Jump to content
Arquitectura.pt


XXXXX

Lanco a discussão, preços m² de construção/venda?

Recommended Posts

Boa Tarde

Com alguma indignação, tenho vindo a assistir a relatórios de avaliação de Peritos Avaliadores, dos quais eu faço parte, elaborados por economistas, arquitetos, engenheiros e outras especialistas, que reiteradamente acham possível, construir (preço de custo) garagens com três metros de altura, algumas em cave (tem que ter em consideração os custos com o desaterro e a contenção periférica) por meros 200 Euros/m², eu acho que por 200 Euros/m² constrói-se uma varanda, um alpendre, não uma garagem em cave, eu próprio já fiz alguns orçamentos onde acho possível construir por 350 Euros/m², isto no mínimo. Nas diversas consultas que faço nos empreiteiros, todos me dizem o mesmo, não se constrói uma garagem em cave ou à superfície, por 200 Euros/m², portanto, solicitando aqui opiniões de colegas que talvez eles expliquem, como é que tal é regra quase geral em muitos relatório de avaliação? Porque se a garagem for grande, o impacto no valor da avaliação é brutal. E eu não trago para aqui a guerra de economistas poderem fazer o trabalho de arquitetos e engenheiros, porque acho que a profissão de Perito Avaliador, enriquece com o alargar de especialistas...mas de facto é tão errado avaliar por baixo, como por cima do valor de mercado, por isso é que alguns clientes, dizem e com razão "os avaliadores fazem tudo muito barato" e coloca-se em causa a independência dos avaliadores, que devem avaliar por um método exclusivamente resultante do cálculo e não por impressões que se baseiam no "eu acho que" ou "isto deve valer"!

 

Resumidamente, acham possível construir uma garagem em cave por 200 Euros/m², ou por este preço apenas um palheiro?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Epá. a pergunta não é dificil, mas é sempre subjéctiva.. depende de muitos factores...

....Por exemplo, depende da garagem, se esta for num prédio multifamilar, pode ser possível ( também dependerá dos equipamentos  necessários instalar... ( desenfumagens, SADI, detecção CO, ventilação forçada, etc...) .

O factor de escala é sempore importante de considerar... como é obvio.

Numa habitação unifamiliar, duvido que o seja por menos de 280€ ( Valores sem IVA). Vá que seja equacionado o custo de 320€/m2 + IVA.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.