Jump to content
Arquitectura.pt


barcelona

Inclinação Telhado em cobertura inclinada

Recommended Posts




Fiz um find pela palavra "inclinação", só encontro isto:

"Nas coberturas das edificações correntes, com inclinação não inferior a 20º nem superior a 45º, apoiadas sobre estruturas de madeira, poderão empregar-se, sem outra justificação, as secções mínimas seguintes ou suas equivalentes em resistência e rigidez, desde que não se excedam as distâncias máximas indicadas (...)"

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Barcelona.. se leres o RGEU, verificas que não tem lá nada acerca do que pretendes.

As limitaçãos de inlcinação minimas são definidas pelas caractereisticas técnicas do material de revestimento escolhido... Para isso é consultar as tabelas dos fabricantes, de acordo com a localização/ exposição da cobertura. Podem ser adoptadas INCLINAÇÕES MENORES ÁS RECOMENDADAS, MAS NESSE CASO DEVER-SE-Á tomar precuções extras, como por exemplo aplicar complementos de estanquidade....  I.E, no caso de cobeerturas me telha cenramica, isso pode ser conseguido com a adopção de sub-telha.... mas há outra opções.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas, mas, mas... cobertura inclinada, que coisa tão out-of-date e contra o instituído pelas generalidade das escolas de Arquitetura deste País... mas... eu dou-lhe uma ajuda... sem pretensões cavalheirescas...

Recomenda-se aplicar telha entre os 36% a 100%, sendo respetivamente 16º a 45º em graus, ou seja, a partir dos 16º telha de encaixe duplo, dos 18º encaixe simples e dos 20º de canudo ou romana... estes limites mínimos recomendam-se a ir nas três respetivas categorias até aos 33º!

P.S. Extraído das sebentas...

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Prezada Sara, eu já trabalhei com diversos projetos com coberturas inclinadas, existem uma série de condicionantes.

Cargas acidentais do projeto, do local, neve por exemplo...

sub cobertura aplicada;

especificações do material, fabricante;

ressalto algo também importante influencia do vento, tanto na carga de carregamento quanto na de arrancamento, isso influenciará a posição da sua edificação em relação ao vento. Este site aqui tem uma especificação por exemplo de uma Cobertura em telha metálica termoacústica trapezoidal 40 tipo sanduíche, é um exemplo cada produto tem a sua especificação técnica.

Se passar mais elementos do que você esta querendo as respostas podem ser mais precisas.

Att.

Share this post


Link to post
Share on other sites

alan, esses parametros são depois trabalhados pelo Engenheiro de estruturas.... Aqui a questão, parece-me, prende-se mais com a arquitectura.

Em Portugal esses "condicionantes" que descreve, são designadas como acções. E essas acções pode ser decorrentes do vento, sismo, neve ( tal como escreveu). ou combinações de várias acções. Os EUROCODIGOS estabelecem os parâmetros a utilizar.... A altitude e a "rugosidade" inlfuenciam as acções do vento a considerar....

As "cargas" acidentais", são denominadas em pt, como sobrecargas.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×