Jump to content
Arquitectura.pt


Viana Do Castelo | Hotel Do Chocolate | Desconhecido


JVS

Recommended Posts

Obras de hotel dedicado ao chocolate arrancam em 2013 na antiga fábrica Avianense

As obras de recuperação e reconversão da antiga fábrica de chocolates Avianense num hotel temático, com centro interpretativo dedicado ao chocolate , devem arrancar no início do próximo ano em Viana do Castelo. O investimento ronda o milhão de euros. O projecto tem um prazo de execução de cerca de dois anos e inclui a criação de um restaurante, com capacidade para acolher 50 pessoas, bem como a construção de dois novos arruamentos na cidade. O processo de licenciamento já recebeu "luz verde" da câmara municipal e o projecto acaba de ver aprovada a sua candidatura ao sistema de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Além dos fundos comunitários, o projecto beneficiará ainda da isenção de taxas com que o município contempla a instalação de novos empreendimentos turísticos no concelho, medida incluída num pacote de incentivo ao investimento e criação de emprego lançado no ano passado que se prolongará por 2013.

Para a Câmara de Viana do Castelo, o "hotel do chocolate" culmina a vontade do executivo de promover a "refuncionalização” da antiga fábrica, além de servir o propósito de revitalização do centro histórico e de “contribuir para a preservação da memória histórica, comercial e industrial da cidade”.

A recuperação da antiga fábrica de chocolates da cidade - fundada há quase um século, mas abandonada desde 2004, quando foi declarada falida pelo Tribunal de Viana - vem ao encontro da política de regeneração urbana do município. O empreendimento integra o projecto-piloto Fazer Acontecer a Regeneração Urbana, desenvolvido pelo município em parceria com a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) e a Associação Empresarial de Viana do Castelo.

Numa primeira fase, este projecto-piloto desafiou 30 alunos da Escola Superior Gallécia, instalada em Vila Nova de Cerveira, a apresentarem propostas de regeneração de três de zonas urbanas de Viana, entre elas a da envolvente da antiga fábrica de chocolate. O projecto Doce Viana, centrado na antiga Avianense, foi um dos premiados. Agora segue-se o concurso público internacional, já aprovado pela autarquia, que vai seleccionar ideias inovadoras para a regeneração do centro histórico.

O conceito desenvolvido pelo grupo promotor, cujo capital é detido maioritariamente por agentes locais, é, segundo o presidente da câmara, "muito importante". O autarca socialista José Maria Costa acredita que ele será "gerador de novas actividades culturais e de outro tipo de dinamismo no centro histórico, que pode vir a induzir novos investimentos”.

Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense fechou em 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores. Em causa estavam dívidas de 2,155 milhões de euros. O Estado era o maior credor da fábrica, reclamando uma dívida de 1,142 milhões de euros respeitantes a IRS, IVA e contribuições para Segurança Social. A marca Avianense, os equipamentos e a frota da empresa foram arrematados por cerca de 150 mil euros por um empresário que, em Agosto de 2005, retomou o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos, aproveitando as instalações de uma fábrica de confecções, da qual também era proprietário.

O Imperador, um bombom feito com uma amêndoa torrada nacional e chocolate de leite, é o ex-líbris da marca e o produto mais vendido. @Publico

 

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1569751

 

 

 

20-04-2012 17:17 | Norte
Fonte: Agência Lusa
Viana: Antiga fábrica Avianense poderá receber hotel com 18 quartos dedicado ao chocolate
 
Viana do Castelo, 20 abr (Lusa) - A antiga fábrica de chocolates Avianense, fundada em Viana do Castelo há quase um século, mas entretanto abandonada, poderá ser transformada num hotel de 18 quartos com centro interpretativo do chocolate.
 
O anúncio foi feito hoje à Lusa por fonte da Câmara de Viana do Castelo, confirmando que o processo de licenciamento do empreendimento deu entrada nos serviços da autarquia a 17 de abril.
 
O objetivo dos promotores consiste na instalação, na antiga fábrica, de uma unidade hoteleira, com restaurante e um Centro Interpretativo do Chocolate, através de um investimento de um milhão de euros.
 
Segundo a fonte, o conceito da proposta apresentada pelos promotores - que já adquiriram o edifício - para licenciamento municipal assenta num "hotel temático do chocolate" e o licenciamento aguarda apenas "parecer de entidades externas".
 
Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida, pelo Tribunal Judicial de Viana do Castelo, a 24 de setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores.
 
Em causa estavam dívidas avaliadas em 2,155 milhões de euros e só o Estado era o maior credor da fábrica, reclamando uma dívida de 1,142 milhões de euros respeitantes ao IRS, IVA e à Segurança Social.
 
A marca Avianense, bem como os equipamentos e a frota da empresa, foram arrematados, por cerca de 150 mil euros, por um empresário que em agosto de 2005 retomou o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos, aproveitando as instalações de uma fábrica de confeções, também sua propriedade.
 
O "Imperador", um bombom feito com uma amêndoa torrada nacional e chocolate de leite, é o grande ex-libris da marca e o produto, ainda hoje, mais vendido.
 
A reconversão da antiga fábrica de chocolates para unidade hoteleira é uma solução apoiada pela autarquia e, garantiu fonte municipal à Lusa, representa o "culminar de uma vontade do executivo quando à refuncionalização" daquela antiga unidade, além de servir o propósito de revitalização do centro histórico e de "contribuir para a preservação da memória histórica, comercial e industrial da cidade".
 
PYJ.
Lusa/fim

 

http://www.portocanal.pt/ler_noticia/16510/

 

 

 

Antiga fabrica de chocolates Avianense vai dar lugar a um hotel temático com restaurante e Centro Interpretativo do Chocolate
Viana do Castelo vai ter um "hotel do chocolate"
 
11/12/2012 | 12:36 | Dinheiro Vivo
A antiga fábrica de chocolates Avianense, fundada em Viana do Castelo há quase um século, mas entretanto abandonada, vai ser transformada, em 2013, num hotel com 18 quartos e centro interpretativo dedicado ao chocolate.
O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, confirmando a intenção dos promotores em avançar com a obra já em 2013.
"Foi essa a garantia que nos transmitiram. Inclusive já garantiram apoio de fundos comunitários na área do Turismo", explicou o autarca à agência Lusa.
O processo de licenciamento do empreendimento deu entrada nos serviços da autarquia a 17 de abril de 2012 e também já foi aprovado.
O objetivo dos promotores consiste na instalação, na antiga fábrica, de uma unidade hoteleira, com restaurante e um Centro Interpretativo do Chocolate, através de um investimento de um milhão de euros.
Segundo a autarquia, o conceito da proposta apresentada pelos promotores - que já adquiriram o edifício - assenta num "hotel temático do chocolate".
"Será também uma obra muito importante para a reabilitação daquela zona da cidade e insere-se no projeto de regeneração urbana que temos em curso", sublinhou José Maria Costa.
Além do alojamento, com 18 quartos, o empreendimento vai conservar a histórica fachada do edifício principal e terá ainda uma área de restauração com capacidade para 50 pessoas.
Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida, pelo Tribunal de Viana do Castelo, a 24 de setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores.
 

 

http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO079639.html

 

 

 

18 quartos e um centro interpretativo dedicado ao chocolate. É no que a antiga fábrica de chocolates Avianense, fundada em Viana do Castelo há quase um século, mas entretanto abandonada, vai ser transformada, em 2013.
 
A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa. Os promotores vão avançar com o projecto em 2013.
 
O processo de licenciamento do empreendimento deu entrada nos serviços da autarquia a 17 de Abril de 2012 e também já foi aprovado. O investimento ronda um milhão de euros.
 
Além do alojamento, com 18 quartos, o empreendimento vai conservar a histórica fachada do edifício principal e terá ainda uma área de restauração com capacidade para 50 pessoas.
 
Fundada em 1914, a fábrica de chocolates Avianense foi declarada falida, pelo Tribunal de Viana do Castelo, a 24 de Setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores.

 

http://www.verportugal.net/Viana-Do-Castelo/Viana-Do-Castelo/Noticias/Antiga-fabrica-de-chocolates-Avianense-transforma-se-em-hotel=005683

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.