Jump to content
Arquitectura.pt


Lisboa | Novo Campus Da Universidade Nova | Alberto Souza Oliveira


JVS

Recommended Posts

Campus Universitário de Campolide - UNL Universidade Nova de Lisboa. Em co-autoria com o Arq. Júlio Torres de Saint-Maurice. Plano que enquadra todo o Campus Universitário de Campolide, respondendo a novas acessibilidades e à localização de dois equipamentos principais: a nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a nova Faculdade de Direito.


http://www.souzaoliveira.pt/projectos.php?s=634&p=157&rp=316



Novo PDM de Lisboa permitirá mais habitação na área agora ocupada pela Universidade Nova
2 de Novembro de 2010 às 15:46:18 por Lusa

O novo Plano Director Municipal (PDM) de Lisboa vai permitir construir mais habitação do que actualmente na área ocupada pela Universidade Nova na Avenida de Berna e que deverá ficar completamente livre até 2013.

De acordo com os mapas propostos para a classificação do espaço urbano no novo PDM, a área onde está instalada a Faculdade de Ciências Humanas deixa de ser de “Equipamentos e Serviços”, que tinha como limite para ‘outros serviços’ (possível habitação) uma ocupação de 20 por cento, para passar a ser qualificada no campo das ‘Áreas a Consolidar’ como “Espaços Centrais e Residenciais’.

De acordo com o mapa de classificação de espaço urbano a que a Lusa teve acesso, a área que a Universidade Nova libertará por completo até 2013 é considerada “com elevada acessibilidade por transporte público”, uma zona para a qual o novo PDM defende “um modelo compacto de ocupação do território e a localização de funções urbanas de maior centralidade”.

A saída da Avenida de Berna das instalações da Universidade Nova que ainda ali permanecem foi revelada à agência Lusa este fim de semana pelo reitor daquela instituição de ensino superior.

Numa entrevista à Lusa na véspera do 37º aniversário da Universidade Nova, António Rendas avançou ainda que este era um projecto antigo e que as negociações deverão ser fechadas no final do ano e a mudança concluída em 2013.



http://www.construir.pt/2010/11/02/n...ersidade-nova/



Universidade Nova de Lisboa com novo campus em 2013
Em 2013, a Universidade Nova de Lisboa espera ter o campus de Campolide mais composto. Além da reitoria, dos serviços de acção social, da residência de estudantes e das faculdades de Direito, Economia, Estatística e Gestão de Informação, o espaço vai acolher a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), que actualmente está na Avenida de Berna. Hoje a Nova faz 37 anos, num período que o reitor António Rendas classifica ser de "grande incerteza".

"São tempos difíceis", reconhece o reitor e actual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portugueses, não só para a Nova como para todo o ensino superior. Por isso, é tempo de "separar o trigo do joio e aguçar o engenho", que é o mesmo que dizer que a Nova tem uma estratégia de crescimento e de consolidação, explica. Para já, António Rendas está satisfeito porque as negociações com a autarquia e com a Estamo, uma sociedade imobiliária de capitais públicos que gere os imóveis do Estado, estão "bem encaminhadas". No próximo ano arrancam as obras que, como se trata de uma permuta de terrenos, ficarão a custo zero. Na Avenida de Berna, a FCSH já não tinha capacidade de crescer. Com esta mudança, Rendas acredita que poderá atrair mais estudantes, nacionais e internacionais.

A estratégia da universidade para o próximo ano passa também pelo rigor na contratação e pela avaliação dos cursos actualmente oferecidos. "Estamos a olhar com muita atenção para a oferta curricular", diz António Rendas, que não prevê fechar, mas fundir algumas formações. Isso será feito até ao final do ano lectivo e em colaboração com a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, responsável pela avaliação externa dos cursos, informa. Outra preocupação da Nova, para cumprir o contrato de confiança assinado com o Governo, é o de atrair novos públicos e dar mais ênfase ao ensino a distância.

Para António Rendas, "não faz sentido" falar de uma única instituição na capital - além da Nova, a cidade acolhe a Universidade de Lisboa (UL) e a Universidade Técnica de Lisboa. "Todos sentimos a cidade de maneira diferente", começa por dizer. "Nunca tive nenhuma iniciativa de falar disso. O que tem de se discutir é que a oferta seja de qualidade. O que podemos é partilhar espaços e recursos; já o fazemos nos cursos, mas pode ser feito mais. Por que é que há tantos serviços de acção social [um por cada instituição]? O estádio universitário [da responsabilidade da UL] deveria ser gerido em conjunto", sugere. O reitor considera que cabe à tutela tomar a iniciativa de sentar os reitores lisboetas a uma mesma mesa e lançar o desafio.


Fonte: Público
02 de Novembro de 2010
Tânia Santos
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.