Jump to content
Arquitectura.pt


[Ajuda] Trabalho na Baixa/Chiado


Cosa_Nostra

Recommended Posts

Boas pessoal. Ando no 1º ano de arquitectura na universidade lusiada d lx e tenho k entregar um trabalho esta semana e necessitava de algumas ideias vossas! trata-se do tema 0 e temos como objectivos o entendimento das relaçoes entre luz/sombra e entre cheio/vazio de um percurso formado por 2 ruas (Rua Garrett e Rua do Carmo). Para isso temos k eleborar registos de leitura espacial, nao figurativos e sustentados nas relaçoes de proporção do espaço (plantas, cortes esquemáticos e diagramas). Tods os desenhos k fiz foram apartir da esquina das duas ruas! Em vez de desenhar com detalhe os edificios apenas faço paralelipipedos para os representar. K mais devo fazer?

Link to comment
Share on other sites

Tenta abstrair-te da figuracao do espaço, isto é, representa-o no abstracto. Vê as relações entre as larguras das ruas por exemplo, o paralelismo existente entre elas, as mais 'povoadas', os cheiros nelas existentes, e o barulho... Eu no meu trabalho fiz uma maquete muito basica e abstracta, usando a cor para destacar espaços, e caracteriza-los conforme aquilo que acho deles.

Link to comment
Share on other sites

O meu propósito é ajudar e não baralhar... a ver... Este tipo de trabalhos de procura conceptual abstracta por vezes leva-nos a correr o risco de nos perdermos por entre os nossos pensamentos. Primeiro penso que deves ter sempre presentes os objectivos do exercício e analisar o objecto/local e o programa com a cabeça e com o coração. Parece conversa fiada... ok... O que quero dizer é: Neste tipo de trabalhos deves-te deixar levar pelo que sentes com atenção para não te perderes no caminho. Sugestões: - analisa a planta e preenche-a enchendo os cheios e depois enchendo os vazios - pode não dar em nada mas podes encontrar formas e relações escondidas à partida - fotografa e desenha o local quase exaustivamente e com entrega sentindo o espaço - regista as diferentes fases do dia - trabalha sobre estes registos - acentua - inverte - altera - subverte o espaço - trabalha-o até ele se tornar tu - utiliza todos os sentidos e interliga-os - relaciona o cheio/vazio com o som/silêncio - risca LIVRE - faz uma maqueta que abstracta represente aquilo que encontrares ou o que procuras... se não concluires nada - o que não é forçoso - nestes exercícios a procura é o mais importante - os resultados também o são mas as tuas conclusões não são eternas - as tuas procuras são marcantes... - ... sei lá... espero que te tenha ajudado... BOA SORTE!!!

Link to comment
Share on other sites

Todos os anos é diferente... há algumas coisas em comum, mas são sempre edificios diferentes ou something like. Mas apesar de tudo, estou bem entusiasmada para o meu.

Link to comment
Share on other sites

Como para qualquer projecto. Bem, se precisares de algum tipo de ajuda, já sabes, apita. Até porque estou na mm faculdade que tu e é sempre mais fácil na comunicação se assim for preciso.

Link to comment
Share on other sites

Boas, tb ando na Lusíada no 1ºano e ando de volta desse Tema 1 tb! Acho que o Siza resolveu bem aquele problema daquele beco, isto porque estive a ver plantas dele e esboços que ele fez em relação áquele local e não referia aquela parede a dividir o espaço, pois aquilo era para continuar e dar acesso á igreja lá no alto ao pé do elevador...assim resolveu deixar aquele espaço como está e desta forma partir-nos a cabeça com o que pretendia:x :p A propósito Anamatias gostei muito do teu site e tb gosto muito de fotografia, tenho de juntar tb o meu portfolio embora ainda seja diminuto. Cosa_Nostra tb estou no 1º ano em pós laboral.

Link to comment
Share on other sites

Ola BMS. De momento tou a fazer uma maquete do espaço. Onde é que conseguiste arranjar os esboços do beco? Dava-me jeito ver alguns esboços que o Siza fez sobre a reconstruçao desse beco! Abraços [[[]]


Vi em livros na Fnac, autobiografias e obras dele, qualquer livro dele em principio tem lá isso, mas os esboços que encontrei não são para a situação actual em que se encontra agora o espaço.
Link to comment
Share on other sites

Portanto, tenho que entregar o trabalho na segunda-feira. So far so good. Tou a acabar de fazer uma maquete em k-line (sujestao da ana matias) =) e hoje tou a fazer umas fotomontagens para o professor ver amanha! Tou uma beka nervoso porque este é o meu 1º trabalho como aluno universitário lolol.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.