Jump to content
Arquitectura.pt


Traçado do TGV apresentado amanhã


lllARKlll

Recommended Posts

O TGV dará entrada em Lisboa pelo lado norte e confirma-se a terceira travessia do Tejo (o que obrigará à construção de vários quilómetros de túneis e viadutos), mas a estação central da capital não tem ainda localização definida. Já no Porto o TGV entrará pela Ponte de S. João e Campanhã será a sua estação de origem/destino, ficando para mais tarde a ligação ao Aeroporto Sá Carneiro. A actual estação ferroviária de Coimbra B será também servida pela alta velocidade, mas Aveiro, Leiria, Évora e Elvas/Caia não têm ainda localização definida. Na Ota, o TGV vai passar (e parar) a nascente do aeroporto, devendo as instalações aeroportuárias contemplar um sistema de transporte que dê acesso à estação de alta velocidade. A linha Lisboa-Madrid tem início de construção marcado para 2008 e inauguração em 2013, seguindo-se Lisboa-Porto em 2015.

Fonte: Ordem dos Arquitectos
Link to comment
Share on other sites

Já foi anunciado que nesta primeira fase da implementação do TGV, vai ser contemplado o trajecto Porto-Vigo, estando prevista a abertura de todos os troços aproximadamente na mesma altura, lá para 2013...

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu esta sexta-feira que a ligação Porto-Vigo em comboio de alta velocidade (TGV) vai entrar em funcionamento mais cedo do que o previsto, devendo entrar em funcionamento a partir de 2013.



Link:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=219189&idselect=21&idCanal=21&p=200

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

Em vez de colocarem o Alfa com tempos e condições melhores continuam com projectos megalómanos. Eu de carro demoro 2 horas porto-lisboa, isto a uma média de 140Km/h o que não é muito. De Alfa demoro 3 horas e pago 45 euros ida e volta. Se for 2 pessoas no carro já compensa em relação ao comboio, o que não é admissivel.

Link to comment
Share on other sites

Em vez de colocarem o Alfa com tempos e condições melhores continuam com projectos megalómanos. Eu de carro demoro 2 horas porto-lisboa, isto a uma média de 140Km/h o que não é muito. De Alfa demoro 3 horas e pago 45 euros ida e volta. Se for 2 pessoas no carro já compensa em relação ao comboio, o que não é admissivel.


Ora ai esta o pq de eu não gostar mto de andar de transportes... Consigo poupar mto mais andando de carro, fazendo eu os meus proprios horarios e parando qd quero e bem me apeteça...

Anyway, tb considero o TGV bem como a OTA um absurdo, mas pronto... quem tem o dinheiro dos contribuintes é o Estado e não somos nós...

Lá vem o velho ditado... "E quem se lixa é o mexilhão"


Cheers
Link to comment
Share on other sites

Ora ai esta o pq de eu não gostar mto de andar de transportes... Consigo poupar mto mais andando de carro


Esta frase não tem validade absoluta, andar de carro, com todos os custos que o mesmo acarreta (portagens, manutenção e afins), geralmente fica muito mais caro do que qualquer passe mensal inter-modal. Não podemos comparar tarifas unitárias, com consumos mensais de carro.
Link to comment
Share on other sites

É verdade, talvez fique um pouco mais barato, mas também temos de ver o que se está a pagar e em Portugal os transportes não primam pela qualidade como toda a gente sabe. Eu pelo menos não tenho de tar à espera mais de não sei quanto tempo que o meu carro chegue à paragem, especialmente quando está a chover. Para variar um pouco, se o português quiser contribuir para a causa do aquecimento global, no ponto de vista de transportes, vai ter que se sacrificar mais um pouco. Se, por exemplo, os autocarros cumprissem horários rigorosamente e o seu caracter clássico (autocarros com mais de 25 anos) fosse revisto, não me importava nada de andar sempre de transportes públicos. Agora, como as coisas estão, embora seja mais caro, compensa-me muito mais o carrito a gasóleo.

Link to comment
Share on other sites

teria mais interesse do que o tgv ou a melhoria do porto-lisboa, era criar mais ligaçoes com a espanha (a unica forma de nos ligarmos à europa) Em toda a europa as pessoas andam frequentemente de comboio entre países e não necessariamente de tgv. Havendo tgv de porto a vigo ou de lisboa a madrid, fica sempre mais barato ir de carro...

Link to comment
Share on other sites

Esta frase não tem validade absoluta, andar de carro, com todos os custos que o mesmo acarreta (portagens, manutenção e afins), geralmente fica muito mais caro do que qualquer passe mensal inter-modal. Não podemos comparar tarifas unitárias, com consumos mensais de carro.


A minha resposta tinha a ver com o tgv não com transportes urbanos. Aqui depende muito de onde vais para onde vais. Tenho um exemplo quando estive em Lisboa, que de carro ia em 15minutos de minha casa ao emprego e se fosse de autocarro demorava quase uma hora.
Acho que o TGV é um transporte que devia ser entre vigo-porto-coimbra-lisboa porque se está a parar nas estaçãoes todas não compensa a velocidade. Eu já fiz porto-lisboa de carro todas as semanas de carro com mais 3 amigos e digo-vos que compensa muito em relação ao comboio, ainda por cima que os horários não eram grande coisa para quem trabalhava.
Link to comment
Share on other sites

|||ARK||| pode não ter fundamento nenhum para ti, e acredita que já fiz as contas... Mas o estado em que os transportes publicos estão em Portugal deixam mto a desejar... Spe atrasados, caros, sem grandes condições de segurança, e nem um simples passe combinado chega para superar os gastos feitos por um carro...

Eu da minha casa à univ demoro, de carro, aproximadamente 20mins... de autocarro, mais comboio, mais metro, aproximadamente 1h e meia... Os autocarros perto da minha casa so passam de hora a hora... Se tenho o azar de perder o autocarro (sim, pq eles tanto se atrasam como chegam antes da hora) tenho de esperar aquele tempo para me ir embora... Qts vezes já desisti de ir à univ por causa desta situação...

Enfim, podiamos começar aqui uma discussão enorme sobre transportes publicos vs carro vs gastos vs tempo, etc...

O assunto deste topico é o TGV e não outro, pelo que fico por aqui...
Link to comment
Share on other sites

Eu tambem já fiz as contas, posso-te dizer que no meu caso em especial, pago 121 euros de passe (directa, metro e carris) por mês, de carro, 200 euros não dava para a gasolina, fora estacionamento e portagens (venho de torres vedras), um passe urbano, para lisboa, deve rondar 40 euros por mês (carris e metro)...portanto isto varia em função da localização, mas geralmente o carro não bate o valor de um passe combinado, seja ele a diesel ou a gasolina. Se me disserem que o carro é mais rápido, sim, geralmente é.

Link to comment
Share on other sites

Pois, e daquelas coisa... depende da localização e de outros factores... Mas como te disse, e um daqueles assuntos que tem de ser mto bem discutido... O preço ao que o gasoleo esta influencia mto o valor dos passes combinados, mas se o estado quer que andemos de transportes publicos, o valor dos passes e excessivamente caro...

Link to comment
Share on other sites

Quem mora em Odivelas e tem de passar pela calçada de carriche todos os dias... meu querido metro! mas já se foge á questão.. para mim o traçado é mais eficiente que o inicial que era uma espécie de "tgv dos apeadeiros", agora se me perguntam o que penso da importância.. acho muito mais importante a ligação de portugal para fora do que dentro do país, mas isto sou eu que raramente faço o trajecto lisboa-porto.

Link to comment
Share on other sites

eu acho incrivel é que um TGV que teria de ter poucas paragens ou nenhumas, entre o porto e lisboa....tem.. aveiro, coimbra e leiria não dava para parar em mais nenhum apeadeiro?aquilo alguma vez irá chegar a uma velocidade máxima?...posso me rir? quando toda a gente sabe que bastava fazer percursos o máximo possivel a direito com o Pendular e retirar paragens ridiculas no percurso Lx-Porto que são de um numero total de 9?!Santarám, entroncamento, Pombal e Alfornelos!!(este último O monstro dos interfaces internacionais... este cócó(reparem na palavra delicada usada) diz tudo num coimboio que tinha como objectivo ser rápido... alguém tem mais um tacho e este é mesmo dos grandes...sinceramente só espero que outro governo venha rápidamente para parar este roubo...porque ou segundo me engano ou existem ministros ali a porem tanto para os bolsos... e como dizia o outro, até um cego ve isto!

Link to comment
Share on other sites

eu acho incrivel é que um TGV que teria de ter poucas paragens ou nenhumas, entre o porto e lisboa....tem..
aveiro, coimbra e leiria não dava para parar em mais nenhum apeadeiro?aquilo alguma vez irá chegar a uma velocidade máxima?...posso me rir?

quando toda a gente sabe que bastava fazer percursos o máximo possivel a direito com o Pendular e retirar paragens ridiculas no percurso Lx-Porto que são de um numero total de 9?!Santarám, entroncamento, Pombal e Alfornelos!!(este último O monstro dos interfaces internacionais...
este cócó(reparem na palavra delicada usada) diz tudo num coimboio que tinha como objectivo ser rápido...
alguém tem mais um tacho e este é mesmo dos grandes...sinceramente só espero que outro governo venha rápidamente para parar este roubo...porque ou segundo me engano ou existem ministros ali a porem tanto para os bolsos...

e como dizia o outro, até um cego ve isto!


agora que me mataste... resuscita-me por favor!!
Concordo, aliás fiz confusão no meu post, porque o traçado final é mesmo o tgv dos apeadeirinhos, o que considero ridiculo porque quem fez este traçado não entende que ja existe um alfa pendular que o faz de forma minimamente decente..
Link to comment
Share on other sites

Em Alfornelos deve viver alguém amigo... do amigo... do amigo... (and so on)... do presidente o organismo que tutela a definição dos percursos dos combóios da CP... ou então é mesmo ele próprio... Enfim...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

alfornelos, é a tipica localidade que vai existir ali para sempre, fica na linha de Coimbra e Figueira e linha do oeste e ninguém se dá ao trabalho de tirar aquele ponto negro, falavam eles do pontos negros nas estradas...ainda nao repararam neste!! é uma miséria... mas tou ctg dreamer..é mesmo o amigo, do amigo, do vizinho do amigo...epa tanta coisa vai-se a ver é o padrasto(reparem o esforço que faço para nao por a familia dos politicos ao barulho, ehehehe) do ministro do saco azul...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.