Jump to content
Arquitectura.pt

FranciscoCanha

Criação de Portfólio - Termos e direitos de utilização de imagens

Recommended Posts

Bom dia,

Estou a elaborar o meu Portfólio Online, e gostaria de retirar as seguintes dúvidas:

Que direitos tenho sobre as imagens, a publicar, dos projectos que participei?

É necessário autorização da entidade patronal? Ou se colocar a info completa (em que atelier foi projectado, qual a minha participação, etc) tenho direito em publicar?

Agradeço a vossa ajuda.

Muito Obrigado, Francisco

Não te preocupes com a originalidade, faz uma coisas em forma de cubo, duas ou três cores, janelas amplas, palas saídas por cima das janelas, seja a sul ou a norte (o que é que importa?), se for demasiado branco passas por intelectualoide, portanto tem cuidado... mas o que deves definitivamente fazer é o chamada "casa sobre o precipício" ou "casa sobre uma pendente", (case study) metes assim uma varanda saída, ou metade da casa projectada sobre um pendente, ou enfiada numa pendente... e esta façanha (por mais estúpida que seja) garante-te logo o prémio dos paços do concelho lá do local. Importa que as casas que fazes, tenham um orçamento chorudo, ninguém premeia casas de 1/10 de milhão de euros... tudo casas de 1/4 de milhão para cima são os alvos dos prémios atribuídos de forma justa e equitativa por todo o País, porquê? PORQUE SIMPLESMENTE CONSTRUIR com 100000 Euros é o mesmo que construir para 250000 Euros, não há distinção, portanto premeia-se os que tem mais recursos económicos de forma a distribuir justa e equitativa os louros pelos... melhores?  Não, não são os que tem mais recursos, SÃO OS MELHORES!

Erros comuns a evitar... vejamos este mau exemplo:

Ana_Simões.thumb.jpg.05c087a00352d7dc03

Ponto 1 - A cor, além de monótona, atesta alguma falta de imaginação, falta ali uns ornamentos em pedra, uns fenólicos pendurados nas paredes, umas pérgolas, ou as já citadas PALAS! Adiante, este é um exemplo do que não deve FAZER...chaminés na fachada, não me diga que o tipo quer colocar a salamandra junta à janela? Um pouco ridículo não? Ver entrecortado o crepitar da lenha... bucólico e poético? (Sei lá!)

Ponto 2 - As janelas e portas exteriores não tem cantarias? Ridículo não? Todas as janelas tem que ter cantarias, além de ficar mais caro existe uma razão funcional para isso, que eu agora não me recordo (?) Qualquer coisa a ver com a humidade, dizem-me aqui pelas costas...

Ponto 3 - O logradouro é para pavimentar, nada de relvas, piscinas, putos a brincar, cães a dejetar... o logradouro DEVE SER PAVIMENTADO, para servir como recondutor das águas, não cair no erro de crer que o chão deve absorver a água da chuva... ou que simplesmente um terreno com manta herbácea numa pendente evita a erosão... isto são tretas de Arquiteto, para as quais o CLIENTE está-se a marimbar... mais uma vez, um exemplo do que NAÕ SE DEVE FAZER! (ir nas tretas do Arquiteto). Nem pensem em grelhas de enrelvamento, TODOS TEMOS QUE USAR PAVE! (EXEMPLO DO QUE SE DEVE FAZER)

Ponto 4 - Não tem telhado? Tem, mas está escondido, assim como o AC  e o paínel solar... mais um exemplo do que NÃO se DEVE FAZER! O AR CONDICIONADO É PARA OSTENTAR com ORGULHO na fachada assim como o Painel Solar, fica feio, não importa, o AC deve ser utilizado em todo o exemplo indiferente ao contexto, tipologia, escritórios ou habitação, a malta que vende AC tem que ganhar a vida e o marketing faz o seu papel... Quanto ao papel do Painel solar, bem... as pessoas ainda hesitam em colocá-lo, tentando contrariar a lei, numa de isso foi nos imposto, portanto deve ser mau sinal... tem toda a razão ( o senso comum vence novamente) e já correm boatos que é possível apanhar  a doença do legionário pela sistemas de Painel Solar!

PONTO 5 - Zonas cobertas no nosso clima, devem ser colocadas a NORTE, INVARIAVELMENTE, exemplo do que não se deve fazer é colocar terraços cobertos a sul, como é este o caso no render, existe um livro "arquitectura e clima" do victor olgay, que deveria ter sido banido do mercado, pois ensina que as árvores devem ser colocadas a Ponte ou Nascente para projectarem sombra sobre as partes mais quentes da envolvente do edifício, NADA MAIS RIDÍCULO, as árvores devem ser DISTRIBUÍDAS CASUISTICAMENTE pelo espaços sem preocupações de sombra, funcionalidade, etc.

PONTO 6 - ESTE É UM PÉSSIMO EXEMPLO, de qualquer coisa que não se encaixa em nada e portanto a IGNORAR como sinónimo de qualidade.

TUDO ISTO PARA DIZER, QUE TENHO A TOTALIDADE DOS DIREITOS DE AUTOR DESTE TRABALHO, PORTANTO, TOTAL DIREITO DE ENCONTRAR FALHAS, APONTÁ-LAS IRONICAMENTE OU NÃO... E PARTILHAR UMA OPINIÃO... SÓ SE DEVE MOSTRAR A PARTE DO TRABALHO EM QUE PARTICIPAMOS, EXPLICANDO:

1. Não colocar renders que não foram elaborados por nós...

2. Não colocar plantas de projetos em que não participamos...

3. Informar com rigor no portfólio (eu tenho uma nota de autor), que trabalhos foram em colaboração e aqueles que foram integralmente feitos por nós.

Edited by XXXXX