Jump to content
Arquitectura.pt

CCoelho

Preço da Construção metro quadrado para 2016

Recommended Posts

Olá bom dia,

para efeitos de contabilização dos custos inerentes à apresentação de um projecto de arquitectura, tenho vindo a pesquisar o Valor referente ao preço da construção/metro quadrado para o corrente ano.

Contudo a informação que recolhi (Diário da República, 1.a série—N.o 255—31 de dezembro de 2015 ) interpreto-a como sendo para efeitos de IMI, ou é este o valor a ter em consideração? A minha duvida surge, dado me recordar que esse valor é/era definido para várias zonas do país e não único.

Agradeço desde já qualquer dica

Geralmente três zonas, mas penso que o valor/m² nos últimos anos permanece inalterado, ainda não comparei com os anos anteriores, mas recordo-me de ter lido qualquer coisa acerca de não ter alterado.

Contudo isto é apenas para apresentar à CM local, para determinar o classe da obra, a que o empreiteiro estará habilitado para efetuar, não deve ser base para qualquer orçamento a apresentar ao cliente. E sim, é pela área útil que está no normativo e nós multiplicamos pela área bruta, não sei bem porquê, "o cego guiando o cego."

Exato, três zonas e o valor mantêm-se inalterado ao que parece à sete anos, nos 482,40€ médio e 603,00€ de valor base, conforme o definido na Portaria n.o 419/2015 de 31 de dezembro acima referida, mas quanto mais pesquiso mais confuso fico... pois ao que parece a CM local definiu o seu próprio valor, e apesar de me dizer qual é "não sabe" qual o diploma-portaria-diário-edital onde foi afixado.

Instituições Publicas... o contacto foi telefónico, vou la pessoalmente e caso não venha esclarecido vou-lhes escrever um poema.

obrigado X