Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Ourique | Empreendimento Turístico Quinta Da Arrábida | Francisco Serdoura

Recommended Posts

A construção do empreendimento turístico Quinta da Arrábida, no concelho de Ourique, deverá arrancar em 2013, num investimento de 244 milhões de euros, que inclui cinco aldeamentos, dois hotéis e três campos e uma academia de golfe.

O plano de pormenor do empreendimento está em discussão pública até quarta-feira e até ao final deste mês será submetido à aprovação da Câmara e da Assembleia Municipal de Ourique, disse à Lusa o presidente do município, Pedro do Carmo.

Após ser aprovado pelos órgãos municipais, o plano será publicado em “Diário da República” e, depois, segue-se a execução dos planos de infraestruturas e alguns de arquitetura, disse o coordenador do projeto, o arquiteto Francisco Serdoura.

Segundo o plano de execução, disse, a construção do empreendimento, numa área de quase 505 hectares que abrange as herdades do Monte Torrejão e da Quinta da Arrábida, na envolvente da albufeira da barragem do Monte da Rocha, na freguesia de Panóias, deverá arrancar em 2013 e prolongar-se por cinco fases até 2021.

O empreendimento, que poderá criar “entre 150 e 200 postos de trabalho” diretos, estimou Francisco Serdoura, será constituído por um aldeamento turístico isolado e um conjunto turístico.

O aldeamento turístico isolado terá 12 moradias distribuídas por dois núcleos, restaurante, zonas para recreio, lazer e serviços e espaços verdes e equipamentos de uso comum, como uma piscina e campos de jogos.

O conjunto turístico terá quatro aldeamentos turísticos, num total de 720 unidades de alojamento (603 apartamentos e 117 moradias isoladas e em banda) e dois hotéis, um de cinco estrelas com 150 quartos e outro de, no mínimo, quatro estrelas com 125 quartos.

Um clube, uma academia e três campos de golfe, num total de 36 buracos, um centro náutico, um heliporto, campos de jogos, piscinas, balneários, parques infantis e espaços verdes de uso comum são outros dos equipamentos do conjunto turístico.

Os três campos de golfe foram desenhados pela “Faldo Design”, a empresa do golfista inglês Nick Faldo, sendo que um será de campeonato e terá 18 buracos e os outros dois, um executivo e outro de treino, terão nove buracos cada.

O conjunto turístico terá ainda um espaço para um empreendimento de turismo no espaço rural, ou seja, um estabelecimento para prestar serviços de alojamento a turistas e com estruturas, equipamentos e serviços complementares para oferecer “um produto turístico completo e diversificado no espaço rural”, como uma casa de campo.

Segundo Pedro do Carmo, o empreendimento Quinta da Arrábida, considerado um projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN), “é vital para o desenvolvimento sustentado do concelho de Ourique”, porque vai permitir “fixar e atrair pessoas e criar emprego e riqueza”.

Por outro lado, frisou, o empreendimento, através da componente de golfe, poderá colocar o Baixo Alentejo e, em particular, o concelho de Ourique no circuito internacional do golfe, incluindo o profissional.


Fonte: http://da.ambaal.pt/noticias/?id=524



Plano de Pormenor da Quinta da Arrábida – Monte da Rocha em Discussão Pública

A Câmara Municipal de Ourique promove nos próximos dias 11 e 15 de Julho, às 18 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Ourique duas sessões públicas de esclarecimento sobre o Plano de Pormenor da Quinta da Arrábida – Monte da Rocha, inseridas no período de discussão a realizar até ao dia 20 de Julho.

O processo de discussão pública plano de pormenor da Quinta da Arrábida – Monte da Rocha diz respeito à execução de um projecto de turismo de enorme importância para o concelho de Ourique e para a região e que conclui um longo procedimento legal entretanto finalizado com a realização da reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Ourique no final do mês de Julho.

Este projecto, a par com outros da mesma natureza, vem ao encontro do esforço e do empenho da autarquia na atracção de investimentos privados dinamizadores da criação de emprego e da geração de riqueza para o concelho.


Fonte: http://www.cm-ourique.pt/noticias/detail/id/410/



Complexo de 244 milhões de euros no concelho de Ourique deverá arrancar em 2013

A construção do empreendimento turístico Quinta da Arrábida, no concelho alentejano de Ourique, deverá arrancar em 2013, num investimento de 244 milhões de euros, que inclui cinco aldeamentos, dois hotéis e três campos e uma academia de golfe.

O plano de pormenor do empreendimento está em discussão pública até quarta-feira e até ao final deste mês será submetido à aprovação da Câmara e da Assembleia Municipal de Ourique, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, Pedro do Carmo.

Após ser aprovado pelos órgãos municipais, o plano será publicado em Diário da República e, depois, segue-se a execução dos planos de infraestruturas e alguns de arquitetura, disse à Lusa o coordenador do projeto, o arquiteto Francisco Serdoura.


Fonte: http://www0.rtp.pt/noticias/index.ph...&visual=3&tm=6

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.