia, mas tentam-se relacionar com alguns elementos essenciais para a arquitectura, tais como:

Campo Sensorial e mundo Perceptivo
_Ambiente sensivel
_Visao: Luz e Cor
_Som e Silencio

Experiencia do Espaço:
_Espaço Perceptivo
_Conceito de Espaço
_Percepção do Ambiente

Memória e Experiencia Cognitiva do ambiente
_Imagem do ambiente - o espaço existencial
_Espaço existencial e espaço arquitectonico

O Edificio Utilizado
_O edifico como objecto no espaço e evento no tempo
_Recepção à chegada
_Acolhimento no interior

Expressividade do edificio_ Forma, luz e cor

_A empatia simbolista
_O sentido do pormenor
_A dinâmica da forma
_A modelação da luz
_Expressividade da cor

Viver (n)a Cidade:
_A imagem cognitiva da cidade
_Legibilidade e complexidade urbanistica
_Superpovoamento e stress urbano
_Efeitos da sobredensidade
_Dinamica psicologica do efeito do stress
_Estrategias arquitectonicas e urbanisticas para redução do stress na cidade

_As relaçoes sociais na cidade
_Arquitectura participada para uma cidade humanizada

Estes parecem-me os temas mais fortes do livro...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Aconselho vivamente a todos os utilizadores deste forum e não só, a adequirir este livro e a lê-lo varias vezes se for possivel... Um dos melhores livros sobre a temática da psicologia no que respeita às sensações e percepção do espaço... Apesar de, em alguns capitulos ter encontrado bastantes relações (ainda que resumidas) do livro do Victor Consiglieri - A Morfologia da Arquitectura... No entanto, uma excelente compra e um excelente guia para aqueles que pretendem utilizar o campo sensorial nos seus projectos e arquitecturas e não só... Cheers

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Ainda nao tinha tomado contacto com esse livro mas parece bastante interessante, até porque pela discrição, torna-se numa cimpilação organizada de coisas que aparacem noutros autores de forma dispersa. E nao estou a ver o tamanho e quantidade de ilustraçoes, mas parece ser pechincha... 13,80?!

Link to comment
Share on other sites

Já o ofereci a uma pessoa, e eu não o li. A dita em questão gostou bastante, e como tal, irei comprar um exemplar só para mim. Seja como for, tenho um monte ainda ali por ler.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Pois é, esse tal de Henrique Muga foi meu professor no 1º Ano, e apenas posso dizer que foi o professor de disciplinas teóricas que mais me marcou até agora! Consegue através de temas muito alternativos, cativar-nos e explicar-nos matérias dotadas até de bastante complexidade! Quanto ao livro em si,no fundo é como já referiram, a passagem dos textos e apontamentos que vai dando aos alunos, para um registo mais cuidado que é sempre um livro. Já o li, e apenas o posso recomendar a quem nunca o leu!

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

E junto-me ao grupo de alunos do professor Henrique Muga, e na altura deu-me bastante jeito para estudar para a disciplina e acabei por descobrir um excelente livro que reúne bastantes referências que são muito importantes na projecção e avaliação de um espaço. p.s. Ele até me escreveu uma dedicatoria no livro depois da última frequência..grande prof sim sr eheheh

Link to comment
Share on other sites

Pois eu acho, com o devido respeito, que ele foi dos professores mais aborrecidos que tive durante o curso (mas pelos vistos mudou - ainda bem:)). Talvez por ter tido depois dele outros bem melhores... n sei. Das disciplinas teóricas da ESAP não houve como o Domingos Júnior. O Pedro Viera de Almeida tb me marcou, n só por me ter chumbado duas vezes:p (diga-se o único, num percurso académico não mt mau) mas pq, agora, considero que foi um professor que nos provocava intelectualmente mas de uma forma não muito evidente. Hoje percebo isso. Especialmente quando tocava um telemóvel na sala!:) Das práticas, saudades do Mancelos!

Link to comment
Share on other sites

Pedro Vieira de Almeida... se não chumbasse tanta gente acredita que nem irias falar dele... tem falta de afirmação e a unica maneira d a ter e xumbar 90% dos alunos todos os anos


Como deves ter lido, eu chumbei com ele duas vezes, e sei que houve quem chumbou mais, mas essa não seria a razão pela qual o consideraria um mau docente! Já agora, em que ano andas?
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.