Jump to content
Arquitectura.pt

reise

[Ajuda] Solução para base de chuveiro

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho no meu apartamento novo uma casa de banho pequenina na qual gostava de aumentar o tamanho do duche mas tenho um problemazito que ando à procura de soluções.

Imagem colocada

Como podem ver no arcaico desenho em anexo feito no Paint :p a base que eu queria ter tem uma tampa (circulo preto maior) que fica dentro da base. Já cheguei à conclusão que pegar numa base em acrilico ou outro material e cortar o buraco não vai dar bom resultado por isso estava a pensar em fazer a base em pedra, silestone ou afins.
O problema é que estão-me a assustar dizendo que não garantem a vedação em torno do buraco, que pode haver infiltração de águas pela caixa e fazer com que a àgua recue para os outros sanitários, etc.
O que é que vocês acham? É fasível? Tenho que tomar que precauções?

Força com a discussão dos prós e contras, mas batam devagarinho que eu tenho óculos! :nerd:

Cumps,

Olha... manda lá uma foto do sitio para te fazer um projecto disso... :icon14: pq eu sinceramente não entendo o teu esquema... e penso q deve haver alguma confusão com a maneira de ligar a base ao esgoto existente...

Reise, tudo isso que te dizem é treta. Já por várias vezes fiz bases de duches em pedra e nunca tive qualquer problema com isso.

O cuidado a pôr na vedação junto ao ralo (que alguns designam por válvula de duche) é exactamente o mesmo que numa base de duche em acrílico ou em alumínio esmaltado. Se o material vedante (silicone, preferencialmente transparente e antifúgico) estiver bem feito, não haverá problema. A dificuldade na sua colocação é independente dos materiais.

Se optares por fazer em pedra ou em Silestone (material que só conheço de catálogo) tens que proceder à impermeabilização das pedras (recomendando-te que o faças regularmente ao longo da vida, como simples manutenção). Podes utilizar produtos impermeabilizantes à base de silanos ou siloxanos (correntemente chamados de silicones líquidos), comercializados por uma vasta gama de empresas, tais como Sika, Thoro, etc.

Devo também dizer que numa das últimas moradias que dirigi, foram executadas 9 bases de duche em Azul-Cascais, com a configuração duma pirâmide invertida, com o ápice para baixo, portanto, localizando-se o ralo neste último.
Deste modo as linhas de talvegue correspondiam às arestas da pirâmide. As bases foram feitas com pedras com 2.5 cm de espessura cortadas no local de modo a que a sua geometria se adaptasse à configuração desejada, não tendo havido até ao momento qualquer problema com repasses, nem através das juntas, nem através das pedras.
No teu caso, segundo julgo compreende, tal problema é muito mais facilitado porque podes fazer a base de duche com uma única pedra, isto é, ela assenta num único plano inclinado, ficando o ralo na cota mais baixa, obviamente. Deste modo não tens que te preocupar com juntas entre as pedras, que serão sempre zonas potencialmente mais frágeis.

A outra coisa que tens que te preocupares é com a espessura da camada de enchimento da laje. Terás que confirmar com o engenheiro que te projectar a rede de esgoto se a espessura projectada é suficiente para proporcionar as inclinações necessárias, colocar o sifão e a ventilação do esgoto. Duma maneira geral isto em projecto deve ser cuidadosamente estudado e em obra deve ser muito bem controlado de modo a que o mesmo seja integralmente cumprido, pois existe a tendência do canalizador fazer as coisas à sua maneira e depois temos asneira cuja reparação é difícil e cara.

Pois Vitor... penso q aqui ninguem disse que não era possível fazer em pedra... as pedras também necessitam de impermeabilização... com siloxanos ou não... o melhor é sempre impregnar o material,o SILSTONE ´já vem impregnado... o cudado a ter na vávula de descarga, não é bem o mesmo que numa base de chuveiro normal, já que é necessárioefectuar a cama com diâmetro compatível com o ralo... Existem soluções muito interessante com ralos/caleiras, auto sifonados... mas atenção para não ser efectuada dupla sifonagem... de qq maneira se calhar já estamos a ir a um nível muito técnico.

Agora estes últimos termos já estão um bocadinho acima do meu conhecimento de construção civil! :p De qq maneira já vi que era possivel e posso ir confiante falar com o empreeiteiro e picheleiro. Obrigado a todos pela excelente ajuda. Cumps, Eduardo

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.