Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Pombal | Casa Arte Nova | Ernesto Korrodi

Recommended Posts

Pombal – Governo classifica “Casa Arte Nova” como “Monumento de Interesse Público”
 
Projecto é do arquitecto suíço Ernesto Korrodi
 
 
Pombal 97 fm / Arquitectura – A denominada “Casa Arte Nova”, em Pombal, encontra-se entre os 40 edifícios e conjuntos arquitectónicos de todo o País, classificados pela Secretaria de Estado da Cultura como monumentos de interesse público, segundo portarias publicadas no último dia de 2012, no “Diário da República”.
Implantada na malha urbana de Pombal, a “Casa Arte Nova” foi edificada na década de 30 do século XX, sob projecto do arquitecto suíço Ernesto Korrodi, chegado a Portugal em 1889 e fixando residência em Leiria, a partir de 1894.
 
“Entre os muitos projectos definidos por Korrodi, ou pelo seu atelier, deverá encontrar-se o imóvel de Pombal, cujas características ‘Arte Nova’ denunciam a proximidade com outras obras do arquitecto, apesar de não constar do inventário recentemente efectuado por Lucília Verdelho da Costa”, lê-se numa nota do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológica (IGESPAR).
 
“Em última análise, e no contexto urbano de Pombal, este imóvel impõe-se nas artérias em que se insere, destacando-se pelas fachadas de grande cenografia”, conta Rosário Carvalho, da Direcção-Geral do Património, referindo que “esta casa de habitação, de planta rectangular, desenvolve-se num volume compacto, cujas fachadas se abrem para a Rua Almirante Reis, no caso da principal, para a Rua Capitão Tavares Dias, a lateral, e para um jardim de dimensão reduzida, a posterior”.
 
“Todas são revestidas, até ao segundo andar, por azulejos rectangulares verdes, e percorridas por um friso de azulejos, junto à cimalha, que no caso do alçado Este dá início à empena”, adianta Rosário Carvalho, explicando que “na fachada principal, de dois andares, abrem-se quatro portas, a que correspondem, no piso superior, duas janelas de sacada nas extremidades e, ao centro, um conjunto de três janelas salientes e fechadas, formando uma espécie de balcão, de linhas rectas e de tendência mais geometrizante, apoiado sobre mísulas”.
 
O padrão linear e vegetalista deste friso é idêntico ao que Ernesto Korrodi aplicou na reconstrução de um prédio de rendimento na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, segundo a mesma nota.

 

http://pombal97.com/index.php?lang=pt&post=2625

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.