Jump to content
Arquitectura.pt


Arquitectos Sem Fronteiras


asimplemind

Recommended Posts

Aqui fica uma sugestão de visita e também de consciencialização para uma das problemáticas da arquitectura actualmente:

http://www.asfp.net

Quem são os Arquitectos Sem Fronteiras ?

Os ASF Portugal definem-se como uma associação independente, sem fins lucrativos e de apoio voluntário, que visa colaborar com comunidades desfavorecidas por condições naturais ou económicas, cooperando com as mesmas na supressão da precariedade e no desenvolvimento das suas actividades, no âmbito específico da arquitectura e urbanismo.

O âmbito da arquitectura e da intervenção no habitat é também um campo de capacitação tecnológica, no entanto, na cooperação para o desenvolvimento essa capacitação tende a enquadrar-se em projectos sociais nos quais a componente territorial e construtiva não representa um fim em si mesmo.

A associação ASFP revê-se nos princípios da cooperação não governamental (ong e ongd) e, como tal, entende a cooperação para o desenvolvimento de forma global: não apenas no sentido norte/sul, mas cada vez mais na cooperação sul/sul, entre países desenvolvidos, bem como na transferência de práticas provenientes de países em vias de desenvolvimento ou em contextos de pobreza para o contexto urbano desenvolvido (por exemplo, no uso de materiais de baixo custo energético).

Para mais informações recomenda-se a visita ao site!

Link to comment
Share on other sites

é engraçado que tenhas referido os ASFP. Recentemente, esta associação foi convidada pelos homólogos italianos para participar num debate/congresso/reflexão acerca da questão da emigração para países da Europa (oriunda de destinos diversos). O convite foi estendido e aceite também aos homólogos de Espanha e da Bélgica. De qualquer maneira, a arquitecta pertencente aos ASFP foi recentemente à minha faculdade promover o evento e propor entre os estudantes um debate sobre esse tema, no qual a arquitectura pode ter uma palavra (mais ou menos) importante. E mesmo que não se discuta directamente arquitectura, discute-se entre arqutiectos (e estudantes de). De qualquer maneira, achei o desafio interessante e vou trabalhar no assunto juntamente com 3 colegas de faculdade e a arquitecta dos ASFP. O congresso decorrerá em Roma entre 12 e 25 Novembro próximo e vou ter a honra e a sorte de poder participar. Acho que este tipo de iniciativas são notáveis e enriquecem em grande escala a experiência neste caso académica (ou profissional para quem é arquitecto envolvido). Daí os meus parabéns aos ASFP. Para além disso têm também outro tipo de iniciativas de maior intervenção directa, nomeadamente no apoio a alojamento pos-tsunami no Sri Lanka.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

TiCo, estamos agora a colaborar com os ASFP para desenvolver soluções em conjunto, os ASFP estão a tentar providenciar uma melhor organização e estrutura, para já ainda não existe capacidade dos ASFP para mostrar o trabalho mais recente, o que é pena. Esperamos que em conjunto a ASFP se possa rever nos padrões que tentou estabelecer.

Link to comment
Share on other sites

Hmm... :p Quanto a mim acho uma 'missão' muito interessante, algo até do qual poderei gostar de fazer parte, mas como a única fonte de informação que tenho é mesmo o site, fico um pouco 'perdido' num juízo final, daí também procurar por alguém que queira partilhar/explicar alguns dos trabalhos desenvolvidos e em desenvolvimento.

Link to comment
Share on other sites

É de compreender, no país vizinho existem centenas registados nos ASF, aqui são poucos, muito poucos, e na sua maioria não tem grandes conhecimentos técnicos para gerir um site e mostrar o valor que têm. Esse trabalho era providenciado por um voluntário que fez um excelente trabalho, mas que não pode mais ajudar.

Link to comment
Share on other sites

É de compreender, no país vizinho existem centenas registados nos ASF, aqui são poucos, muito poucos, e na sua maioria não tem grandes conhecimentos técnicos para gerir um site e mostrar o valor que têm. Esse trabalho era providenciado por um voluntário que fez um excelente trabalho, mas que não pode mais ajudar.


já fiz o meu registo... tentarei e gotaria de ajudar... :p
Link to comment
Share on other sites

Connecty não sabia disso! E gostava imenso de poder cooperar... Já que estão a colaborar com os ASF, não é possivel eles 'aparecerem' por aqui para nos mostrar um pouco mais da associação? :p

A minha questão é não me querer propor, sem previamente saber que tipo de trabalhos é que me vou meter a fazer!
Link to comment
Share on other sites

É essa a nossa intenção com eles, mostrar o trabalho deles e promover mais a associação.

rui.dinis se aguardas alguma resposta da ASF, agradeço que tenhas paciência pois eles estão sem e-mails, não por culpa deles, mas por problemas com a empresa actual de alojamento. Logo que eles mudem o site online para os nossos servidores os e-mail estarão de novo online. Agradeço a paciência.

Link to comment
Share on other sites

É essa a nossa intenção com eles, mostrar o trabalho deles e promover mais a associação.

rui.dinis se aguardas alguma resposta da ASF, agradeço que tenhas paciência pois eles estão sem e-mails, não por culpa deles, mas por problemas com a empresa actual de alojamento. Logo que eles mudem o site online para os nossos servidores os e-mail estarão de novo online. Agradeço a paciência.



desde já obrigado connecty, não sabia e por acaso até lhes enviei um mail... quando souberes novidades, por favor, faz um post neste tópico... :p
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Não é estranho Rui, é mesmo a última noticia que tem. Quanto ao fórum penso que é preciso aprovação da inscrição, mas não tenho a certeza. O site que estamos a desenvolver é para os ASF Internacional, aos ASF Portugal somos apenas responsáveis por qualquer situação técnica relacionada com os servidores, para contactos administrativos ou qualquer outro contacta a presidente Arq. Ligia Nunes.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.