Jump to content
Arquitectura.pt


Jorge Miguel Carvalho

Dúvidas Sobre Noções De Espaços Em Edificios

Recommended Posts

Olá a todos, primeiro gostaria de salientar que não sou arquitecto, a minha dúvida prende-se em saber o que se considera uma cave e um piso de um prédio. Ora bem, o Titulo Constitutivo de Propriedade Horizontal do prédio onde vivo, define que o prédio é constituido por 6 pisos, Cave, R/c, e 4 pisos superiores. A Cave está destinada ao estacionamento de viaturas de 3 moradores, e é aqui que reside o problema. Na planta do prédio, o piso da cave é constuido por 2 áreas, uma parte fechada ( garagem ) e à sua frente uma parte aberta sem paredes ( vazado ) onde no limite do terreno ( lote ) estão 3 pilares que sustentam parte da estrutura. Nesta parte aberta por cima fica a lage que serve de chão ao R/c e no chão do vazado existe pavimento impermeavél. A minha pergunta é, o que se considera cave, a garagem e o vazado, ou apenas a garagem. Não tenho fotos, mas se ajudar posso tirar. Isto tudo porque os meus vizinhos que não tem estacionamento, afirmam que a cave é só a parte fechada. Eu digo que se a cave fosse só a garagem, o vazado não vinha representado na planta da cave. Agradeço opiniões. Abraço.

Share this post


Link to post
Share on other sites

A definição de cave depende de cada autarquia. Tens que ver no regulamento do PDM da tua autarquia, normalmente disponibilizado online e ainda se existe algum Regulamento Municipal de Urbanização e Edificação (RMUE) com essa definição. Isso é algo que não é ambíguo. Por exemplo na Maia a definição é a seguinte: "Cave: piso total ou parcialmente enterrado, abaixo da cota da soleira;" Tudo varia em função da posição da rua e da cota de entrada no edifício. Quanto à opinião do nunomiguelneto eu acho que há uma pequena confusão, pois sub-cave fica abaixo do piso da cave, o que não se aplica na situação em questão. A cave pode ser até aberta para uma cota de terreno inferior à rua, mas desde que a cota desse piso (pavimento) seja inferior à cota de soleira, todo o piso, aberto ou não,e  independentemente se é habitável, garagem ou não, será considerado CAVE. Relativamente às definições das finanças, o termo cave é bem explicito nas instruções de preenchimento do modelo 1 do IMI, que é fácil encontrares na net em PDF.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.