FranciscoRocha

Estimativa De Custo De Obra Interior (Loja Em Centro Comercial)

6 posts in this topic

Boa tarde a todos,

Estou a iniciar um projecto para uma cafetaria e um espaço lúdico em duas lojas de um centro comercial, ao início surgiram algumas dúvidas.

Como poderei elaborar uma estimativa de custos da obra para apresentar com o Estudo Prévio, existe alguma tabela de referência de valores?

Obrigado,

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde Bruno,

O cliente pediu-me um valor aproximado da obra, para que pudesse ter uma ideia do custo da mesma.
Uma das lojas está em tosco e a outra tem uma serie de demolições que serão necessárias fazer.

Há algum valor de referência de custo médio por m2, alguma tabela, ou outra formula de cálculo.

Refiro-me a uma estimativa, não a um orçamento detalhado que seria feito posteriormente pelo empreiteiro ou construtora.


Obrigado,

Share this post


Link to post
Share on other sites

No meu ponto de vista não faz sentido falar de custos de obras sem projecto de arquitetura feito, ainda por mais trata-se de remodelações que envolvem demolições... 

Faria mais sentido para obra nova dar um valor por custo ao metro quadrado, a partir das referências que normalmente se aplicam.

 

Bem feito seria através de uma pequena analise de mercado, mas isso só se mete nisto quem consegue "mexer" com as variáveis, e como me diz que é num centro comercial seria algo assim:

 

1)Vai a lojas similares no mesmo centro comercial (por hipótese, até noutros centros comerciais na mesma zona) de preferencia alvos de remodelações (se forem obras similares melhor) e pergunta quanto custou a obra.

Provavelmente será a parte mais complicada de realizar, terá de falar com donos da loja, responsáveis, basicamente quem pagou a obra.

2)Recolhe 6 a 8 amostras, quantas mais melhor.

3)Divide o valor da obra pelos metros quadrados de área util das respectivas amostras. Calcula uma média.

4)Tem um valor médio de construção por metro quadrado

5)Aplica na área das lojas em questão

6)Apresenta o valor e ressalva que com base no praticado no centro comercial para obras similares, a obra custará tanto.

 

Claro que se o obra contemplar colocar um chão de mármore de Estremoz, provavelmente isto tudo que aqui esta para cima não vale de nada!

 

ATENÇÃO: este método, que é com base nos métodos de avaliação imobiliária, tem mais variáveis a ter em conta, nomeadamente um ponderável de homogeneização das amostras recolhidas. Por isso não o tome, por sí só como expliquei, por um método correcto. É apenas um guide-line da metodologia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

E essa estimativa inclui equipamentos de iluminação, mobiliário e outros equipamentos ( i.e. balcoes frigorificos, cozinha industrial, etc...)

 

Isso é uma pergunta dificil, tanto podes fazer uma obra a 200€/m2, como a 2000€/m2. Sem um programa funcional, requisitos tecnicos e condições do local da empreitada é dificil  dar-te uma resposta.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now