Jump to content
Arquitectura.pt


XXXXX

Lanco a discussão, preços m² de construção/venda?

Recommended Posts

Boa Tarde

Com alguma indignação, tenho vindo a assistir a relatórios de avaliação de Peritos Avaliadores, dos quais eu faço parte, elaborados por economistas, arquitetos, engenheiros e outras especialistas, que reiteradamente acham possível, construir (preço de custo) garagens com três metros de altura, algumas em cave (tem que ter em consideração os custos com o desaterro e a contenção periférica) por meros 200 Euros/m², eu acho que por 200 Euros/m² constrói-se uma varanda, um alpendre, não uma garagem em cave, eu próprio já fiz alguns orçamentos onde acho possível construir por 350 Euros/m², isto no mínimo. Nas diversas consultas que faço nos empreiteiros, todos me dizem o mesmo, não se constrói uma garagem em cave ou à superfície, por 200 Euros/m², portanto, solicitando aqui opiniões de colegas que talvez eles expliquem, como é que tal é regra quase geral em muitos relatório de avaliação? Porque se a garagem for grande, o impacto no valor da avaliação é brutal. E eu não trago para aqui a guerra de economistas poderem fazer o trabalho de arquitetos e engenheiros, porque acho que a profissão de Perito Avaliador, enriquece com o alargar de especialistas...mas de facto é tão errado avaliar por baixo, como por cima do valor de mercado, por isso é que alguns clientes, dizem e com razão "os avaliadores fazem tudo muito barato" e coloca-se em causa a independência dos avaliadores, que devem avaliar por um método exclusivamente resultante do cálculo e não por impressões que se baseiam no "eu acho que" ou "isto deve valer"!

 

Resumidamente, acham possível construir uma garagem em cave por 200 Euros/m², ou por este preço apenas um palheiro?

Share this post


Link to post
Share on other sites



Epá. a pergunta não é dificil, mas é sempre subjéctiva.. depende de muitos factores...

....Por exemplo, depende da garagem, se esta for num prédio multifamilar, pode ser possível ( também dependerá dos equipamentos  necessários instalar... ( desenfumagens, SADI, detecção CO, ventilação forçada, etc...) .

O factor de escala é sempore importante de considerar... como é obvio.

Numa habitação unifamiliar, duvido que o seja por menos de 280€ ( Valores sem IVA). Vá que seja equacionado o custo de 320€/m2 + IVA.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now


×